Onde você deseja estar em sua vida?
Muitas vezes, pensamentos puramente realistas acabam nos guiando por um caminho onde não pretendíamos estar. A emoção e a razão devem seguir sempre em harmonia, e algo que pende apenas para um lado da balança pode tornar sua vida muito complicada de viver.
Nos campos profissional e pessoal, é importante manter-se sempre aliado às coisas que te fazem feliz, evitando levar uma rotina diferente do que você planejou seguir.
Às vezes pode parecer impossível fazer o que gostamos. Com o passar do tempo, acabamos adotando aquela postura “realista” que afirma que apenas as coisas rentáveis e práticas são “importantes”. Não se deixe influenciar por isso. Manter esse pensamento é uma forma egoísta de lidar com seus sentimentos e objetivos, deixando de lado tudo que você gosta pelas coisas que “dão futuro”.
Qual seu planejamento de vida?
Primeiramente você deve se questionar: O que eu gosto de fazer? Onde quero chegar? Para descobrir se você está no caminho certo ou errado em sua vida, é importante analisar cada segmento de sua trajetória. Você acredita que gosta do que faz? Como se sente durante seu dia? Dependendo da resposta, pode-se evidenciar sinais claros de que você precisa procurar novos interesses.
Seu planejamento de vida deve ser baseado nas coisas que você pretende fazer: seus objetivos, sonhos, metas, conquistas… Tudo que você pretende realizar em sua vida. O desenvolvimento profissional é certo quando fazemos algo que queremos, seguindo na área que nos encaixamos em gosto, habilidade e determinação.
Se você não sabe quais são seus objetivos, procure observar as coisas que sente prazer em fazer, avalie todos os tipos de atividades que você possa exercer. Desconsidere a ideia de que não é possível viver do que gostamos, pois é desnecessário passar anos de sua vida trabalhando e levando uma rotina desanimada e longe de surpreender.
Levando em consideração também o lado pessoal, tenha em mente que o descontentamento é comum acontecer eventualmente, mas não pode ser rotineiro: se sua vida com parceiros, familiares ou amigos o desagrada, não pense duas vezes em se afastar. Quem não nos acrescenta não deve ser mantido, pois pessoas assim acabam atrasando nossa vida e nos mantendo em constante insatisfação. Livre-se das maçãs podres e tome o rumo que lhe fizer sorrir, sempre.
Como buscar pelos seus sonhos?
Aquela expressão “siga seu coração” pode parecer clichê, mas é verdade. Se você deseja alguma coisa, e sente que deve alcançá-la, não hesite, faça isso sem pensar duas vezes. Você não deve ter medo de arriscar, há momentos que isso se faz necessário, pois só correndo riscos teremos a oportunidade de conhecer e fazer algo incrível.
Na busca pelos seus sonhos, você deve recorrer a sua força de vontade e seguir tentando, até que consiga atingir o que almeja. O sucesso profissional e pessoal vem quando o indivíduo se sente realizado com o que faz em sua vida, tendo prazer em sua rotina e sempre visando seu crescimento.
Conclusão
Para buscar pelos seus sonhos, siga seus instintos e lute pelo que deseja, sem se deixar abalar por pensamentos tidos como “realistas”. Busque a felicidade!
Flávio Gikovate foi um médico psiquiatra, psicoterapeuta e escritor brasileiro. ” Devemos nos preocupar menos com o futuro porque ele é incerto”.