Desempenho, energia e atenção

Estratégia de desempenho máximo: energia, tempo e atenção

Nós todos podemos ter um desempenho efetivo e produtivo se conhecermos a melhor maneira de administrar nossa energia, nosso tempo e focar nossa atenção.

Todos esses três “elementos” são imprescindíveis se quisermos ter um desempenho profissional de alto nível em nossa profissão e alcançar através de nossos esforços os resultados esperados, sem aquela ansiedade social.

Tony Schwartz, jornalista americano e autor de livros de negócios, inclusive um deles escrito em 1987, fala do empresário Donald Trump, que se tornaria 30 anos depois de sua publicação o presidente dos Estados Unidos.

O livro “Trump: A Arte da Negociação” credita a Tony Schawartz a coautoria do livro, mas na verdade Tony foi o ghostwriter de Donald Trump, que o contratou para escrever a obra.

Tony Schwartz era um estudioso e dedicou parte de sua vida para tentar compreender como as pessoas usavam sua energia diariamente.

No livro “The Power of Full Engagement” ele recomenda que orientemos nossa energia para o desempenho máximo.

“O número de horas em um dia é fixo, mas a quantidade e a qualidade de nossa energia acessível não são”, diz Schwartz.

Estratégia de desempenho máximo. Imagem sala de briefing

O gerenciamento do nosso tempo é muito mais difícil do que parece, se você não consegue usar sua energia de maneira correta para atingir seus propósitos, você raramente conseguirá atingir o desempenho máximo.

Existem pessoas que são muito boas em administrar o tempo e possuem bastante energia, porém frequentemente ficam distraídas pensando na vida sem nenhuma atenção básica, ou seja, procrastinando, atrasando suas tarefas.

Outras pessoas possuem o foco certeiro nas coisas certas no tempo exato, mas não conseguem dirigir sua energia. Realizam seus deveres de modo correto no tempo errado.

Pessoas produtivas em seus objetivos entendem perfeitamente o conhecimento desses três “elementos”.

Direcione as energias para o seu crescimento

Você com certeza já ouviu alguém comentar que precisa recarregar a bateria.

Quando o trabalho é intenso e absorve nossas energias além do necessário, precisamos aproveitar qualquer tempo disponível para recarregar nossas baterias.

Caso você não tenha tempo para isso é bem provável que sua disposição acabe. É melhor atualizar sempre sua energia ao longo da sua jornada diária.

Geralmente ao longo do dia, sua energia, motivação pessoal ou interesse no trabalho diminuem.

Desempenho: Homem envolto em energia

Por isso o planejamento é importante, que tal deixar para o começo do dia a realização das coisas mais importantes ou aquelas que requerem mais atenção.

O ideal é dividir as tarefas em partes administráveis, quando o trabalho for uma única empreitada agende o serviço para ser feito no melhor momento para você.

A nossa produtividade é determinada pela nossa disposição, não adianta simplesmente intensificar as horas de trabalho para cumprir as tarefas, a energia precisa ser controlada e dirigida durante o percurso.

A energia é um elemento que possui ciclos naturais que ocorrem durante o dia.

Ao trabalharmos a favor desses ciclos, e não contra eles, conseguiremos um melhor desempenho.

Agora, se continuarmos trabalhando durante os ciclos de baixa energia, nossos resultados provavelmente serão ruins.

Nas horas em que você sentir sua energia diminuir, procure relaxar dando uma caminhada, fazendo uma pausa para o cafezinho no escritório ou tirar um cochilo de 10 minutos se você trabalha home-office.

É muito importante prestar atenção nos ritmos naturais do nosso corpo e regular nossas tarefas com períodos de relaxamentos. Esta é a forma correta e sustentável de trabalhar.

Tempo é tudo

O tempo é uma commoditie escassa em nossas vidas. Ele está sempre em movimento, infelizmente não podemos parar de consumi-lo e nem recuperá-lo, mas precisamos dele para tudo.

“Não diga que você não tem tempo suficiente. Você tem exatamente o mesmo número de horas por dia que foram dadas a Helen Keller, Pasteur, Michaelangelo, Madre Teresa, Leonardo da Vinci, Thomas Jefferson, e Albert Einstein”, diz H. Jackson Brown Jr.

