Food Truck: Como montar seu restaurante

Food Truck: Como montar seu restaurante

Food Truck! No Brasil, o sucesso desses pequenos trailers adaptados tem sido uma grande tendência entre os novos microempresários interessados em investir no ramo alimentício. A atividade se tornou a única renda de diversas famílias, apesar de seu começo ter sido como uma “renda extra”.

Com a constante busca de pessoas por uma comida preparada artesanalmente e totalmente diferente da comida servida nas refeições cotidianas, os food trucks acabaram, então, caindo na boca do povo, literalmente.

Food truck numa van vermelha ao entardecer.

O sucesso dos food trucks deve-se a sua quebra da rotina. Alimentos diferentes, preparados de uma maneira diferente e, muitas vezes, servidos de uma forma diferente. Esse é o segredo: a originalidade. Food trucks reservam originalidade e transparecem isso na comida servida e – um detalhe importante – no design do pequeno trailer acoplado, geralmente, na traseira de uma Kombi.

O design é de suma importância para o sucesso do food truck. Cores vivas e relação com o que se é servido. São dois ótimos pontos para se guiar quando a pintura e a montagem do trailer forem realizadas. Incrementar um vermelho com um amarelo vívido que chamem a atenção do cliente para hambúrgueres artesanais acompanhados de um chope, também artesanal, digamos. Ou ainda, adicionar um sombreiro (típico chapéu que representa o México à primeira vista) no topo do trailer para chamar a atenção para os deliciosos tacos e nachos servidos pelo trailer, por exemplo.

Food Truck da Le Vin patisserie

Claro, esses são apenas exemplos que podem ser utilizados para deixar seu trailer com a cara que todos adorariam ver. A propagação do negócio depende de sua imagem, e claro, sua comida. A comida deve ser algo original e, de preferência, exótica. Comidas típicas de outros países é uma ótima forma de sucesso para o food truck. Combinar a comida típica com um design que remeta ao país de origem faz com que quem experimente um prato, sinta como se estivesse visitando outro país.

  • Regulamentação

O food truck parece bem simples se lido apenas os quatro parágrafos anteriores, porém é algo que requer algumas regras preestabelecidas pelo DETRAN e DENATRAN para circularem com sua beleza alternativa. Segundo as exigências desse órgão, a infraestrutura deve conter uma cozinha de um tamanho considerável que comporte a preparação, comercialização e higiene dos alimentos. Tudo isso sendo inspecionado para ser aprovada sua estrutura para preparação dos pratos.

Apenas São Paulo e Rio de Janeiro possuem uma legislação regulamentada para cozinhas sobre rodas e suas especificações higiênicas. Porém ambas em fase de implantação. A demarcação das leis exige do proprietário dos veículos as seguintes regulamentações:

  •  Anvisa

Segundo regulamentação da Anvisa, todos os funcionários atuantes no food truck devem se manter em totais condições de higiene, mantendo mãos cobertas, toucas de proteção que prenda o cabelo e aventais que impeçam a contaminação dos alimentos.

food-truck-tapi-de-tapioca

  •  Bombeiros

Para os proprietários de truckers, a regulamentação pelos bombeiros é a mesma da supervisão para eventos. Caso haja utilização de gás, energia elétrica e produtos químicos, o departamento de bombeiros deve estar a par de toda a situação que ocorre no truck.

Um food truck é uma ótima fonte de renda e forma de independência financeira para quem deseja seguir rumo ao sucesso. Ser um futuro microempresário requer arriscar e tentar, porém é um bom tiro de investimento, devido ao crescente sucesso do ramo de food trucks no Brasil.

Reportagem sobre comida de rua gourmet em São Paulo. Veja.

Food Truck: Como montar seu restaurante
Avalie esse artigo

Mauricio Alex, radialista, acredita que só através da motivação pessoal conseguimos superar as armadilhas de nossas mentes. É preciso transformar as nossas crenças e nossos pensamentos em aliados para alcançarmos progresso profissional, espiritual e financeiro.