Propósito

Viver sem propósito é um comportamento perigoso

(Última Atualização: 7 de novembro de 2017)

O propósito de vida traz a paz interior que todos nós buscamos.

Fica muito mais fácil encontrar nosso propósito quando compreendemos e percebemos a direção correta para onde estamos indo.

Robert Bryne

O escritor observou que: “O propósito da vida é uma vida de propósito”. (“The purpose of life is a life of purpose”)

Para chegar a algum lugar, você precisa definir o seu objetivo final. Isso é essencial.

Quanto mais cedo conseguir determiná-lo, tudo vai ficando mais claro para você.

Uma vida sem propósito é uma vida que está a mercê do acaso ou de um golpe de sorte do destino.

Encontrar o caminho certo na vida é um problema existencial para todos nós, é uma questão difícil que tira o nosso sono quase que diariamente.

O que você espera da vida? Todos nós queremos sempre o melhor, a vida necessita de um sentido, de um propósito, porque viver sem ele pode se transformar em uma aventura.

Alpinista pendurada no penhasco mas tem propósito

Fiódor Dostoiévski

Uma frase de Dostoiévski, considerado um dos maiores romancistas da história – diz muito sobre o  assunto:

“O mistério da existência humana não reside apenas em permanecer vivo, mas em encontrar um sentido para viver”.

Descobrir o caminho certo para viver, só depende de nós, é algo que a gente cria.

Precisamos agir, tentar, realizar alguma coisa. Não importa se o passo que vamos dar é pequeno ou grande.

 Em algum momento da vida, você vai ter que parar de pensar e começar a agir.

Seu objetivo na vida é encontrar e realizar coisas que façam você sorrir, rir e esquecer do tempo.

Mesmo se você não tiver certeza ainda do seu propósito, vá em frente, comece a explorar e a experimentar novas possibilidades para sua vida. Desfrute dessa viagem.

É importante que você não estipule prazo para isso. Não se obrigue a encontrar o seu “porquê” e nem force a barra, pode acontecer amanhã, no próximo mês, ou mesmo no próximo ano. Mas busque por todos os meios, encontrar o seu propósito.

Viktor E. Frankl

Esse psiquiatra austríaco foi prisioneiro em Auschwitz durante o holocausto nazista. Com toda a agonia e brutalidade, o que impediu Frankl de desistir de sua luta implacável por sua vida foi o propósito!

Ele encontrou significado em sua luta, e foi isso que lhe deu o poder de avançar através de uma dor inimaginável.

Ele observou dentro do campo de concentração que as pessoas que tinham o desejo de sobreviver muito forte, eram justamente aquelas que possuíam uma capacidade maior de sobrevivência.

Esses indivíduos possuíam um propósito para justificar suas vidas naquele lugar de tanto sofrimento. Que era vontade viver.

O livro “Em busca do sentido” de Vitor E. Frankl, pode ser encontrado em PDF na própria internet.

Viktor gostava de perguntar para si próprio – “Qual o sentido da vida”?

Propósito: alpinista caindo da montanha segura por cordasDepois de ter definido seus objetivos e o que você deseja, fica mais fácil lidar com as suas dúvidas.

Fica muito mais simples manter o foco no que é importante e continuar seguindo em frente.

Somente o movimento sustentado em uma direção pode trazer resultados tangíveis.

Você não precisa de permissão para mudar alguma coisa na sua vida, nada te impede de repensar ou escolher um novo propósito, e para isso podemos usar todos os meios disponíveis para encontrar uma nova opção.

É difícil manter a motivação pessoal se a sua direção não está muito clara, sem definição.

Para alcançar grandes objetivos, você precisa de tempo,

É necessário foco e persistência durante o período que levar o seu plano para ser executado, é importante que você não saia do seu curso.

 Definir sua direção o mais cedo possível é uma decisão importante na vida, mas poucas pessoas percebem isso.

Viver com propósito significa que você vive intencionalmente.

Napoleon Hill autor do livro “Como fazer amigos e influenciar pessoas” disse algo assim:

“Há uma qualidade que se deve possuir para vencer, e essa é a definição do propósito: o conhecimento do que se deseja e um ardente desejo de possuí-lo.

A fim de obter o que você quer, você tem que escolher uma direção e avançar, melhorando suas metas constantemente ao longo desse período de tempo.

