4 sombras de pessoas comemorando a motivação em alta

10 Poderosas Ações Diárias para Manter sua Motivação Em Alta

Preservar a motivação em alta é importante para manter o foco em nossos objetivos.

Veja aqui as 10 dicas para manter a motivação em alta:

  • Mantendo o Foco em seu Objetivo Final
  • Motivação e Trabalho em Equipe com Amigos de Alta Performance
  • O que nos Move: Planejando seu Tempo
  • Plano B: Crie Planejamento de Contingência
  • Atitude Mental: Sintonizando com a sua Intuição
  • Potencial Humano: Sabendo o Valor do Meio Período
  • Lidando com Seus Medos
  • Realizando algo Agradável na Direção do Objetivo
  • Como Manter a Motivação em Alta
  • Comemore os Sucessos Realizados ao Longo do Caminho: Seja ele grande ou pequeno.

Vamos fazer isso...

1 – Mantendo o Foco em seu Objetivo Final

Ter um objetivo claro em sua mente e fortalecê-lo, vai obrigá-lo a manter o foco.

A realização ou não de seus objetivos vai determinar importantes mudanças em sua vida.

Manter a motivação pessoal mesmo quando alcançar seu objetivo, ou ele parecer estar muito longe de seu alcance é fundamental.

Todo dia faça as seguintes perguntas para se certificar de que seu objetivo final está muito claro em sua mente

  • O que você realmente quer?
  • Atingir seu objetivo vai afetar você?
  • Atingir seu objetivo vai trazer uma grande mudança em sua vida?
  • Quais serão os benefícios para você e os outros ao seu redor?
  • Quão importante é para você alcançar a sua meta?
  • Você é capaz de conseguir o que quer?
  • Você tem tempo e disposição para dedicar-se ao trabalho em direção de seu objetivo?
  • Existe um custo envolvido e ele é acessível para você?

Não deixe de anotar as respostas.

Isso ajuda a esclarecer o que o seu objetivo realmente é, e ajuda a definir os princípios envolvidos para alcançá-lo.

Tenha em mente que esse processo, apesar de cansativo, pode destacar aspectos da necessidade de uma melhor definição e clareza.

2 – Motivação e Trabalho em Equipe com Amigos de Alta Performance

Quando você já conseguiu determinar o seu objetivo (e anotou!), falar sobre ele com seus amigos, lhe dará a oportunidade de colher opiniões boas e ruins, mas que irão colaborar e servir como um grande incentivo.

O processo de expor nosso objetivo para os outros ajuda-nos a esclarecer várias fases e tópicos nos quais você talvez não tenha pensado suficientemente, ou até mesmo não tenha pensado, e pode ajudá-lo a entender melhor seu objetivo e atingir o alvo com mais perfeição.

Essas conversas podem contribuir para encontrar algo que passou despercebido e obrigar você a mudar o foco do seu objetivo se for necessário, ou até revelar uma nova abordagem que não tinha sido considerada anteriormente.

Isso vai levar você, se necessário, a rever sua meta e talvez fazer algumas mudanças.

Fazer isso é saudável e faz parte do processo de refinamento que ajuda a manter a sua motivação de longo prazo.

Quase sempre nos cursos motivacionais, é solicitado inicialmente aos participantes, que anotem em algum papel seus objetivos. Às vezes, em forma de imagem.

Nesses eventos, geralmente, as pessoas são incentivadas a formar pares com outros membros para falar sobre os objetivos.

Como cada integrante possui, ideias, informações e pensamentos diferentes, acaba vindo à tona uma enorme variedade de conteúdo interessante que pode ser adicionado ao seu projeto, tornando-o mais concreto.

Quando encontrar outra pessoa que se identifica com seu trabalho, pode surgir aí uma parceria estimulante e motivadora, que vai ajudá-los avançar.

Vários-relógios-coloridos-necessários-para-controlar-a-motivação-em-alta

3 – O que nos Move: Planejando seu Tempo

Planejar e reservar um tempo a cada dia para fazer algo para o seu objetivo pode ajudar a manter a motivação em alta enquanto você vê as coisas progredindo ainda que lentamente

Fixar prazos e metas realistas irão fazer você sentir que está gradualmente se aproximando, pouco a pouco, do seu projeto final.

Isso ajuda a manter a sua motivação em alta.

A maneira como você faz isso pode ser tão simples como dizer “até sexta-feira eu quero ter cumprido essa etapa da tarefa” ou “no meu próximo aniversário o meu objetivo é…”.

