Surfista descendo uma grande onda

6 dicas para desenvolver coragem

A primeira atitude é desenvolver coragem para vencer a maioria dos nossos medos.

1 – Saber dizer não

O medo de sermos rejeitados cada vez que falamos não para um amigo, parente ou colega de trabalho, não é uma verdade, devemos ter coragem de dizer não e ainda assim sermos admirados pelo outro.

Mas é importante saber que você só pode ajudar alguém se você consegue se ajudar primeiro.

Quando recebemos alguma solicitação, devemos ponderar se podemos realizá-la, se a nossa conclusão for negativa, devemos ter coragem e explicar de maneira honesta o porquê do não, isso é muito importante, precisamos impor limites em nossas relações.

Agora, se depois das explicações o outro não ficar satisfeito com elas, porque quem pede algo com a certeza de que vai ser atendido, tende a ficar chateado com o não e mudar até seu relacionamento com você, cabe a você julgar a relevância desse relacionamento.

Afinal, numa convivência sadia, todos devem ter o direito a liberdade de se expressar.

 

“A fraternidade forçada destrói a liberdade.”
Frederic Bastiat

 2 – Persistência

Muita persistência, obstinação e perseverança,  são essas ideias firmes e constantes de alguma coisa que desejamos muito conseguir colocar em prática, apesar de todas as dificuldades que vão aparecer pelo caminho.

A persistência é uma virtude “divina” e determinante para alcançar o sucesso, o objetivo. A vontade, a motivação e a atitude das pessoas vão determinar o quão obstinado elas são. Sei que não é uma tarefa fácil, normalmente as pessoas desistem ao se depararem com as primeiras dificuldades.

E para complicar mais ainda, existe o medo das mudanças, as mortais rotinas e a luta diária contra o desânimo, que vem quando os resultados positivos demoram a chegar.

Atitudes importantes para ajudar a ser persistente:

1.    Focar em uma coisa de cada vez, isso fará com que nossa atenção esteja totalmente voltada para os nossos objetivos de vida e para os resultados a serem atingidos.

2.    Considerar as derrotas como parte do processo, sabendo que mais tarde elas farão parte da história das nossas conquistas, acredite nisso, elas são muito menos desanimadoras do que parecem.

3.    Pense mentalmente nos seus objetivos, como se já tivesse acontecido. É um exercício excepcional. Tudo começa em nossas mentes.

4.    Nas dificuldades, respirar fundo, relaxar, namorar, comer uma boa comida, fazer a atividade que você quiser.

“Você só precisa fazer algumas poucas coisas certas na vida – desde que não faça muitas erradas.”
Warren Buffet – Investidor americano

 Coragem de um homem chegando no cume de uma montanha congelada

3 – Agradar a todo mundo?

Se todos gostam de você meu amigo, sinto informá-lo que existe alguma coisa errada.

Inimigos sempre vão existir e servem pra nos manter alerta e ajudam a melhorarmos como pessoas.

Nunca tente forçar amizade com pessoas que não são simpáticas com você.

Aceite simplesmente a situação e aproveite as críticas. Não adianta, nem todo mundo, por mais que se esforce, vai gostar de você. Tenha coragem de aceitar isso.

 

“Não conheço nenhuma fórmula infalível para obter o sucesso, mas conheço uma forma infalível de fracassar: tentar agradar a todos”.
John Kennedy

 4 – Desenvolva a autoestima e o autoconhecimento

A autoestima começa na infância e permanece com a gente a vida toda com suas oscilações de humores, influenciando nossas emoções, é muito importante entender e tratar essa questão.

Algumas dicas: pense positivo, enumere seus pontos fortes e valorizando cada um deles, comemore pequenos sucessos, é necessário desenvolver coragem para eliminar os pensamentos negativos em momentos de fraqueza, não leve a sério os sentimentos negativos que tenha com alguém, com algo que tenha que fazer, simplesmente faça o que tem que ser feito.

Aprenda a rir, não leve as coisas a ferro e fogo, tenha atitude, a indecisão só atrapalha, se errar comece de novo, todos que venceram erraram bastante, mas eram proativos.

“Se você não é teimoso, vai desistir de fazer experiências muito cedo. E se não for flexível, vai bater de cabeça na parede e não vai encontrar uma solução diferente para seus problemas.”

Jeff Bezos – fundador da Amazon.com

5 – Ousadia

Vamos definir aqui esse conceito através de 7 frases ditas por  personalidades ao longo do tempo.

1 – “Seja corajoso e forças poderosas virão em seu auxílio.” Basil King – Sacerdote canadense

2 – “Perca com classe, vença com ousadia, por que o mundo pertence a quem se atreve.” Charles Chaplin – Ator

3 – “Qualquer coisa que você possa fazer ou sonhar, você pode começar. A ousadia tem genialidade, poder e magia em si.” Johann Goethe – Escritor alemão

4 – “Toda e qualquer mudança é um avanço, um passo à frente, uma ousadia que nos concedemos, nós que tememos tanto o desconhecido.” Martha Medeiros – Escritora

5 – “Ousadia. Uma das qualidades mais notáveis de um homem com segurança.” Ambrose Bierce – Crítico satírico, escritor e jornalista americano

6 – “Ganhe o respeito dos demais tendo a ousadia de ser você mesmo.” Dr. House é um personagem da série norte-americana House

7 – “O mundo tem muitas coisas boas a oferecer para quem tem a ousadia de buscar.” Zíbia Gasparetto – Escritora espiritualista

6 – Poder da ação

Quando entramos em ação, nos expomos aos erros, às críticas, aos arrependimentos e ao fracasso.

Agora, a falta de ação não é uma vacina que vai nos imunizar e nem nos curar dessas situações, independentemente do que fizermos.

A mudança, o desconhecido, traz insegurança que faz com que algumas pessoas congelem literalmente em suas crenças,  e não conseguem partir para ação, o medo de arriscar e abrir novos horizontes para suas vidas, ficam paralisadas e desistem de buscar novos caminhos.

Desenvolver coragem é preciso e necessário.

Imperdível: Guga que desafiou os melhores tenistas do mundo e um bate papo com Jorge Paulo Lemann.

6 dicas para desenvolver coragem
4.9 (97.5%) 8 votes

Mauricio Alex, radialista, acredita que só através da motivação pessoal conseguimos superar as armadilhas de nossas mentes. É preciso transformar as nossas crenças e nossos pensamentos em aliados para alcançarmos progresso profissional, espiritual e financeiro.