Como fazer hambúrguer

Mario Gomes! Conheça os 10 fatores do McDonald’s de como fazer hambúrguer e ter sucesso

Inicialmente vamos aprender como fazer hambúrguer caseiro.

Mario Gomes, galã de novelas de televisão da década de oitenta, decidiu aos 64 anos empreender vendendo seu hambúrguer artesanal na orla da praia do Rio de Janeiro.

E para isso utiliza um carrinho que ele próprio construiu na intenção de montar mais tarde um Food Truck especializado em hambúrguer.

Como fazer hambúrguer para clientesA receita de seu hambúrguer caseiro é a seguinte: carne moída misturada com bacon e tempero a gosto, fatia de queijo, alface e tomates orgânicos.

Porém, o segredo, segundo Gomes, está na cebola reduzida no vinho caramelizada com chocolate.

Ray Kroc

, o grande visionário, que construiu a maior rede de lanchonetes do mundo, iniciou sua jornada no McDonald’s com mais de 53 anos.

Ele ergueu milhares de “Arcos Dourados”, a marca mais visível do McDonald’s, nas principais esquinas do mundo.

Mario Gomes e Ray Kroc, como vocês já perceberam, tem algo em comum. Geralmente, quando a maioria das pessoas está pensando em se aposentar e diminuir o ritmo de trabalho, Ray Kroc, falecido em 1984, e Mario Gomes têm na alma a motivação e a persistência de empreender.

Ray Kroc era um vendedor de mixer para fazer milk-shakes e estava numa situação muito difícil até encontrar o restaurante dos irmãos McDonald’s que fazia um tremendo sucesso vendendo hambúrgueres na cidade de São Bernardino, nos Estados Unidos.

Como fazer hambúrguer do Ray KrocRay logo se interessou pelo negócio e prometeu para si mesmo que conseguiria, de alguma forma, ser sócio dos irmãos McDonald’s.

A sociedade veio a ser formalizada através de um contrato de franquia (franchise) que os irmãos McDonald’s assinaram com Ray.

O documento permitia a Ray Kroc expandir a rede de lanchonetes para todo território americano, observando algumas regras impostas pelos irmãos McDonald’s no contrato.

Hoje o McDonald’s é um sucesso mundial e o ator Mario Gomes está apenas começando com muita motivação uma nova história de vida, que guardadas as devidas proporções, me fez lembrar a história de Ray Kroc e do Coronel Sanders, fundador da Kentucky Fried Chicken , que  criou a sua rede de restaurantes KFC aos 65 anos de idade.

Esperamos que o ator Mario Gomes seja feliz nessa sua nova empreitada, e que alcance seus objetivos.

Que essa atitude sirva de motivação pessoal para outras pessoas que queiram também empreender nessa idade.

Mario Gomes, com esta ousadia de mudar o paradigma de sua mente (mindset), vai servir de exemplo para muitos. Afinal, o mundo é dos corajosos.

Mario Gomes! Conheça agora os 10 fatores que Ray Kroc, fundador da rede de lanchonetes Mcdonald’s, pode lhe ensinar.

1 – Quando for fazer algo, sempre dê o seu melhor.

Você pode estar executando um pequeno negócio sem muita importância, entretanto, se quiser obter sucesso e respeito de seus funcionários pelos seus princípios, precisa levar a sério o seu negócio.

Trabalhe muito para alcançar seu objetivo. Coloque toda sua energia e mantenha seus funcionários atualizados sobre os progressos da empresa.

Isso vai mantê-los motivados e vão poder sentir que fazem parte do sucesso da empresa.

O McDonald’s no princípio era um pequeno negócio que Ray Kroc transformou em um grande sucesso.

Como fazer hambúrguer loja inicial

2 – Procure pela perfeição e você receberá grandes recompensas em troca.

Ray Kroc deixava bem claro que ele queria a perfeição acima de tudo no McDonald’s.

Era um perfeccionista e orientava seus empregados a buscar a perfeição.

Ele definia alguns exemplos para que seus funcionários seguissem e conquistassem a perfeição que ele esperava.

Ray Kroc gostava de recompensá-los por isso de alguma forma.

O programa “Empregado do Mês” fazia parte de um modelo de recompensas que motivava seus empregados e ao mesmo tempo fazia com que eles trabalhassem duro todos os meses.

O McDonald’s precisava garantir o mesmo sabor de seu hambúrguer em qualquer parte do mundo. Precisava garantir o “sabor” da marca.

