michael-dell-ceo-dell-incorporated

Império de Michael Dell

Como Michael Dell construiu seu império e quais são os próximos passos da sua empresa.

“A tecnologia é sobre a ativação do potencial humano”. Esta frase foi dita por Michael Dell, o grande empresário norte americano, de 49 anos, fundador da Dell Inc. Tido com um dos mais notáveis CEOs da atualidade, Dell é um bilionário brilhante que tem muito a ensinar aos novos empreendedores. Vamos saber um pouco de como ele construiu seu império e quais são os próximos passos da sua empresa!

O início

Quando ainda estava na universidade, em 1984, Michael resolveu montar uma empresa de computadores. Com 19 anos apenas, um a vontade louca de crescer e 1000 dólares na carteira, ele deu início ao projeto. A empresa se chamava PC´s Limited. Em seu quarto, Dell começou a construir computadores com componentes comprados em estoques. Foi dado o primeiro passo!

michael-dell-e-seu-primeiro-computador

O primeiro produto

Um ano depois, a empresa lança seu primeiro computador: o Turbo PC. Com processadores Intel 8088 com a velocidade de 8 MHz, o protótipo foi anunciado em revistas de informática americanas para venda a consumidores finais. O comprador ainda tinha a possibilidade de escolher a configuração.

O sucesso

Isso tornou os computadores de Dell com preço mais competitivo, além do modo de compra ser mais conveniente. Muita gente passou a adquirir os computadores. Com o sucesso do empreendimento, Michael abandonou a faculdade para administrar seu negócio em tempo integral (isso parece familiar?). No primeiro ano, a companhia faturou cerca US$ 6 milhões brutos.

O surgimento do império

Em 1987, uma filial da PC´s Limited foi fundada no Reino Unido. Nos quatro anos seguintes, outros 11 países também receberam filiais. Em 1988, 4 anos depois da fundação, a empresa adotou o nome de Dell e faturou-se 180 milhões de dólares no primeiro dia de oferta abertas a ações.

Os anos seguintes

Nos anos noventa a Dell Computer depois de tentar vender seus produtos em grandes lojas especializadas em computadores sem grande sucesso, então Michael Dell resolveu vender os seus produtos direto ao consumidor, essa estratégia se revelou um grande sucesso, o próprio consumidor poderia fazer as suas configurações personalizadas, com essa novidade as vendas da Dell explodiram de imediato, levando a empresa para um patamar mais alto ainda.

. Em Alguns anos depois, em 1992, a Dell Computer Corporations foi incluída na lista das 500 de maiores companhias do mundo destacadas pela revista Fortune.

Em 2004 Michael Saul Dell perdeu o posto de CEO para Kevin B. Rollins e a empresa tem tido anos difíceis. Em 2006 a Dell Inc. perdeu a liderança para HP e logo depois a empresa teve que fazer recall de mais de 4 milhões de baterias de um laptop de sua fabricação que apresentava risco de incêndio. Logo em seguida Michael recupera o seu posto.

Em 2013 Michael Dell junto com a firma Silver Lake Partners de investimentos compraram de volta as ações da Dell que estavam com o público, ele queria ter a empresa novamente em suas mãos para dar novos passos e se concentrar em gerar mais valor para os clientes. Michael em uma entrevista a Bloomberg.com no dia 4 de dezembro de 2014 comenta que com a privatização da companhia, ele agora tem 20 por cento a mais de tempo livre e que pode focar melhor na estratégia de longo prazo.

Os próximos passos

Acompanhando as ultimas noticias, podemos constatar que o objetivo da Dell é ultrapassar seus maiores concorrentes HP e IBM. Recentemente Michael deu uma palestra no Texas revelando seus planos a plateia. Ele fala novamente sobre a privatização e como esse passo foi importante para a Dell, permitindo melhores investimentos nos produtos da empresa e no crescimento sustentável dos negócios. Apesar da turbulência no setor e a entrada da empresa chinesa Lenovo nos mercados ocidentais após a compra da divisão de PCs da IBM, Michael Dell continua confiante e acredita que a venda de PCs ainda é muito lucrativa. Falou, tá falado!

Conclusão

Queria saber porquê a Dell não entrega o computador que comprei conforme combinado, acho que Michael Dell precisa de menos tempo livre, ou tenho alguma coisa haver com a estratégia de longo prazo da empresa.

Império de Michael Dell
Avalie esse artigo

Mauricio Alex, radialista, acredita que só através da motivação pessoal conseguimos superar as armadilhas de nossas mentes. É preciso transformar as nossas crenças e nossos pensamentos em aliados para alcançarmos progresso profissional, espiritual e financeiro.