Trabalho em casa home office

Trabalho em casa! Tudo que você precisa saber

(Last Updated On: 28 de junho de 2017)

Como o mercado de home office está revolucionando o trabalho em casa.

O que é home office?

O home office ou trabalho em casa está mudando as relações profissionais em muitas empresas.

O trabalho remoto é uma nova concepção empresarial que chega junto com a globalização.

Essas transformações na relação de trabalho passaram a permitir que as empresas terceirizem seus empregados, diminuindo custos e obrigações.

O trabalho como conhecemos atualmente vai mudar radicalmente.  Os empregos estáveis, com carteira assinada, estão diminuindo e o seu próximo local de trabalho poderá ser sua casa.

Esse sistema de trabalho vem crescendo rapidamente pelo mundo e no Brasil, onde o movimento começa a ganhar seguidores.

As pequenas empresas, geralmente, iniciam suas operações na esfera do próprio ambiente familiar.

Os home offices são hoje em dia um grande recurso para impulsionar a economia do nosso país.

Funcionários que não precisam estar diariamente na empresa são incentivados a trabalhar em casa remotamente, compartilhando o ambiente doméstico.

Porém, isso não significa que esse tipo de trabalho proporcione liberdade de horário. O empregado continua tendo um chefe e precisa comparecer à empresa regularmente.

A maioria dos freelancers, atualmente, já realizam suas tarefas em seus escritórios caseiros.

Esse tipo de escritório é chamado na língua inglesa de SOHO, sigla para “Small Office and Home Office”.

Se você está pensando em abrir um empreendimento em casa, analise as condições indispensáveis para esse tipo de negócio.

Trabalhar no seu próprio universo familiar exige organização, elaboração, ação, autonomia profissional, determinação e espírito animal para passar horas sozinho.

Pode ser também considerado como trabalho Home office os realizados em espaços alternativos ao escritório da empresa.

Um trabalho online no sistema home office pode ser realizado em cafés, lanchonetes, hotéis, aeroportos, táxis, shoppings, enfim onde houver uma conexão de internet.

Hoje em dia, vemos jovens nômades, trabalhando e viajando pelo mundo, empreendendo com muito sucesso. Conheço vários.

Vários termos definem essa modalidade de trabalho como por exemplo: trabalho remoto, teletrabalho, trabalho à distância, trabalho virtual ou até mesmo trabalho portátil.

Trabalho em casa! Mesa de um home office

Home Based

Você já ouviu falar em home based? São escritórios profissionais baseados em casa.

Esse modelo lançado pelos americanos vem ganhando adeptos no mercado brasileiro através de franquias.

As vantagens desse tipo de empreendimento são visíveis, seus custos operacionais são bem menores, não existe um ponto comercial e no começo não exige a contratação de funcionários.

Mas para alcançar os objetivos, o empreendedor precisa estar totalmente envolvido com a marca e com as regras da franquia.

Em contrapartida, a franqueadora transfere o know-how de sua rede para o seu empreendimento, isso por si só já é uma grande vantagem.

Se você quer construir seu home based, as principais franquias em operação no Brasil nesse segmento são: serviços de contabilidade, serviços infantis, fotografia, cuidados com animais de estimação ou de idosos, suporte para manutenção de computadores, criação de sites, entre outros.

Não importa se você trabalha como autônomo ou no seu home based, tenha em mente que ser seu próprio patrão exige muitas horas de trabalho, inclusive no fim de semana.

18 segmentos diferentes de franquias baratas para trabalhar em casa. Saiba aqui.

Como trabalhar pela internet?

Vantagens

O conforto de trabalhar em casa é muito gratificante. Se você trabalha com criatividade, vai ser um privilégio poder ficar concentrado, sem ter que enfrentar trânsito e os custos de um escritório fixo.

Além de poder deduzir do imposto de renda 20% dos gastos de sua casa como: telefone, energia e condomínio.

