Twitter: Jack Dorsey, solteiro, milionário, influente.

Twitter: Jack Dorsey, solteiro, milionário e influente.

Jack Dorsey, o boa pinta e cofundador do twitter, além de influente no Vale do Silício, sofre bastante assédio feminino por ser milionário e solteiro.

A História da humanidade está repleta de pessoas cuja determinação fez com que empresas fossem criadas e grandes fortunas fossem acumuladas em bem pouco tempo.

Estas pessoas servem de exemplo para outras, e por este motivo é sempre importante estudar um pouco mais sobre elas, para procurar por inspiração para a vida e para a carreira profissional.

Pois neste artigo vamos conhecer um pouco mais sobre a trajetória de vida de Jack Dorsey, o criador do mundialmente famoso microblog Twitter e também cofundador e CEO da Square INC, que é uma empresa que realiza pagamentos pelo celular.

O início de tudo

Nascido em 1976, na cidade de Saint Louis, no estado do Missouri, nos Estados Unidos, Jack Dorsey é hoje um dos homens mais ricos e respeitados do mundo, sendo considerado um exemplo de empreendedor de sucesso.

Mas no início, as coisas não eram bem assim, já que Jack teve que lutar muito para conseguir se tornar um empresário e um desenvolvedor de software de sucesso e bilionário.

Sempre diferente dos demais jovens, Jack adorava estudar mapas e também ouvir frequências de rádio da polícia e dos bombeiros, para depois tentar seguir viaturas ou ambulâncias pela cidade.

Desta ideia um tanto estranha surgiu o que viria a ser uma das ideias mais revolucionarias de todas: ao invés de seguir viaturas, que tal seguir outras pessoas, para descobrir o que elas estão fazendo?

A História

Antes do twitter, o jovem Jack Dorsey conseguiu um emprego na empresa de expedição de correio (DMS), e o meio como ele o fez foi no mínimo inusitado, já que ele decidiu enviar um e-mail diretamente ao presidente-executivo da instituição.

Neste e-mail o jovem Jack disse o seguinte: “Tem uma falha de segurança no seu site. Aqui está a forma de como resolver. Já agora, escrevo o código do software de expedição de encomendas.”, e com esta frase diferenciada, ele conseguiu ser contratado.

Depois de pular de emprego em emprego, o jovem Jack Dorsey percebeu que finalmente o mercado tecnológico de comunicações tinha atingido um patamar que permitia a ele colocar em prática suas ideias.

O Twitter, que seria um dos maiores inventos dos últimos anos, surgiu de uma ideia despretensiosa que Jack teve que acabou se tornando realidade somente alguns anos depois.

A história do microblog, é obscura e cheia de traições, diz a lenda local, que Jack Dorsey propôs a ideia da rede social aos outros fundadores, Evan Williams, Biz Stone e Noah Glass em um parque de São Francisco. O próprio Dorsey alimenta esta versão.

Dorsey sempre comentava em suas entrevistas a sua fascinação que sentia quando criança por escutar a rádio dos serviços de emergência. “Sempre falavam aonde iam, onde estavam e daí surgiu a ideia de algo parecido com o Twitter”, disse à rede de televisão CBS.

San Francisco

Logo após chegar a São Francisco, Dorsey foi trabalhar no Odeo, uma empresa de podcasts criada por Evan Williams e Noah Glass. Jack logo ganhou ares de estrela em programação de informática. Seguindo o costume do Vale do Silício, que junta trabalho e diversão, não demorou muito em criar uma amizade com Glass.

Quando a Apple soma o podcast a seu serviço de música online iTunes, liquida o projeto do Odeo, abrindo o caminho para o surgimento do Twitter.

Era 2006, Dorsey e Glass conversaram durante algum tempo dentro de um carro em um estacionamento: Dorsey falou de eles criarem um serviço onde às pessoas poderiam publicar mensagens e Glass acrescentou que essa ideia teria melhores chances de sucesso se conseguisse gerar conversas entre os usuários.

Glass então assumiu o projeto diante de seus colegas do Odeo, onde Evan Williams e outros já estavam trabalhando em uma ideia parecida só que através de mensagens de áudio.
O nome surgiu quando Noah Glass passava os olhos num dicionário e Jack Dorsey publica o primeiro tuíte em março de 2006.

Como a vida é cheia de surpresas, Jack aproveita o clima ruim entre Evan Williams e Noah Glass, resolveu afastar Glass e se tornou em 2007 o diretor geral do microblog. Noah foi o cofundador principal do twitter.

Surge a Square

Jack Dorsey nunca estava satisfeito com suas conquistas e acabou por lançar suas atenções para outras direções, sem perder o twitter de vista, mesmo depois de deixar a direção geral do microblog, o que fez com que ele partisse para a criação da Square em 2009, uma empresa que permite a realização de pagamentos pelo celular.

Dorsey desenvolveu uma plataforma para pequenas empresas para receber pagamentos de cartões de débito e cartões de crédito em um dispositivo móvel, como smartphones e tablets, o aplicativo gratuito foi lançado em 2010 com o nome de Square. O pequeno dispositivo pode ser instalado nos IPhone, iPad, iPod Touch, ou dispositivos Android. A plataforma Square, também é um sistema para envio de recibos via SMS ou e-mail.

A empresa cresceu de 10 funcionários em Dezembro de 2009 para mais de uma centena funcionários de junho de 2011. O escritório de Square está localizado na Market Street, em San Francisco. A empresa está avaliada em mais de quatro bilhões de dólares e Jack Dorsey além de ser o CEO da Square, Inc. está entre os dez solteiros mais cobiçados do mundo segundo a revista Forbes.

De volta ao Twitter

Jack Dorsey como Steve Jobs volta ao comando do Twitter como executivo interino. Como a Apple na época estava numa situação muito difícil assim como o Twiiter que está passando por turbulências e seus acionistas não estão nada satisfeitos com a falta de crescimento no número de usuários.

Jobs voltou para salvar a empresa e conseguiu. Jack também voltou, será que também vai conseguir colocar o microblog nos trilhos novamente?

Dick Costolo o último presidente da empresa, detentor de milhões de dólares em ações da empresa quase inesperadamente resolveu passar o bastão novamente para Jack, que nos vem ganhando reconhecimento depois do sucesso da sua empresa de pagamentos online Square da qual atualmente é o CEO. Assim como Steve Jobs que comandou a Pixar e a Apple, ele vai comandar a Square Inc. e o Twiiter Inc., a princípio interinamente.

É justo falar que o Twitter ainda é um tremendo sucesso. É uma das redes sociais mais importantes influentes e também com muito potencial ainda pela frente.
Mas é bom Jack Dorsey ficar alerta, pois existem vários sinais de atenção ligados, essa não vai ser uma jornada fácil.

Twitter: Jack Dorsey, solteiro, milionário e influente.
Avalie esse artigo

Mauricio Alex, radialista, acredita que só através da motivação pessoal conseguimos superar as armadilhas de nossas mentes. É preciso transformar as nossas crenças e nossos pensamentos em aliados para alcançarmos progresso profissional, espiritual e financeiro.