3 – Respeito pelos seus empregados.

Ray Kroc percebia que a maioria das empresas considerava seus empregados simplesmente como um meio para obter seus lucros.

Na verdade são seres humanos e merecem e ser tratados com respeito. Esse era o pensamento de Kroc.

No interesse das finanças, algumas empresas através de pequenas desculpas, cortam regalias dos seus empregados.

Essas medidas provocam insegurança para os funcionários da empresa.

O funcionário precisa sentir-se em casa dentro do seu ambiente de trabalho. Desta forma estarão dispostos a dar o seu melhor.

Ray Kroc garantia através de suas atitudes que ali no trabalho seus funcionários eram respeitados como seres humanos.

Trate seus empregados com o respeito que eles merecem, e o sucesso virá.

4 – As decepções fazem parte do seu trabalho. Aprenda com elas.

O empreendedor não pode ir para o seu trabalho abatido ou desanimado. Seus funcionários vão absorver esse estado de espírito que poderá contaminar o ambiente de trabalho.

Então, seja cuidadoso para não deixar as decepções influenciarem a moral geral da empresa.

Nos negócios temos que assumir riscos para alcançar o sucesso. Os riscos, algumas vezes, nos trazem fracassos e decepções que temos que enfrentar.

É natural nos sentirmos tristes e para baixo quando falhamos ou perdemos um contrato, mas essas frustrações não podem atingir seus funcionários.

Ray Kroc teve várias decepções no processo de expansão da rede de lanchonetes.

Um grande revés foi quando os irmãos McDonald’s não estavam dispostos a deixá-lo ir em frente com seu plano de crescimento da rede McDonald’s usando a receita de hambúrguer por eles criada.

Os irmãos estavam satisfeitos em se manterem pequenos, queriam ser donos apenas de uma loja.

Ray Kroc acabou desfazendo a sociedade com os irmãos, colocando-os para fora da rede de lanchonetes McDonald’s.

E ainda proibiu de usarem seu próprio nome “McDonald’s” em sua lanchonete.

Aproveite os fracassos para aprender a fazer melhor ainda o que tem que ser feito.

5 – Conecte-se e crie uma rede de pessoas interessantes.

Quando Ray estava começando o McDonald’s, criou uma rede de pessoas com interesses diferentes que o ajudaram bastante.

Uma pessoa muito influente que ele fazia questão de manter contato foi Walt Disney.

Quando Disney resolveu abrir a Disneylândia, Kroc prontamente enviou uma proposta para abrir uma franquia do McDonald’s no novo parque.

Sua rede de contatos reduz a quantidade de tempo que você precisaria para se estabelecer, é saudável poder contar com pessoas que possam te ajudar sempre que você precisar.

Seus contatos precisam ser agradados constantemente para serem mantidos.

Você precisa estar sempre em contato com eles. Convidá-los para almoçar, para eventos, para que possa encontrá-los regularmente e manter-se atualizado.

6 – Trabalhe não só pelo o dinheiro.

Segundo Ray Kroc muitas pessoas trabalham dia e noite incansavelmente.

Embora possam ganhar muito dinheiro em seus empregos, não têm satisfação, porque não existe emoção em seus esforços.

Se você gosta de seu trabalho, o dinheiro vem naturalmente na maioria das vezes.

Por outro lado, correr atrás do dinheiro pode ser uma batalha inútil se você não estiver comprometido 100% com seu trabalho.

Mostre aos seus funcionários que você tem verdadeira paixão naquilo que realiza em sua empresa.

Façam com que eles percebam que você se preocupa com outros valores além do lucro.

O McDonald’s organiza diversos eventos, principalmente para as crianças e suas famílias, que são seu público alvo.

Esses eventos envolvem seus empregados com a comunidade local de cada lanchonete, sem ter como objetivo o lucro.

Esses eventos são importantes para a imagem da empresa e para Ray Kroc pôr um pouco de diversão em suas lojas era vital para manter seus consumidores fiéis.

7 – Faça a sua parte retribuindo.

As pessoas percebem as empresas de duas maneiras – as “insensíveis” e as “humanas”

Se a imagem de uma empresa for positiva, seus empregados serão orgulhosos de trabalhar nela.

Mas se a empresa for do tipo “insensível” é mais provável que seus empregados não revelem publicamente onde trabalham.

A rede McDonald’s retribui a comunidade que abraça sempre que pode.