Podemos ser eficientes no que fazemos, mas isso não quer dizer que somos eficazes, essas duas palavras parecidas significam coisas diferentes.

As pessoas que trabalham duro ou que são inteligentes, mas desperdiçam seu tempo realizando serviços irrelevantes, podem ser eficientes, mas não eficazes.

Leia agora
14 dicas de tempo para ser criativo do jeito certo

Uma pessoa eficaz deve saber separar os trabalhos importantes dos urgentes e executar em primeiro lugar as atividades mais importantes, quando estiver mais ativo.

Priorize suas tarefas, mas nada de encher sua agenda diária com elas o máximo possível.

Simplifique o seu jeito de trabalhar, faça sempre melhor e com mais eficiência e procure realizar as pausas para atualizar.

Aquelas tarefas urgentes não são obrigatoriamente importantes!

Desempenho é acertar no alvo

Às vezes as coisas importantes estão bem diante de nós, mas, infelizmente, as deixamos de lado, e damos nossa atenção para as coisas urgentes que não tem tanta importância.

Essas atividades “urgentes”, geralmente são apenas distrações que derrubam nossa produtividade. Para controlar melhor o seu tempo e ter o desempenho máximo você precisa entender isso de fato.

A capacidade de saber o que é urgente e o que é importante é a distância que nos separa do sucesso.

As atividades importantes contribuem para a nossa missão e nossos valores. Distinguir essas diferenças uma vez até que é simples, mas identificar e fazê-lo continuadamente não é fácil.

Procure nas suas atividades onde você está perdendo tempo e tente corrigi-las.

Que tal você anotar durante uma semana com detalhes precisos tudo o que você faz e depois examinar atentamente o que você anda fazendo com seu tempo. Para o bem ou para o mal.

Depois crie um sistema de trabalho seu e com o tempo você vai aperfeiçoando.

Crie novas rotinas e uma estrutura diária, esse novo arcabouço vai melhorar e trazer ordem para as suas atividades.

E quando você consegue transformar sua velha rotina em uma nova que funcione, seja proativo, comprometido e profissional com ela.

A atenção é como um “músculo”, precisa ser treinada para crescer.

“O homem bem sucedido é o homem comum focado”.

 

A atenção é mais do que focar-se na conclusão de uma atividade.

O foco de fato é muito efetivo. A atenção constante fornece resultados sólidos na realização de algum trabalho. A capacidade de realizar qualquer atividade sem distração é um fator para o sucesso.

Quando você planeja o seu dia, na verdade, você está decidindo basicamente em que vai prestar atenção naquele dia.

O foco ajuda a dirigir sua atenção para o que importa e ao mesmo tempo elimina o desnecessário e as distrações.

Distrações sempre fizeram parte da vida. Lúcio Abreu Sêneca um dos grandes intelectuais do Império Romano observou: “Nunca há um momento em que a nova distração não apareça”.

Estamos expostos a milhares de distrações durante o dia. Um estudo publicado no Journal of Experimental Psychology, apurou que podemos nos distrair ouvindo ou sentindo a vibração do celular.

O avanço da tecnologia explora o nosso vício de urgência: e-mail, Facebook, Twitter, WhatsApp, Instagram e outros mais que virão, que vão funcionar para distraí-lo repetidamente.

Sócrates disse: “Cuidado com a improdutividade de uma vida ocupada”.

 

Desempenho máximo é performance

 

Use o princípio revolucionário 80/20 como vantagem. Essa lei afirma que 80% dos resultados são obtidos com apenas 20% das causas ou dos esforços.

Portanto, preste sempre atenção nos 20% que dão a maior parte dos retornos.

Conclusão

Sempre pesquise e medite sobre como você está gastando seu tempo, energia e atenção ao longo do dia.

Estratégia de desempenho máximo: energia, tempo e atenção
4.7 (93.33%) 6 votes

Mauricio Alex, radialista, acredita que só através da motivação pessoal conseguimos superar as armadilhas de nossas mentes. È preciso transformar as nossas crenças e nossos pensamentos em aliados para alcançarmos progresso profissional, espiritual e financeiro.