Como fazer amigos e influenciar pessoas

Como fazer amigos e influenciar pessoas

O livro Como fazer amigos e influenciar pessoas está quase fazendo um século desde seu lançamento.

Muita gente encontra dificuldades em se relacionar não pela falta de conteúdo, mas por não saber ao certo como expor suas ideias e criar uma empatia, sem parecer forçado. Timidez e baixa autoestima são fatores que podem influenciar na hora de conhecer novas pessoas e estabelecer com elas um canal comunicativo.

Lançado em 1936 pelo escritor estadunidense Dale Carnegie, o livro “How to win friends and influence people” (traduzido para o português: “Como fazer amigos e influenciar pessoas”) está em sua 48º edição, e já tem um histórico de quase 100 anos ajudando pessoas a desenvolver técnicas para melhorar sua comunicação e consequentemente, seus relacionamentos interpessoais.

Sua primeira edição contou com uma tiragem de apenas 5 mil exemplares, pois as expectativas de vendas não passavam desse número. E qual não foi a surpresa, quando de repente, a obra tornou-se um dos best-sellers internacionais de todos os tempos.

Foto do escritor Dale Carnegie do livro Como fazer amigos e influenciar pessoas

Esse sucesso todo se deve ao fato de que o público logo percebeu que não se tratava de apenas mais uma “modinha”, mas de uma obra que mostra, com base em experiências do autor e de outras pessoas à sua volta, que é possível, através de pequenas mudanças em algumas atitudes, ampliar o seu círculo de contatos e sentir-se seguro para expressar-se.

As dicas dadas podem parecer óbvias, mas é exatamente nesse ponto que costumamos errar. Às vezes, a solução para um problema é tão óbvia que relutamos em acreditar que realmente é este o caminho.

Você gosta de ser chamado pelo seu nome e ter a sua opinião respeitada? Pois bem, os outros também gostam!!! Quando alguém fala com você, ouça atentamente, mostre interesse pelo que a pessoa tem a dizer, mas não um interesse fingido ou forçado, o segredo está em realmente interessar-se pela pessoa que está ali, dedicando parte do seu tempo a falar com você.

Foto do escritor Dale Carnegie autor do livro Como fazer amigos e influenciar pessoasSaiba apreciar os outros, sem criticar, sem condenar. Nunca diga que a opinião de alguém está errada, tente entender o ponto de vista da pessoa e respeite a opinião daqueles que pensam diferente de você. E quando tiver de dizer a alguém que ele(a) está errado, saiba como fazê-lo com diplomacia, sem ofender, jamais intime, julgue ou altere a voz. E o mais importante: quando você errar, reconheça e repare o seu erro, uma atitude que demonstra maturidade e humildade.

Ao ler “Como fazer amigos e influenciar pessoas” você entenderá coisas como por exemplo: Ao abordar uma pessoa, faça-o sempre de forma amigável, e inicie com perguntas cuja resposta será afirmativa. Assim começa a criar-se uma empatia. O foco do livro está em saber apreciar e elogiar sem bajulação, encorajar a correção dos erros e mostrar que você também erra ao invés de fazer a pessoa sentir-se um derrotado por ter errado, fazer perguntas no lugar de simplesmente dar ordens que intimidariam a pessoa a cumpri-las.

Você não aprenderá a manipular ninguém, mas sim a tornar-se uma pessoa melhor e mais sensível no relacionamento com os outros, e é isso que fará toda a diferença na receptividade dos outros em relação a você.

Ouça o livro completo no Youtube clicando no vídeo abaixo, mas para nós, a leitura do livro é insubstituível.

Como fazer amigos e influenciar pessoas
Avalie esse artigo

Mauricio Alex, radialista, acredita que só através da motivação pessoal conseguimos superar as armadilhas de nossas mentes. È preciso transformar as nossas crenças e nossos pensamentos em aliados para alcançarmos progresso profissional, espiritual e financeiro.

Leia agora
Sua estratégia de motivação funciona?