Determinar um tempo para a realização de uma etapa do projeto em seu dia, fará você perceber que está realmente fazendo progresso para atingir as metas que definiu para si mesmo.

Os planos podem estar em sua mente, mas anotá-los com os principais tópicos dentro de uma escala de tempo os tornam mais realizáveis.

Focar-se no plano, impedindo que as distrações assumam o controle da sua atitude mental, obviamente é importante e lhe dará um caminho claro a seguir para que você termine o projeto.

Escreva as etapas fundamentais em sua agenda, em uma lista, ou em um plano de projeto, e os coloque em um lugar de destaque para que você possa consultá-las fácil e regularmente.

Por exemplo, coloque o seu plano na porta da geladeira ou em seu desktop para que você possa vê-lo e revê-lo todos os dias.

4 – Crie Planos de Contingência

Precaver-se de situações inesperadas, elaborando alguns planos de contingência, poderão  ajudá-lo a seguir em frente, oferecendo alternativas para algo que não vai de acordo com o plano.

Pense nisso como a difícil decisão de sair de casa sem levar seu celular.

Você espera que naquele período não vai precisar usá-lo, mas é quase certo que vai se arrepender, em algum momento ele vai fazer falta, pode ser para tirar uma foto, vídeo, acessar algum aplicativo ou até mesmo telefonar.

Os planos “B” de contingência podem incluir o descobrimento de recursos complementares, pedir ajuda à outras pessoas, ou elaboração de diferentes prazos para o projeto.

O que seria um plano de contingência apropriado no início pode não funcionar tão bem ao se aproximar do seu objetivo, é necessário um tempo para pesquisar novas ideias para alcançar o que buscamos.

Para elaborar um plano de contingência, pense sobre o que poderia dar errado e pense em algumas opções alternativas ou diferentes escalas de tempo.

Então, você ainda será capaz de avançar mesmo quando alguns obstáculos inesperados cruzarem seu caminho em direção ao que deseja.

Quando escrevo um artigo para publicação e preciso manter minha motivação, eu uso como contingência disponibilizar mais tempo do que seja necessário para cumprir a tarefa.

Além disso, quando posso, reservo alguns dias para poder pensar com mais tranquilidade e assim ser mais criativo, não dá para esperar que minha criatividade flua constantemente!

Tenha orgulho de si mesmo

5 – Atitude Mental: Sintonizando com a sua Intuição

Ouvir sua intuição é sincronizar seus sentimentos para ver se é necessário refletir sobre outros aspectos do seu objetivo ou tarefa.

Você pode afinar a sua intuição debruçando-se sobre uma questão até mesmo durante um passeio, aquele ponto que está lhe desafiando e fica martelando em sua cabeça, merece atenção.

Quando você sintoniza sua intuição, sua mente inconsciente trabalha naquele problema para você, mesmo que você não esteja pensando constantemente sobre ele.

É importante ouvir a sua voz interior para entender que outras mensagens sua mente e seu corpo estão enviando para ajudá-lo a manter sua confiança em alta

Esteja preparado para fazer mudanças, se necessário.

Sintonizar sua intuição também pode significar prestar atenção a sua reação visceral (instintos) e perceber como se sente.

Por exemplo, se você perceber que algo não está muito bem, você precisa dar uma resposta a esse sentimento e tomar as medidas adequadas.

 6 – Potencial Humano: Sabendo o Valor do Meio Período

Permitir-se algum tempo para fazer um balanço de como você está indo, e rever o seu progresso em direção ao seu objetivo irão ajudá-lo a manter a sua motivação em alta.

Você pode verificar como está indo e fazer os ajustes necessários, para continuar a trabalhar positivamente em direção ao seu objetivo.

Por exemplo, pense num técnico de futebol que precisa no intervalo da partida mudar a estratégia de jogo do time para o segundo tempo e virar um placar adverso.

Ou um tenista que precisa dos pequenos descansos entre os sets para ter a chance no próximo período de chegar mais perto dos seus objetivos, mudando o rumo da partida.

Isso, se todos os elementos chaves não estiverem trabalhando de acordo com o planejamento.

Se você sentir que está ficando preso em uma rotina e não consegue ver progresso e acha que não está chegando em lugar algum, busque no seu desejo a motivação para chegar ao seu destino.

Permaneça com a mente forte, procure novos caminhos e rotas diferentes, apesar que fazendo isso pode levar mais tempo para chegar nos seus objetivos, mas garanto que se você se mantiver em movimento vai lhe proporcionar uma sensação melhor do que ficar parado.