As inovações tecnológicas permitem que uma pessoa que trabalhe no regime de home office esteja em contato direto e permanente com seu chefe e com os colegas de trabalho, podendo receber instruções, mesmo não estando na sede da empresa.

Trabalho em casa como freelance

Desvantagens

Muito cuidado para não perder o foco de seus objetivos, o horário diversificado, pode fazer com que você tire uma folga maior durante o dia, exigindo depois um esforço maior para cumprir as tarefas agendadas.

Por isso, o planejamento deve ser realizado com rigor, como se estivesse trabalhando na própria empresa.

Não deixe que os assuntos de casa atrapalhem o seu tempo produtivo.

Algumas firmas cancelaram o trabalho em Home office porque perceberam que a conclusão das tarefas demorava mais e que a qualidade do trabalho era inferior ao realizado na empresa.

A dificuldade para se concentrar na realização das tarefas no ambiente familiar é apontada como uma das grandes desvantagens do home office.

Home office exige investimento em móveis, cadeiras que favoreçam a postura, mesas na altura certa e com espaço para as pernas, um bom computador com impressora, uma boa conexão com a internet, temperatura agradável e um ambiente tranquilo.

O site Go Home traz 20 ideias de negócios para fazer em casa.

A empresa e o Home office

O funcionário que trabalha em casa tem os mesmos direitos que seus colegas que exercem o trabalho na empresa.

O Home office não traz nenhuma economia salarial ou benefícios para empresa. O que elas buscam é maior produtividade dos seus colaboradores.

O funcionário que trabalha em casa, teoricamente, dispõe de mais horas para suas tarefas, já que não precisa sair para almoçar, fazer paradas para o cafezinho com os colegas e nem enfrentar o trânsito, toda a atenção é voltada para a realização das tarefas.

Além da Gol, Natura, Jequiti e Magazine Luíza que dão oportunidades para trabalho remoto e remunerado, vou deixar aqui uma matéria da revista Exame de mais 8 grandes empresas que oferecem trabalhos em home office.

Muitas firmas preferem adotar o meio termo, alternando os dias que seus empregados precisam comparecer ao escritório e os dias em que ficam em casa.

Se uma empresa tem muitos colaboradores no modelo home office, isso se traduz em menos investimento em infraestrutura. Menos custos, mais lucros.

Leia agora
Como explicar negócio para uma criança de 5 anos

Trabalho em casa e o estresse

Nem todos estão aptos a trabalhar no sistema home office. O RH – (Recursos Humanos) – deve fazer uma boa avaliação de cada colaborador.

Alguns funcionários se sentem melhor trabalhando dentro da própria empresa, dividindo sua vida profissional com seus colegas.

Esse tipo de indivíduo dificilmente vai conseguir realizar suas tarefas com eficiência em um home office.

Nesse caso, um bom funcionário e a empresa podem sair prejudicados.

Existem sites especializados em trabalho remoto. A Computerworld divulgou uma lista de dez sites que oferecem vagas para home office. Clique aqui

.

Como montar um Home Office

Trabalho em casa exige uma boa postura corporal

Quando tomamos a decisão de trabalhar em casa, o primeiro lugar que escolhemos para o nosso escritório é local onde o computador está instalado.

Porém, devemos seguir algumas orientações para montar o nosso home office.

Precisamos avaliar com cuidado nosso novo local de trabalho.

Primeiramente, temos que pensar no bem-estar e evitar os problemas causados pela rotina do trabalho; como as dores nas costas, nos pés e evitar problemas na coluna e de visão.

Hoje em dia existem vários tipos de cadeiras ergométricas que possuem ajustes de altura e permitem melhor apoio dos pés, regulando a altura dos antebraços, mantendo-os paralelos ao chão durante a digitação.

O monitor deve ser colocado de uma forma que evite movimentos bruscos da cabeça.

