Relógio-indicando-um-horário

Procrastinação e seus efeitos.

Você sabe o que é a procrastinação? Bem, no dicionário português você verá que procrastinação significa: Retardar alguma ação, deixar para depois, protelar uma ação, falta de vontade de realizar algo definido. Exemplo: Pessoas que adiam compromissos, e sempre se atrasam.

Embora essa palavra “procrastinação” seja bem grande e diferente, contando até mesmo com uma aparência de se remeter a algum ato religioso, mas agora que você já viu que a procrastinação não tem nada a ver com isso, você vai ficar sabendo quais são os seus efeitos.

Isso porque, as pessoas que possuem esse costumam de deixar de lado alguma coisa, deixando tudo para depois e se atrasando em compromissos, podem sofrer muitas consequências com isto. Portanto, se você se pegar deixando as coisas para o último minuto, seja trabalho, tarefas domésticas, compras e muito mais, é hora de rever os seus conceitos e reverter esta situação.

Então, confira abaixo quais são os cinco erros que você não deve cometer e que serão extremamente negativos em sua vida caso você faça-os.

Procrastinação-e-seus-efeitos

5 erros que você não deve cometer e seus efeitos

Efeitos da procrastinação a longo prazo (gasto de dinheiro): Adiar compromissos e demais tarefas por muito tempo pode fazer com que você gaste muito dinheiro. Vamos a um exemplo: se você deixa para programar uma viagem de fim de ano na alta temporada, você provavelmente irá pagar um preço bem salgado.

Mas, se por outro lado, você for uma pessoa prevenida e adquirir a compra com bastante antecedência, com certeza você vai economizar e muito.

Cuidado com os amigos e os familiares

Muitas pessoas por conta da procrastinação acabam criando conflitos com amigos e familiares. Isso porque, o fato de se atrasar em eventos e deixar os compromissos de última de hora podem causar muitas intrigas. Para reverter essa situação, comece a se programar com antecedência para os seus compromissos.

Efeitos negativos da procrastinação no trabalho

 

Você pode causar muitos conflitos se atrasando e adiando compromissos de trabalho em cima da hora. Pois, você causará uma má impressão ao seu chefe e aos funcionários da empresa. E se você for o chefe, ai é que a coisa pode piorar para o seu lado.

Pois, você poderá passar uma imagem de que não está ligando muito para o trabalho e fazendo tudo de qualquer jeito. Para mudar isso, procure ter uma agenda e anote diariamente os seus compromissos, para que assim você possa se programar as reuniões e demais eventos sem se atrasar e deixar tudo para a última hora.

Vida conturbada: A procrastinação é altamente negativa para si mesmo. Isso porque, você com certeza deve se enrolar bastante na hora de planejar os seus compromissos e no final das contas, deve acabar adiando a maioria. Por isso, a vida conturbada cheia de compromisso com mil e uma coisa para fazer é muito complicada e pode ser um erro brutal. Portanto, comece a se planejar com as tarefas diárias de acordo com as prioridades o dia a dia, sem querer fazer tudo em um dia só e acabar não fazendo nada. Hoje em dia há até aplicativos de celular para anotações e lembretes de compromissos.

Estresse e ansiedade são aliados da procrastinação: Se você é uma pessoa altamente estressada e ansiosa, provavelmente esta é a porta de entrada para a procrastinação. Isso porque, já foi comprovado que para combatê-la é necessário não sofrer de ansiedade e estresse.

Pois, esses sentimentos acabam acelerando demais as emoções fazendo com que você fique perturbado e sem saber qual direção deve tomar. Por isso, para combater esses pensamentos ruins e negativos, seja uma pessoa mais positiva e pense sempre em coisas boas que lhe darão mais prazer.

Concentre-se nos problemas, mas de uma forma mais racional que fará com que você realize as atividades sem estresse.

Procrastinação e seus efeitos.
Avalie esse artigo

Mauricio Alex, radialista, acredita que só através da motivação pessoal conseguimos superar as armadilhas de nossas mentes. É preciso transformar as nossas crenças e nossos pensamentos em aliados para alcançarmos progresso profissional, espiritual e financeiro.