Organização do tempo: A próxima onda

Organização do tempo: A próxima onda

Tempo X Tarefas: Organizando seu tempo

Não existe estoque de tempo, o tempo perdido não pode ser recuperado, isso me faz lembrar um ditado popular – “não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje” – acho que tem muita sabedoria nele. O tempo é um recurso muito valioso, até a vida tem tempo, precisamos usá-lo da melhor forma possível ao nosso favor, organizando as poucas horas diárias de que dispomos para realizar nossas tarefas.

Como cada pessoa tem necessidades diferentes, é impossível encontrar uma única solução, porém alguns passos básicos são comuns e imprescindíveis a todos que querem ter algum controle sobre o próprio tempo, para realizar todas todas as tarefas dentro das 24 horas de um dia.

Aprender administrar o tempo é uma das ações mais importantes para qualquer pessoa poder melhorar suas chances de sucesso na vida. Precisamos saber administrar nossas atividades diárias. É imperativo para uma boa qualidade de vida.

Organização do tempo: A próxima onda

Dicas de cuidados para planejar sua estratégia de tempo

1 – Tudo começa com uma boa noite de sono. Uma noite mal dormida é fonte de estresse, além de afetar a sua saúde, pode comprometer o seu comportamento durante o dia. Procure dormir sempre de 7 a 8 horas. Algumas pessoas fazem uso da melatonina sintética como um suplemento. A melatonina é um hormônio naturalmente produzido pelo nosso corpo através glândula pineal. Vários fatores podem levar a redução desse hormônio e provocar insõnia, principalmente nas pessoas que trocam o dia pela noite.

No Brasil esse hormônio não é vendido e nem estou recomendando, precisamos saber mais sobre seus efeito, mas é uma droga muito usado hoje em dia para regular o sono de pessoas com dificuldade pra dormir.

2 – A alimentação deve ser sempre leve e balanceada, procure comer a cada 3 ou 4 horas, frutas, grãos, verduras, legumes, enfim até aqui nenhuma novidade, porém evite comida a quilo, elas são muitsa vezes expostas sem os devidos cuidados e podem ser grandes depósitos de bactérias.

Outra coisa, devemos beber muita água, mais de 1,5L por dia, de preferência com PH maior que 7,5. O PH nos diz se a águas que estamos bebendo é básica, melhor para a saúde ou se são alcalinas que são menos terapêuticas. Conseguimos ver esta e outras informações lendo os rótulos das garrafas, existem águas com PH 6, essas águas são mais alcalinas.

3 – Chegou a hora de olhar a agenda do dia e ver quais são as tarefas a serem realizadas. A agenda é sempre construída de acordo com as suas prioridades. Criei três níveis de prioridades que vão variar de acordo com a pessoa e seu tipo de ocupação.

As tarefas mais importantes, são as de prioridade “1” que devem ser escritas em um papel, numa folha avulsa mesmo, e por favor, nada de economizar papel, e que esse papel esteja sempre ao seu alcance do seu olhar assim que você comece a trabalhar, não aconselho o uso de agendas eletrônicas, por várias vezes já esqueci de consultar as anotações que coloquei ali, mas no papel nunca esqueci, uso esse tipo de agenda mas como backup, mas faço uso delas em outras tarefas com menos urgência.

As tarefas de prioridade “2” podem ser alternadas com as de prioridade “1”, porque nunca vamos conseguir resolvê-las como planejamos, na maioria das vezes dependemos de outras pessoas que podem não estar disponíveis naquele momento.

As tarefas de prioridade “3”, tipo checar e-mails, atualizar alguma coisa, conversar com colegas, também são importantes, mas podem ser realizadas perto dos momentos da pausa “obrigatória”, que são muito importantes depois de estarmos sentados algum tempo na frente de um computador.

4 – A pausa é de extrema importancia atualmente, devemos a cada 45 minutos nos levantar, relaxar, caminhar um pouco, alongar, para evitar problemas de saúde, principalmente nas articulações, muitas empresas hoje em dia incluíram a ginástica laboral para seus funcionários, como prevenção, então mexa-se!

5 – Precisamos determinar um prazo para a realização de nossas tarefas. É muito importante para o progresso do trabalho sabermos quando devemos concluí-lo. E é também nesse ponto que começa o planejamento e a racionalização do tempo para cada uma das etapas, e não podemos esquecer de deixar uma folga no plano de negócio para eventuais imprevistos, como as interrupções que acontecem durante a execução de qualquer projeto.

6 – Evitem distrações, são os maiores inimigos da sua carreira, tudo é feito para que você falhe, que não consiga cumprir com seus deveres e obrigações, mantenha o foco e seja persistente, lembre-se que todos nós somos imprescindíveis, mas ninguém é insubstituível. Aliás, o cemitério está cheio de pessoas insubstituíveis.

Conclusão:

  • Cuide bem da sua saúde e do seu sono.
  • Alimentação é fundamental, é a base da sua energia e fortalece o organismo com suas vitaminas.
  • Faça agenda mensal, semanal e diária. A diária faça sempre numa folha de papel, determinando prioridades.
  • Devemos durante o dia dar algumas pausas para relaxar o corpo e a mente.
  • Planejar com prazos e evitar distrações na construção dos objetivos é determinante para o êxito de todos.
  • Uma última dica para seu crescimento pessoal e profissional. Crie desafios que vão exigir conhecimentos que você ainda não tem, esse esforço extra vai levar você para novo patamar.
  • Acredite em você!
Organização do tempo: A próxima onda
Avalie esse artigo

Mauricio Alex, radialista, acredita que só através da motivação pessoal conseguimos superar as armadilhas de nossas mentes. É preciso transformar as nossas crenças e nossos pensamentos em aliados para alcançarmos progresso profissional, espiritual e financeiro.