Computadores e saúde. Jovem sentada num monte de feno no campo

Computadores: Melhor cuidar da sua saúde

Trabalhar sentado diante de computadores é a realidade de muitos. Mas, isso acaba se tornando um problema constante para a saúde.

Precisamos saber evitar os danos aos nossos olhos e também a nossa coluna e saber o que fazer para minimizar o desconforto e as dores que criamos por ficar muito tempo em frente aos computadores. Tablets e smartphones também são computadores.

É importante cuidar do nosso bem-estar e levar uma vida saudável, nem sempre tem a ver apenas com a alimentação.

Precisamos nos exercitar regularmente, ter menos estresse, mais horas de descanso e menos desgastes físicos e emocionais. A saúde do corpo é importante e ele tem seus limites.

Mulher diante do computador desanimada. Computadores

Para você, que passa muito tempo sentado e em frente a uma tela de computador, iremos dar dicas do que deve ser feito para evitar danos nos olhos e na coluna, além do prejuízo que o corpo recebe ao não se levantar para uma pequena caminhada de descanso.

Como proteger os olhos

Passar muito tempo olhando para a tela pode fazer com que seus olhos comecem a arder e doer. A visão pode ficar meio turva, com manchas e cansaço. A irritação prejudica a visão, que irá forçar cada vez mais para enxergar além do possível, causando até mesmo dores de cabeça.

Quando estão em frente ao computador, os olhos tendem a produzir menos lágrimas, reduzindo seu número de piscadas, trabalhando o dobro e ressecando os olhos.

Para evitar que isso ocorra e traga os sintomas já citados acima, é importante ter um tempo de descanso do computador. A cada hora que passar, é ideal que a pessoa saia de frente do computador, por 5 a 10 minutos.

Existem algumas dicas de posicionamento de monitor e do que fazer para diminuir estes malefícios. Deixe o computador com o máximo de contraste e não de luminosidade. É aconselhável ficar a uma distância da tela de 60 centímetros com relação aos olhos.

Na hora de posicionar o equipamento, evite deixá-lo em locais com iluminação forte – perto de janelas, por exemplo – ou então, opte por lâmpadas menos intensas.
E lembre-se de piscar várias vezes na hora que estiver usando o equipamento.

Com orientação médica, há até mesmo colírios que ajudam a lubrificar os olhos para quem usa o computador constantemente.

Pessoa trabalhando num cal center repleto de computadores

Como proteger a coluna

Passar horas sentadas no mesmo lugar causa desconforto e dores em toda a região das costas. Há empresas que, por conta de seus funcionários passarem muitas horas na cadeira, contrataram um serviço de fisioterapia para ajudar a alongar e dar dicas de postura, podendo ter até massagem.

Eles fazem até mesmo pausas coletivas, fazendo os funcionários levantarem, alongarem, relaxarem e melhorarem a tensão da musculatura, com exercícios básicos de alongamento.

Sobre a postura diante do computador, é importante seguir as dicas:

•Fique com as costas eretas e os ombros voltados para trás, sempre deixando as costas encostadas na cadeira;
•Deixe o queixo paralelo ao chão, com a cabeça erguida e sem ter que olhar muito para baixo ou para cima;
•Deixe as pernas um pouco afastadas e os pés apoiados ao chão;
•Os joelhos devem ficar no mesmo nível das coxas.

O mais importante é também conseguir levantar e fazer caminhadas rápidas a cada duas/três horas de trabalho. Apenas levante-se e vá até o banheiro. Nas pausas para alongamentos básicos, o ideal é que ocorram a cada uma hora, durando apenas uns 5 minutinhos. Estique os braços, exercite o punho, ombros, pescoço e a coluna.

Fazendo estes pequenos exercícios diários em sua rotina e tendo atenção quanto ao monitor e posicionamento do corpo, seu rendimento será bem melhor no trabalho e sua saúde agradecerá.

Computadores: Melhor cuidar da sua saúde
Avalie esse artigo

Mauricio Alex, radialista, acredita que só através da motivação pessoal conseguimos superar as armadilhas de nossas mentes. É preciso transformar as nossas crenças e nossos pensamentos em aliados para alcançarmos progresso profissional, espiritual e financeiro.