Caso a pessoa trabalhe muitas horas seguidas no computador, existe uma corrente de pesquisadores que aconselham utilizar a posição totalmente ereta, ou seja literalmente de pé, como na figura.

Trabalho em casa na posição em pé

A boa iluminação é de suma importância.

Considere montar a sua estação de trabalho perto de uma janela para aproveitar melhor a luz natural. Evite ficar contra a luz para não prejudicar sua visão.

Além da luz natural, seu escritório remoto vai precisar também de lâmpadas elétricas. Escolha a solução com o melhor custo benefício.

Existe uma técnica chamada Pomodoro, que consiste em fazer pequenas interrupções a cada 25 minutos e uma parada de 20 minutos a cada hora para manter sua mente alerta.

Essas paradas são importantes para quem faz home office.

Faça uma lista de tudo que é importante para realizar seu trabalho: computador, internet, telefone, celular, impressora multifuncional e material de papelaria (papéis para impressora, rascunhos, post it, grampeador, canetas, lápis, clips e borracha).

Leve sempre em conta os custos do equipamento, o importante é que eles sirvam ao seu propósito.

Estabilizadores, filtros de linha devem estar na lista dos equipamentos.

Porém, a melhor solução é um no-break, mas o preço desse aparelho ainda é caro no Brasil.

Você também vai precisar de alguns pontos de energia (tomadas) para ligar os aparelhos e carregadores.

Para aumentar a produtividade e executar melhor as tarefas, você deve selecionar alguns softwares para ajudá-lo a desempenhar com mais perfeição sua função.

Home office: 5 ferramentas indispensáveis

No site área H você pode conferir várias dicas e inspirações para montar seu home office. As ideias de alguns projetos são simples e bem planejadas.

Trabalho em casa em qualquer lugar

O contrato de trabalho Home Office

Cada vez mais colaboradores trabalham em home office com contratos para esse modelo de serviço.

Os executivos e funcionários da empresa continuam em seus respectivos cargos, mas algumas dúvidas permanecem; como o controle da carga horária trabalhada, até os custos dos equipamentos incluídos para a realização das tarefas.

A legislação trabalhista não diferencia o trabalho realizado dentro da empresa e o realizado no domicílio do empregado, desde que o vínculo empregatício esteja claro.

O trabalhador subordinado a um empregador, de quem recebe orientações para a realização do trabalho é regido nos termos do art. 6 da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho).

Conclusão

Muitas companhias vêm aderindo ao Home office, 36% delas já adotam a pratica no Brasil. Outras empresas estão em processo de implantação do modelo.

A área de TI (Tecnologia da Informação) é a profissão que tem o maior número de profissionais trabalhando no sistema de home office.

A pesquisa da SAP Consultoria RH revela que no país, as empresas com menos de 1.000 empregados, são as mais propensas a incentivar o trabalho remoto, contra as empresas com mais de 10.000 colaboradores.

Segundo a mesma pesquisa da Sociedade Brasileira de Teletrabalho estima-se que a quantidade de pessoas que trabalham em casa cresce 10% a cada ano, apesar de ser um movimento relativamente novo.

Embora a motivação do home office seja a melhora da qualidade de vida dos colaboradores, com o consequente aumento da produtividade, aliado à redução de custos, em um país com uma intervenção estatal tão representativa nas relações de trabalho, as empresas precisam ficar atentas às questões trabalhistas e previdenciárias.

Finalizo esse artigo publicando um link do Sebrae, listando dezenas de atividades que permitem que você, com alma de empreendedor, conheça suas opções para criar sua empresa de trabalho remoto. Clique aqui!

Se você gostou desse post, compartilhe

Trabalho em casa! Tudo que você precisa saber
4.5 (90%) 4 votes

Mauricio Alex, radialista, acredita que só através da motivação pessoal conseguimos superar as armadilhas de nossas mentes. È preciso transformar as nossas crenças e nossos pensamentos em aliados para alcançarmos progresso profissional, espiritual e financeiro.