Pessoas que fizeram mudanças verdadeiras em suas vidas e conseguiram atingir metas difíceis não são mais fortes, mais inteligentes ou corajosas do que você.

Leia agora
Frases Motivacionais: A motivação não dura? Nem o banho!

A única diferença é que elas decidiram agir na busca de seus sonhos.

Um forte sentido de propósito alimenta a motivação pessoal para alcançar e realizar os seus desejos.

Pessoas bem sucedidas têm um sentido definido de direção. São aquelas pessoas que desde criança sonham em ser médico, cantor, artista, e que persistem até conseguir realizar esse desejo.

Essas pessoas têm uma clara compreensão do que o sucesso significa para elas.

Tudo que fazem é consistente com seus objetivos. Elas olham para frente e decidem onde querem estar. Suas ações diárias ajudam-nas a se aproximar de sua visão.

Quando você encontrar o seu porquê, você será mais cuidadoso e seletivo em suas ações diárias. Você vai perceber isso quando encontrar o seu propósito

Propósito: Homem equilibrando no alto da montanha

Margie Warrell

A escritora escreve em seu livro: Brave: 50 Everyday Acts of Courage to Thrive in Work, ainda não editado no Brasil, algumas frases que nos levam a refletir.

“Conhecer o seu porquê é o primeiro passo importante para você descobrir como alcançar os objetivos que o motivam a querer criar uma nova vida.”

“Você gosta de viver ou simplesmente sobreviver?”

“Na verdade, quando encontrar o seu porquê, você vai encontrar coragem para assumir os riscos necessários para alcançar os seus sonhos.”

“É importante quando tudo estiver dando errado, não perder a motivação e continuar impulsionando com coragem sua vida para algo totalmente novo, porém desconhecido.”

“Isso realmente é bastante desafiador, mas quando você consegue vencer as etapas do seu propósito sua trajetória se torna muito gratificante.”

William Cowper

O poeta inglês, disse: “A existência é um negócio estranho. A vida nos deve pouco, porém devemos a ela tudo”.

Não há sentimento melhor quando o nosso propósito se torna claro. Quando percebemos que aquele algo que estava bloqueando nossa caminhada não fazia parte de verdade da nossa vida, a realidade se mostra mais generosa.

Aqueles momentos “aha!” São uma verdadeira bênção quando acontecem.

“A única viagem é a de dentro”, diz o poeta nascido em Praga então pertencente ao Império Austro-Húngaro Rainer Maria Rilke.

O conhecimento dos propósitos desafia você a fazer melhor e se comprometer com ações que o aproximem da única coisa que você realmente quer na vida.

Com essa compreensão, você pode reunir recursos, ideias e pessoas para uma causa comum. Sem ela, há desperdício de esforço e até mesmo um certo caos.

Propósito: mulher alpinista balançando no penhasco

Bud Bilanich

Bud, um coach para executivo, afirma que para desenvolver a sua percepção pessoal do seu propósito você precisa fazer três coisas:

Primeiro lugar, defina o que o sucesso significa para você.

Segundo lugar, criar uma imagem de que você é um sucesso dentro da sua mente. Essa imagem deve ser intensa e verdadeira o máximo possível.

Terceiro lugar, clarificar seus valores pessoais.

Saber o que você quer é um processo de tentativa e erro! Então pergunte a si mesmo: Eu gosto disso? Sim. Não.

Faça um diário e comece a colocar nele seus sentimentos, pensamentos, ações e comportamentos.

Use o que você escreve como uma maneira de identificar áreas que você está constantemente explorando. Avalie seus resultados.

Quais são as ações, pensamentos, crenças e comportamentos que você mais atrai?

A chave é ir além do que você gosta, deixar vir a tona o que de melhor existe em você e nunca se contentar com que já conseguiu, busque sempre continuar se movendo para frente, você ainda tem muito o que fazer, ser e ter na vida.

Viver sem propósito é um comportamento perigoso
4.8 (96%) 10 votes

Mauricio Alex, radialista, acredita que só através da motivação pessoal conseguimos superar as armadilhas de nossas mentes. É preciso transformar as nossas crenças e nossos pensamentos em aliados para alcançarmos progresso profissional, espiritual e financeiro.