Jeff Bezos dono do site Amazon

Será que o site Amazon vai dominar o mundo um dia?


O site Amazon cresce e supera o Google em pesquisa de produtos

Uma pesquisa realizada pela PowerReviews no segundo semestre de 2016 mostrou o site Amazon US na frente do Google em número de buscas por produtos no varejo on-line.

A diferença para o Google Shopping é pequena, mas a guerra pelos consumidores promete.

O estudo revela que 40% dos americanos iniciam suas pesquisas pelos produtos diretamente do buscador do site Amazon.

Entre os motivos estão: as ofertas, a diversidade de produtos, o frete grátis, os bons negócios, a pesquisa inteligente e a perfeita integração com os smartphones.

O comércio eletrônico cresce a taxas de 20% ou 30% ao ano. Os americanos já compram até sabonete e pasta de dente pela internet

 A experiência do usuário

A grande variedade de produtos significa inúmeras opções que cabem no interesse do cliente.

Outro fator importante é o histórico de compras dos clientes no site da amazon, quanto mais informações o buscador possui sobre esse usuário, mais chances têm de oferecer a ele produtos que possam interessá-lo.

Outro ponto forte, que faz do site Amazon quase imbatível em relação aos seus concorrentes, é o conteúdo gerado pelos próprios usuários, como a classificação de produtos, resenhas, perguntas e respostas.

Close de Jeff Bezos site amazon

Jeff Bezzos

Jeffrey Preston Bezos gosta de pensar que a maioria de seus 250 milhões de clientes tem um grande amor por ele e por sua empresa, a Amazon, retratada no livro “The Everything Store: Jeff Bezos and the Age of Amazon” lançado no Brasil com o título: “A Loja de tudo…”.

A gigante Amazon está transformando a maneira de vender livros, filmes, games, softwares, materiais de jardinagem, móveis e mais uma quantidade infinita de produtos, desafiando o varejo tradicional off-line e o on-line em todo o mundo.

A Amazon procura vender produtos mais baratos que a concorrência, conseguindo através de duras negociações com os fabricantes e produtores, preços altamente competitivos e bem favoráveis à empresa.

Embora tenha começado do zero, sem nenhum cliente, hoje eles já somam quase um quarto de bilhão, conquistados em apenas duas décadas.

Bezos afirma que escreveu seu “Business Plan”, plano de negócios, durante uma viagem de Nova York a Seattle há 21 anos, um voo de 6 horas e 10 minutos de duração.

Assim como o visionário Steve Jobs, o determinado e motivado Jeff Bezos também transforma e cria mercados.

Bezos, ou Tim como era conhecido na escola, está sempre em busca da perfeição, o foco da sua empresa são os clientes, isso para ele é inegociável, seus produtos digitais são entregues em segundos e os físicos em um par de dias.

Entretanto ele promete num futuro próximo entregar o produto ainda no mesmo dia da realização da compra, em princípio nas localidades mais próximas aos depósitos da Amazon.

No dia 7 de dezembro de 2016 o site Amazon anunciou sua primeira entrega de produtos feita por drones.

Esse momento foi registrado pelo próprio Jeff Bezos, em sua conta no twitter.

Os primeiros produtos que foram entregues pelo ar foi um aparelho Amazon Fire TV, e um saquinho de pipoca, pedido realizado por Richard B., morador de Cambridgeshire, na Inglaterra.

Amazon Prime Air

A demanda crescente justifica uma frota própria de aviões cargueiros

No final do ano 2016, a Amazon informou que fará um grande investimento em 40 aviões cargueiros, para que suas mercadorias cheguem mais rapidamente a seus clientes.

Em janeiro de 2017, a empresa anunciou investimentos de US$ 1,49 bilhão em um centro de distribuição perto de Cincinatti, de onde vai partir a maioria dos voos nos EUA.

Avião cargueiro; Imagem site Amazon

Como o foco da Amazon é a satisfação dos seus clientes, ela precisa de muita criatividade para conseguir manter seu posicionamento a frente da concorrência e com isso levar aos seus clientes a melhor experiência possível em uma compra.

