Jack Ma – Fundador do Alibaba e AliExpress

Jack Ma – Fundador do Alibaba e AliExpress

Muita gente já ouviu falar do Alibaba e aqui no Brasil do AliExpress, empresas de tecnologia chinesa que atualmente valem mais do que algumas das mais famosas e importantes empresas do mundo, como o e-Bay, por exemplo.
Mas o que talvez pouca gente saiba é que a empresa Alibaba surgiu de modo despretensioso pelas mãos de chinês de origem humilde chamado Jack Ma, que atualmente é principal articulador da empresa.

Portanto, vamos conhecer um pouco mais sobre a trajetória incrível de Jack Ma, de garoto de origem humilde do leste da China a um dos homens mais importantes e ricos do mundo.

As origens de Jack Ma

Jack Ma, o homem forte por trás do conglomerado de tecnologia Alibaba nasceu no leste da China, numa cidade chamada Hangzhou, sendo o segundo de um total de 3 filhos de um casal artistas tradicionais.

Apesar das origens humildes, o jovem Jack, já com 10 anos, por conta de seu interesse por falar inglês decidiu que o melhor para aprender o idioma seria praticar com turistas estrangeiros.

Pois para colocar isto em prática, ele partia todos os dias numa pequena jornada de bicicleta até o Hangzhou Hotel, onde vários turistas estrangeiros se hospedavam, para que pudesse praticar conversando com eles.

Dificuldades com matemática

Apesar de ser praticamente um autodidata no que diz respeito a aprender a falar inglês, o fato é que Jack Ma sempre apresentou muita dificuldade para aprender matemática.
E por conta disto, ele quase não conseguiu realizar seu sonho de cursar uma faculdade, foi rejeitado nada menos que 10 vezes pela Universidade Harvard,  a universidade só viria após 3 tentativas prestando o Exame Nacional de Admissão para o Ensino Superior.

Ele cursou a faculdade de pedagogia, mesmo assim foi rejeitado em mais de 30 empregos. Quando a KFC chegou à China 24 pessoas participaram de uma entrevista de emprego, 23 foram contratados, ele foi o único que não conseguiu a vaga. Com certeza todas essas rejeições o tornaram resiliente e acabaram levando Jack Ma ao sucesso.

Para Jack a mensagem do filme Forrest Gump é muito inspiradora: “Um cara simples que não desiste nunca”.

O tino para os negócios

Jack nunca negou que sua trajetória até o topo nos negócios foi repleta de dificuldades e teve que engolir muitos sapos junto com a avalanche de rejeições e decepções.

Jack Ma sempre apresentou uma afinidade maior para com os negócios, rapidamente ele começou a se aproximar do mercado de ações, aproveitando o crescimento econômico sem igual que a China passou a experimentar.

jack-ma-dono-alibaba-no-lancamento-das-acoes-da-empresa-nyse

Sempre explorando outras atividades em seu tempo livre, Jack Ma acabou por trabalhar com a venda de medicamentos, além de também ter participado da fundação de uma empresa de tradução e de também começar a trabalhar com ações.

É nesta época que o jovem Jack Ma percebe que há grandes chances de ganhar dinheiro aproveitando o bom momento econômico chinês, e ele acaba por cunhar a frase que ficaria famosa: “Se eu não estiver milionário quando chegar aos 35 anos, por favor, me mate!”.

A fundação

Em 21 de fevereiro de 1999 o ambicioso Jack Ma convidou nada menos do que 17 amigos para participar de uma reunião que mudaria a história do mercado de informática chinês. Ele disse que desejava ter uma empresa de internet e que a China, com todo o crescimento que experimentava, também precisava de uma empresa nesta linha.

Por isso, criou a Alibaba, que ganhou este nome por conta do personagem clássico, que era “um jovem que estava disposto a ajudar os outros”. O resto, entrou para a História.

AliExpress

O fundador do grupo Alibaba e do AliExpress, um site parecido com o Mercado Livre, fez de Jack Ma, o homem mais rico da China, com um patrimônio de 21,8 bilhões de dólares.

O AliExpress atualmente é o queridinho do Brasil, sua popularidade se deve principalmente pelo preço baixo dos produtos ali vendidos. Vários artistas brasileiros investem em superlojas na internet adquirindo mercadorias na Aliexpress para seus fãs.

O site AliExpress merece um artigo inteiro sobre como você pode conseguir comprar mesmo com a alta do dólar bons produtos.

No fórum econômico de Davos no inicio de 2015,Jack Ma, numa entrevista dada a Charlie Rose, num grande momento de inspiração ele foi na veia: “Já que fui rejeitado por Harvard 10 vezes! Talvez eu deva ir ensinar lá no futuro. Assista a entrevista, onde ele conta sua trajetória e seus planos para o futuro.

Jack Ma – Fundador do Alibaba e AliExpress
4 (80%) 1 vote

Mauricio Alex, radialista, acredita que só através da motivação pessoal conseguimos superar as armadilhas de nossas mentes. É preciso transformar as nossas crenças e nossos pensamentos em aliados para alcançarmos progresso profissional, espiritual e financeiro.