Seus funcionários sabem que se precisar de alguma ajuda financeira por algum problema real, eles podem contar com a empresa e pedir auxílio.

Se você não pode tornar sua empresa mais acessível aos seus funcionários, eles não terão nenhum motivo para sentir orgulho de trabalhar nela.

Ray Kroc deixou bem claro que cada um dos seus empregados poderia se aproximar dele se precisassem de ajuda.

Muitos funcionários aceitaram ajuda da empresa para vários problemas de saúde.

O que se perde financeiramente é ganho através de lealdade e respeito, e a imagem da empresa cresce perante a comunidade.

8 – Sirva seus clientes com um sorriso

Ray Kroc sabia manter seus clientes felizes e com isso manter sua empresa no topo dos negócios.

Quando você entra numa loja da rede de lanchonetes McDonald”s, a primeira coisa que você nota é o tratamento dado ao cliente.

Ninguém se importará se você pedir mais dois sachês de ketchup. Na verdade você pode pedir o que achar necessário para colocar no seu hambúrguer.

No McDonald’s, para Kroc, o cliente é o rei. Este princípio foi infundido profundamente na política de negócios da empresa.

Hoje essa prática é uma marca registrada das lojas McDonald’s.

Se seus clientes sentem que são valorizados e respeitados eles atribuem automaticamente um grande valor ao seu negócio. Ajudando sua empresa a alcançar o sucesso.

Tente resolver os problemas dos clientes diplomaticamente. Nunca se deve discutir.

Se por acaso o cliente não ceder aos seus argumentos, então devemos ceder às suas exigências, em certa medida, para acalmá-lo.

Se você tratar um cliente “ruim” da maneira correta, você irá criar uma impressão positiva e duradoura na mente dos outros clientes que estão naquele momento no restaurante.

9 – Assuma grandes riscos.

Ray Kroc logo após assinar o contrato com os irmãos McDonald’s e precisando de capital para realizar o projeto de franquias, hipotecou a sua própria casa, escondendo esse fato da sua esposa.

Segundo Ray Kroc, se você realmente quer crescer a sua empresa, você precisa tomar pelo menos algumas grandes decisões.

No entanto isso não significa que você tome decisões sem pensar. Pesquise sobre cada opção que você esteja considerando ao assumir riscos.

Minimize os riscos de tomada de decisões que parecem promissoras.

Calcule bem as condições antes de entrar em algum negócio despreparado. Faça todas suas pesquisas bem antes disso.

Quando Ray Kroc assinou o contrato com os McDonald’s, decidiu que seu negócio seria o de franquias.

Ele sabia que seria difícil manter o controle de qualidade em milhares de lojas em várias partes do mundo.

No entanto, seria um risco que ele estava disposto a correr. Em vez de se conformar apenas com algumas lojas sob seu controle.

Ele então encontrou uma maneira de manter a qualidade, padronizando a produção dos alimentos usados pelas suas lojas em todo mundo.

Se ele não tivesse dado esse passo tão grande o McDonald’s ainda estaria limitado a apenas algumas lojas nos Estados Unidos.

Para Ray, se você correr grandes riscos de forma calculada, você pode facilmente duplicar suas recompensas.

É lógico que nem tudo serão flores, alguns contratempos deverão ser superados com muita persistência e assim aprendemos a lição.

10 – Não fique estagnado, melhore sempre seu negócio!

Se Ray Kroc tivesse ficado satisfeito com sua primeira loja, como os irmãos McDonald’s estavam com a deles, nunca tentaria algo maior.

Para ele a estagnação é o maior inimigo de um negócio. Ela impede o crescimento.

Se você quer sua empresa crescendo de forma constante, precisa estar sempre inovando.

Nunca fique parado na “fórmula do sucesso”. Atualize, adicione novas ações e elimine as partes que não funcionam mais.

Encontre ideias novas para sua empresa, assim ela não vai ficar estacionada frente aos novos concorrentes.

Ray Kroc nos deixou um legado de sucesso chamado McDonald’s que tem uma presença global.

Se Ray Kroc conseguiu erguer um império tão bem sucedido, ele deve ter feito algumas coisas certas.

Ray Kroc | História do McDonald’s

 

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Mauricio Alex, radialista, acredita que só através da motivação pessoal conseguimos superar as armadilhas de nossas mentes. É preciso transformar as nossas crenças e nossos pensamentos em aliados para alcançarmos progresso profissional, espiritual e financeiro.