Os 5 passos de Mark Zuckerberg ou O Segredo do Sucesso do Facebook!

Os 5 passos de Mark Zuckerberg ou O Segredo do Sucesso do Facebook!

Nesse momento , mais de um bilhão de pessoas estão no Facebook, nesses 10 anos muita coisa mudou, hoje em dia checamos o Facebook a todo momento. Ele permite que as nossas histórias sejam vistas por várias pessoas e os nossos feeds de notícias, como um jornal personalizado, seja lido pelos nossos amigos e, saber ainda saber o que eles estão fazendo e compartilhando em tempo real.

O Facebook, também é uma plataforma global de negócios, com um grande potencial de vendas e de conquistar clientes, a custos relativamente baixos se compararmos com as mídias tradicionais, estando ao alcance da maioria dos seus usuários.

A plataforma do Facebook permite um conjunto de oportunidades com pequenos investimentos, para quem quer empreender um negócio digital, é uma oportunidade única. Dentro da sua plataforma, podemos criar campanhas digitais, desde propagandas de exibição, que são os anúncios pagos através do facebook ads, até a promoção de páginas próprias do seu negócio, onde as pessoas vão curtir e procurar conhecer mais sobre o seu produto ou serviço.

Os 5 passos de Mark Zuckerberg ou O Segredo do Sucesso do Facebook!

Os 5 passos secretos Zuckerberg

PAIXÃO

Encontre algo que você realmente seja apaixonado e mantenha sua energia e dedicação nesse objetivo.

Zuckerberg é um sujeito muito seguro de si, e isso às vezes era confundido com arrogância. Em Harvard além da Ciência da Computação, estudou também psicologia.

Mark gostava de desenvolver programas que incentivava o contato entre as pessoas, e gostava de trabalhar à noite, quando tinha mais tranquilidade.

Criou um programa chamado Facemash que tinha como objetivo encontrar a garota mais gata do campus universitário. Os estudantes comparavam fotos das alunas e escolhiam a mais bonita, logo a diretoria da Universidade acabou com a bricadeira. Mark tinha simplesmente invadido o banco de dados de Havard para conseguir as fotos das garotas sem permissão.

Sua verdadeira paixão era conectar as pessoas, enriquecendo com isso suas vidas, o que levou ao passo seguinte, o Facebook.

A paixão é como andar numa corda bamba entre o sucesso e fracasso. Podem reparar numa coisa comum, empreendedores de sucesso nunca desistem.

Na sede do Facebook em Palo Alto podemos ler: “Feito é melhor do que perfeito”.

“Se você não tem paixão, não tem energia. Se não tem energia você não tem nada.” Warren Buffet

“Em dias difíceis, paro para pensar, e é isso que me faz seguir em frente” – Mark Zuckerberg

PROPÓSITO

O Facebook tem como um dos objetivos, tornar o mundo mais aberto e conectado, liderar esse movimento significativo e democrático, é uma missão.
Os grandes líderes, no fundo, criam movimentos, não só produtos, e inspiram à parte emocional das pessoas a se motivarem a agir.

O propósito de qualquer negócio é a base para sua existência. Tudo que sua empresa produz vem do seu propósito, a missão do seu trabalho está associada com as emoções, os sonhos e os valores dos seus clientes.
Mark sempre foi impulsionado pelo seu propósito, teve coragem de manter seu foco e executar suas convicções, sem se importar com as pressões.

“O Facebook é um diretório on-line que conecta pessoas por meio de redes sociais em faculdades”.  – 2004

“As pessoas usam o Facebook para se conectar com amigos e familiares, descobrir o que está acontecendo no mundo e compartilhar e expressar coisas importantes para elas”. – 2012

O propósito, como podem perceber, sempre foi o mesmo. Clique aqui e veja a evolução do Facebook de Mark Zuckerberg.

PESSOAS

A qualidade do capital humano é determinante para o sucesso de uma empresa no longo prazo.

Quando um grupo de pessoas se unem para criar uma empresa, elas têm um objetivo em comum, e se entendem sem nenhuma dificuldade, estão totalmente concentradas em levar o empreendimento rumo ao topo.

Mas quando a empresa já é uma realidade, fica muito mais difícil encontrar empregados que compartilhem do mesmo propósito, é nesse momento que o líder é indispensável na orientação da cultura da empresa. Habilidades podem ser ensinadas, paixão não. Crie uma cultura que valorize a coragem e não o medo.

“Uma coisa em que as pessoas exageram é na ênfase no indivíduo. O sucesso do Facebook realmente é resultado da equipe que criamos. Isso é verdade em qualquer empresa. Uma das coisas das quais nos concentramos é manter a empresa no menor tamanho possível… Como você faz isso? – Você se certifica que cada pessoa que contrata para sua empresa é realmente ótima”.
Mark Zuckberg em discurso na Universidade Brigham Young, em 2011.

PRODUTO

Os três passos anteriores, a paixão, o propósito e as pessoas fazem um grande produto. O produto Facebook começou num dormitório e Zuckerberg nem imaginava o sucesso que sua rede faria e nem que ele ficaria famoso. Ele e seus amigos sempre conversavam sobre o mundo on-line e da necessidade das pessoas se comunicarem no mundo virtual da mesma forma que faziam na vida real. A experiência on-line é sempre melhor junto com os amigos.

Mark já tinha na cabeça que as informações caminhavam para ser mais transparentes num mundo conectado e com a possibilidade de compartilhamento livre, traria mudanças na construção de um “novo” mundo. O Facebook tornou-se o instrumento dessa revolução que estamos assistindo.

PARCERIAS

Hoje em dia, não existe mais o dono da verdade, e ninguém possui um conjunto grande de habilidades, fazer parcerias é natural e fundamental, para atingir qualquer objetivo.

Nem sempre o criador é um bom líder, mas através dos seus sonhos e de sua imaginação, é que começa a ação. Ele é o cara inspirador, que vai envolver as pessoas emocionalmente com suas idéias criativas.

Mas como ele não tem habilidades específicas às funções operacionais, ele precisa construir parcerias com pessoas que tenham as habilidades que lhe faltam.

Agora quando a paixão, as habilidades e a motivação se unem em grandes parcerias, os negócios quase sempre serão bem sucedidos. Já existem estudos que provam que os empreendimentos mais sólidos são aqueles em que as parcerias acontecem quando os líderes possuem habilidades diferentes.

A dupla Mark Zuckerberg e Sheryl Sandberg, oficial de operações principal do Facebook é um exemplo de parceria.

Curiosidades

  • Existem atalhos para os perfis dos fundadores do Facebook: Acrescentando “/4” (sem aspas) no fim da URL do Facebook, você é redirecionado ao perfil de Mark Zuckerberg;
  • O Facebook é azul pelo fato de Zuckerberg ser daltônico, e esta ser a única cor que consegue diferenciar com clareza;
  • Al Pacino tinha seu rosto estampado na tela de login do Facebook até 2007.

 

Os 5 passos de Mark Zuckerberg ou O Segredo do Sucesso do Facebook!
Avalie esse artigo

Mauricio Alex, radialista, acredita que só através da motivação pessoal conseguimos superar as armadilhas de nossas mentes. É preciso transformar as nossas crenças e nossos pensamentos em aliados para alcançarmos progresso profissional, espiritual e financeiro.