Fazer uma parada na metade do tempo (simbolicamente) está permitindo que seu corpo e sua mente descansem.

Nesse meio tempo considere fazer caminhadas ou exercícios e aproveite para analisar onde você está e aonde ainda precisa chegar.

jogo-de-queda-de-braço-focado-em-motivação

7 – Lidando com Seus Medos

Algumas pessoas têm medos específicos sobre alcançar seus objetivos particulares.

Para garantir que você é capaz de se manter na direção dos seus objetivos, é importante confrontar todos os medos que você tem em sua mente e enfrentá-los assim que eles surgirem.

Se você não fizer isso, o medo atormentará constantemente e poderá comprometer o seu progresso.

Considere se alguma coisa está impedindo, retardando você, ou se aspectos do seu plano o preocupam.

Exprimir medo, problema ou preocupação em tentar responder às suas perguntas pode ajudar a esclarecer um elemento-chave que, de outra forma, poderia lhe impedir de conseguir seu objetivo.

Ao lidar com seus medos, você pode precisar fazer algo completamente diferente e estar preparado para assumir um risco, se necessário, mesmo que a sua abordagem Inicial não funcione.

O fracasso e o retorno são elementos fundamentais para a motivação de certas pessoas. O fracasso é uma ferramenta de aprendizagem em si!

Não encarar o medo impede o progresso no sentido de alcançar o seu objetivo.

8 – Realizando algo Agradável no Sentido do Objetivo

Comprometer-se com uma ação diária mantém a sua tarefa e o objetivo em sua mente e garante que você alimente seu projeto com regularidade, assim como você come regularmente todos os dias para manter sua energia e bem-estar.

Não só é importante fazer algo para sua meta a cada dia, mas certificar-se de que o que você faz é prazeroso e o ajuda a manter a sua motivação em alta para alcançar suas metas.

Divertir-se e sentir-se feliz no que faz, garantindo que você está sorrindo e trazendo alguns elementos de diversão, sempre ajuda a manter as pessoas em um estado de espírito positivo.

Fazer alguma coisa, por menor que seja, a cada dia, ajuda você a realizar lentamente suas tarefas.

São os pequenos passos que vão levar você para a próxima fase.

Uma simples atitude como procurar informações sobre como executar e cumprir uma determinada tarefa será sempre mais um passo em direção à realização final.

Todos os objetivos, grandes ou pequenos, são alcançados com a união de uma série de passos menores.

Subir a “montanha” dando um passo de cada vez, ajuda a manter a sua motivação em alta.

 9 – Como Manter a Motivação em Alta

Manter a sua confiança em alta e dar impulso a sua autoestima pode ajudar a mantê-lo nos trilhos.

Dar um tempo para rever seus êxitos pode lhe dar esse impulso e incentivá-lo a continuar a progredir, especialmente durante o momento em que sua energia está em baixa.

Considere a possibilidade de qualquer outra coisa que possa aumentar a sua confiança para atingir o objetivo ou sua tarefa, como falar do seu progresso com uma colega em quem você confia, para receber alguns elogios e incentivos.

Consulte as perguntas que respondeu no tópico anterior “Mantendo o foco em seu objetivo final” sobre certificar-se de que seu objetivo é claro.

E lembre-se de que você já decidiu que este objetivo é perfeitamente viável.

E pense diariamente de que você pode fazê-lo!

 10 – Comemore os Sucessos Realizados ao Longo do Caminho

 Comemorar suas vitórias durante a jornada até ao final do projeto, manterá sua mente motivada em suas tarefas.

Recompensas são particularmente importantes para encorajá-lo a seguir em frente, se você começar a se sentir em baixa a qualquer momento.

Escolha as recompensas que são pessoalmente motivadoras para você, elas são diferentes para cada pessoa.

Você pode vincular recompensas às etapas fundamentais.

Por exemplo, se sua meta é perder peso, peça a um amigo para tirar uma foto de você depois de cada quilo de peso perdido.

Cole a foto no espelho do seu banheiro, para que você possa ver e ter orgulho de seu progresso todos os dias.

Crie uma recompensa para você, ela servirá como uma grande motivação, para lembrá-lo de que seus esforços valem a pena.

Manter a sua motivação em alta é preciso!

10 Poderosas Ações Diárias para Manter sua Motivação Em Alta
5 (100%) 9 votes

Mauricio Alex, radialista, acredita que só através da motivação pessoal conseguimos superar as armadilhas de nossas mentes. É preciso transformar as nossas crenças e nossos pensamentos em aliados para alcançarmos progresso profissional, espiritual e financeiro.