Temos que reconhecer a coragem e a ousadia do empresário Jeff Bezos, que resolveu colocar a Amazon.com para disputar espaço com a Wal-Mart, uma mega rede de lojas de varejo e com a Apple, fabricante de produtos eletrônicos que são o sonho de consumo da maioria das pessoas que vivem nas grandes cidades.

Bezos criou o Kindle Fire, uma espécie de “Ipad” da Amazon e lançou também um smartphone batizado de Amazon Fire Phone, é bom lembrar que o mercado de celulares inteligentes atualmente é dominado pela empresa Coreana Samsung.

Como grande idealista, Jeff Bezos não parou por aí, lançou alguns anos atrás a Amazon Web Service, serviço de computação nas nuvens e provedor de serviços de dados onde atua outro gigante, a IBM.

Jeff Bezos leva ao extremo sua consideração pelos seus clientes, que criou um endereço de e-mail público só para eles, jeff@amazon.com.

Dizem que ele lê várias das reclamações de seus clientes, e depois encaminha para alguns de seus funcionários de confiança, com um desenho de um ponto de interrogação, símbolo que avisa para seus comandados darem total atenção à mensagem.

Geralmente eles contam com algumas horas para resolver o problema, essa foi a maneira escolhida por Jeff Bezos para ter certeza que seus clientes serão ouvidos na Amazon.

Segundo Jeff, a Amazon está alicerçada em três pilares, que torna a empresa realmente diferente: um forte foco no consumidor, pensamento no longo prazo e a criação de novas oportunidades, é muito difícil encontrar empresas com esse mesmo espírito animal.

“Espírito animal – um impulso espontâneo para a ação, ao invés da inação.” John Maynard Keynes 

Em maio de 2017 essa gigante do varejo on-line teve suas ações cotadas perto dos 1 000 dólares por ação, estima-se que a fortuna atual do fundador da Amazon Jeff Bezos, seja de 85 bilhões de dólares.

E não deve parar por aí, segundo alguns analistas de Wall Street. A Amazon acaba de inaugurar uma livraria física em Nova York.

Com valor de mercado de US$ 476 bilhões, A Amazon vale mais que o dobro da Walmart, seu principal concorrente, que atualmente vale US$ 236,9 bilhões.

Nesse mesmo dia do mês de maio de 2017 a Netflix alcançou o valor de mercado de US$ 70 milhões de dólares. Mas Jeff Bezos promete que a vida da rival não vai ser nada fácil.

Em dezembro de 2016, Jeff expandiu para mais de 200 países a Amazon Video, inclusive para o Brasil no site Amazon BR. Assim como a Netflix, o serviço de streaming de vídeo da Amazon oferece séries e filmes originais como The Grand Tour e Mozart in The Jungle e produções de outras produtoras, como Mr. Robot e Seinfield.

Jeff Preston Bezos tem uma personalidade diferente, extremamente focada, acreditou com muita força, na revolução que a internet traria, sonhou muito com tudo que está construindo, conquistando vários dos seus objetivos e metas, com coragem e muita determinação, motivando sempre seus pensamentos.

Foguete da Blue Origen. Imagens site Amazon


Suas ambições são grandes como seus sonhos, carrega dentro de si o desejo de aumentar os limites de conhecimento científico, financia sua própria fabrica de foguetes, a Blue Origin e em 2013 comprou o jornal The Washington Post com a ideia de recriar os meios de comunicação.

 

“Ainda há muito a ser inventado.
Muita coisa nova ainda vai acontecer.
Ninguém ainda faz idéia do impacto que a internet produzirá
e de que em muitos aspectos estamos apenas no primeiro dia”.
Jeff Bezos

Será que o site Amazon vai dominar o mundo um dia?
4.6 (91.43%) 7 votes

Mauricio Alex, radialista, acredita que só através da motivação pessoal conseguimos superar as armadilhas de nossas mentes. È preciso transformar as nossas crenças e nossos pensamentos em aliados para alcançarmos progresso profissional, espiritual e financeiro.