Imagem de vários relógios indicando organização de tempo

6 Dicas Importantes para Organização do Tempo

Organização do tempo: Tarefas X Tempo

Por que é muito importante a organização do tempo? Porque simplesmente não existe estoque de tempo, o tempo perdido não pode ser recuperado, isso me lembra um ditado popular – “não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje” – acho que existe muita sabedoria nessa pensamento.

O tempo é um recurso muito valioso, até a vida tem um tempo, precisamos usá-lo da melhor forma possível ao nosso favor, organizando as poucas horas diárias de que dispomos para realizar nossas tarefas.

Como cada pessoa tem necessidades diferentes, é impossível encontrar uma única solução, porém alguns passos básicos são comuns e imprescindíveis a todos que querem ter algum controle sobre o próprio tempo, para realizar todas todas as tarefas dentro das 24 horas de um dia.

A administração do tempo é uma das ações mais importantes para qualquer pessoa poder melhorar suas chances de sucesso na vida.

A gestão da organização do nosso tempo, ajuda a administrar nossas atividades diárias.

É imperativo para uma boa qualidade de vida.

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6 Dicas de Cuidados para Planejar sua Estratégia de Tempo

1 – Tudo começa com uma boa noite de sono.

Uma noite mal dormida é fonte de estresse, além de afetar a sua saúde, pode comprometer o seu comportamento durante o dia.

Procure dormir sempre de 7 a 8 horas.

Algumas pessoas fazem uso da melatonina sintética como um suplemento.

A melatonina é um hormônio naturalmente produzido pelo nosso corpo através glândula pineal.

Vários fatores podem levar a redução desse hormônio e provocar insônia, principalmente nas pessoas que trocam o dia pela noite.

No Brasil esse hormônio ainda não é vendido e nem estou recomendando, precisamos saber mais sobre seus efeito, mas é uma droga muito usada hoje em dia para regular o sono de pessoas com dificuldades pra dormir.

2 – A alimentação deve ser sempre leve e balanceada.

Procure comer a cada 3 ou 4 horas e tente sempre comer frutas, grãos, verduras ou legumes.

Porém evite comida a quilo, elas são muitas vezes expostas sem os devidos cuidados e de fácil manipulação pelos consumidores e podem ser grandes depósitos de bactérias.

Outra coisa, devemos beber muita água, mais de 1,5 llitro por dia, de preferência com pH maior que 7.

É a ideal para nossa saúde. Possui poder de hidratação superior as demais águas

O pH significa potencial hidrogeniônico (quantidade de prótons), que mostra a acidez, neutralidade ou alcalinidade da água.

A escala do pH pode variar de 1 a 14.

As águas alcalinas com pH entre 7 e 10 são melhores e mais terapêuticas para saúde.

Nos rótulos das garrafas, conseguimos saber a informação do pH da água.

As águas com pH entre 6 e 7 são as neutras, não fazem mal e nem trazem benefícios.

E todas as águas com valor inferior a pH 6 são ácidas e podem ser boas para nossa saúde.

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3 – A Importância da Organização do Tempo está na nossa agenda.

As nossas tarefas devem ser realizadas e cumpridas dentro dos prazos estipulados por nós.

A agenda é primordial na organização do tempo e deve ser feita sempre de acordo com as nossas prioridades.

Criei três níveis de prioridades que vão variar de acordo com a pessoa e seu tipo de ocupação.

As tarefas mais importantes, são as de prioridade “1”

Elas devem ser escritas em um papel, numa folha avulsa mesmo, e por favor, nada de economizar papel, e que esse papel esteja sempre ao seu alcance do seu olhar assim que você comece a trabalhar, não aconselho o uso de agendas eletrônicas, por várias vezes já esqueci de consultar as anotações que coloquei ali, mas no papel nunca esqueci, uso esse tipo de agenda mas como backup, mas faço uso delas em outras tarefas com menos urgência.

As tarefas de prioridade “2”

Podem ser alternadas com as de prioridade “1”, porque nunca vamos conseguir resolvê-las como planejamos, na maioria das vezes dependemos de outras pessoas que podem não estar disponíveis naquele momento.

As tarefas de prioridade “3”

Que são do tipo, checar e-mails, atualizar alguma coisa, conversar com colegas, também são importantes, mas podem ser realizadas perto dos momentos da pausa “obrigatória”, que são muito importantes depois de estarmos sentados algum tempo na frente de um computador.

4 – A pausa.

A pausa é de extrema importância atualmente, devemos a cada 45 minutos nos levantar, relaxar, caminhar um pouco, alongar, para evitar problemas de saúde, principalmente nas articulações, muitas empresas hoje em dia incluíram a ginástica laboral para seus funcionários, como prevenção, então mexa-se!

5 – Precisamos determinar um prazo para a realização de nossas tarefas.

É muito importante para o progresso do trabalho sabermos quando devemos concluí-lo.

É nesse ponto que começa o planejamento e a organização do tempo para cada uma das etapas, e não podemos esquecer de deixar uma folga no plano de negócio para eventuais imprevistos, como as interrupções que acontecem durante a execução de qualquer projeto.

6 – Evitem distrações.

As distrações são mortais. Elas são os maiores inimigos da nossa carreira, tudo é feito para que você falhe, que não consiga cumprir com seus deveres e obrigações, mantenha o foco e seja persistente, lembre-se que todos nós somos imprescindíveis, mas ninguém é insubstituível.

Aliás, o cemitério está cheio de pessoas insubstituíveis.

Conclusão:

  • Cuide bem da sua saúde e do seu sono.
  • Alimentação é fundamental, é a base da sua energia e fortalece o organismo com suas vitaminas.
  • Faça agenda mensal, semanal e diária. A diária faça sempre numa folha de papel, determinando prioridades.
  • Devemos durante o dia dar algumas pausas para relaxar o corpo e a mente.
  • Planejar com prazos e evitar distrações na construção dos objetivos é determinante para o êxito de todos.
  • Uma última dica para seu crescimento pessoal e profissional. Crie desafios que vão exigir conhecimentos que você ainda não tem, esse esforço extra vai levar você para novo patamar.
  • Acredite em você!
6 Dicas Importantes para Organização do Tempo
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Mauricio Alex, radialista, acredita que só através da motivação pessoal conseguimos superar as armadilhas de nossas mentes. É preciso transformar as nossas crenças e nossos pensamentos em aliados para alcançarmos progresso profissional, espiritual e financeiro.