Foto de Walter Mattos

Design: A praia de Walter Mattos

Design é uma palavra inglesa para desenho. O designer gráfico cria e desenvolve projetos gráficos ou de comunicação visual.Cria também a concepção de objetos ou peças que vão ser produzidas em grande escala. A Apple tem no design um ponto bastante forte de marketing.

Uma das ferramentas de comunicação mais poderosas da atualidade é sem nenhuma dúvida a internet. Cada vez mais popular e cheia de novas possibilidades essa rede ganha status não só de revolucionária, mas também de meio profissional a ser respeitado e explorado.

A internet nos aproximou de pessoas de diferentes áreas profissionais, hoje temos a possibilidade de conhecer novas pessoas e novos talentos que vai muito além da nossa área de atuação profissional. Existem muitos brasileiros talentosos que começam a aparecer graças a Web.

Capa do livro quanto custa meu design

Livros da biblioteca.

Alguns dos grandes talentos brasileiros utilizam a internet para ganhar força muito além de seus escritórios, conquistando assim novos horizontes em suas carreiras. Um exemplo disso é o Designer Gráfico Walter Mattos que expõe seus trabalhos na rede e tem um canal de comunicação sólido para contatos profissionais e informais por meio de seu site oficial.

Para quem não conhece Mattos, saiba que estamos falando de um dos grandes nomes atuais em seu segmento. Em seu currículo ele conta com trabalhos desenvolvidos para marcas como L’oréal, Instituto Cervantes e Biblioteca Nacional, entre outros.

De acordo com o próprio profissional, sua atuação é baseada em sua especialidade de criar identidade para marcas, tais ações sempre praticadas com paixão e dedicação para que, por meio de seu trabalho, seja possível realmente transmitir a mensagem do cliente de forma correta.

Walter Mattos é familiarizado com o desenho desde quando era criança, mas apesar de toda essa familiaridade, o profissional chegou a considerar outras carreiras antes de entender exatamente o que era “design”. Porém, após ser apresentado à profissão e as suas rotinas, em meados dos anos 2000, Mattos se rendeu e acabou se formando em Design Gráfico no ano de 2006. Depois de conseguir sua formação, o profissional afirma que cerca de 3 anos se passaram até que ele conseguisse realmente entender qual era sua real paixão dentro de sua profissão, já que ele gostava e se identificava por diversos segmentos.

Dentro da busca, ele atuou como professor, época em que também se dedicou a estudar construção de grides. Depois disso, o profissional começou a atender uma série de pedidos de criação de marca, processo que ele conseguiu operacionalizar exatamente como uma construção. E é dentro deste meio que Walter Mattos atua até os dias atuais.

Manual de identidade visual

Vale muito a pena conhecer o portfólio do Walter em www.waltermattos.com/portfolio/. Você vai se surpreender ao clicar nas imagens dos seus trabalhos. Ele simplesmente mostra para você como num manual de identidade visual, toda a construção de cada trabalho. Como criou o logotipo, a comunicação da empresa, tudo muito bem detalhado, para esse profissional é muito importante dividir com as pessoas o conhecimento.

Portfólio design de Walter Mattos

Presença Digital

Capa do livro LayoutDentro do site oficial do designer existe um blog para os interessados em absorver os conhecimentos do profissional. Segundo ele, tal iniciativa foi viabilizada atendendo aos pedidos de alguns amigos que sabiam o quanto Mattos estudava e que por isso gostariam de ter mais dicas e reflexões sobre o trabalho que ele exerce.

Além do blog que conta com publicações constantes do profissional, Walter Mattos também tem um canal no Youtube, chamado Walter Mattos Vídeos. Neste espaço, que segundo Mattos é uma extensão de sua plataforma de compartilhamento de dicas, são abordadas questões editoriais, além de contar com tutoriais que auxiliam no domínio de programas importantes como Photoshop e Illustrator.

Neste espaço de compartilhamento de vídeos fica clara também a preocupação do designer em se fazer entender, já que todos os seus conteúdos contém legendas em português, além de serem disponibilizados também como artigos em seu site, facilitando o acesso de pessoas com problemas auditivos ou até mesmo de outras pessoas que não podem assistir os vídeos por qualquer outro motivo.

“Se você quer ser um bom profissional de design estude, compreenda o papel do design na sociedade e, se descobrir nele uma paixão, continue estudando.”  Walter Mattos

 

Vídeos Tutoriais

No Youtube, em seu canal de vídeos Walter Mattos, encontramos informações interessantes e diferentes sobre design gráfico. Mattos além de disponibilizar os vídeos, publica também a versão transcrita dos vídeos. Dessa maneira, as pessoas podem conferir o conteúdo sem ter que carregar o vídeo.

Agora aconselho você a pegar uma xícara de café e assistir ou apreciar, como você quiser, a essas verdadeiras aulas de design gráfico.

Desvendando a técnica de M.C. Escher.

Os segredos da harmonia no design de páginas.

Geometria pra que se eu já sei Illustrator?

Proporção áurea: ferramenta ou mito?

Dicas e atalhos úteis de Illustrator.

Design: A praia de Walter Mattos
Avalie esse artigo

Mauricio Alex, radialista, acredita que só através da motivação pessoal conseguimos superar as armadilhas de nossas mentes. É preciso transformar as nossas crenças e nossos pensamentos em aliados para alcançarmos progresso profissional, espiritual e financeiro.