Homem solitário andando por uma planície como tivesse perdido o emprego num impeachment

Como evitar um impeachment com seu emprego

O impeachment também pode acontecer com seu emprego

Sua equipe pode estar com você na mira por causa de suas atitudes de liderança. Nunca se zangue ou aplique punições.Essa estratégia não funciona, só deixará um gosto amargo tanto em você como naqueles que lidera.

É importante terminarmos cada dia de trabalho de maneira agradável, sem grandes cobranças sobre a equipe. Essa regra só deveria ser quebrada por motivo de urgência e assim mesmo dependendo da gravidade da situação.

Conheça 8 erros que todo líder deve evitar cometer para que o impeachment não aconteça à sua revelia. Saiba diminuir as chances de perder o emprego e manter uma boa liderança. Você é responsável pelo seu sucesso.

Impeachment de emprego: Foto de um homem nas montanhas

1 – Não critique ou desvalorize o seu funcionário

Evite agir impulsivamente ao perceber que seu colega de trabalho cometeu algum erro. Sem analisar a situação criteriosamente, você fica sujeito a praticar injustiças, podendo prejudicar o seu prestígio na empresa.

Nunca se esqueça que a falha e a culpa também podem ser suas. Talvez você tenha deixado de orientar e treinar bem o seu funcionário como deveria. Não seja injusto.

2 – Não espere favores

Geralmente, na nossa ingenuidade, fazemos favor às pessoas esperando que as mesmas possam nos dar algum tipo de retorno. Porém, quando não existe o retorno daquilo que fizemos, temos que admitir que a decepção é grande.

Por isso é muito importante saber dizer sim ou não. Faça o que está ao seu alcance e não espere nada em troca, pois a vida irá lhe recompensar de alguma forma… Talvez, a sua recompensa venha através de outra pessoa. Algo que é muito comum em nossas vidas.

3 – Não crie desculpas, crie soluções

Às vezes tomar a iniciativa de dar o primeiro passo é a parte mais difícil. Aconselho que você nunca desista dos seus planos e que não invente desculpas para não correr atrás dos seus objetivos. Não tenha medo de ser feliz, assuma as rédeas de sua vida e faça o que é preciso ser feito, comece a buscar soluções e deixe de dar desculpas.

Acredite em você, foco no seu potencial, tenha coragem e deixe a preguiça de lado! Só quem consegue realizar um sonho, depois de muito esforço e trabalho, sabe o quanto isto é gratificante. A sua empresa está esperando pelas suas soluções para aumentar a qualidade e a produtividade do trabalho da sua equipe.

Impeachment de emprego :Juiz de futebol americano gesticulando

4 – Não seja interesseiro, invejoso ou egoísta

Seja uma pessoa interessante, sem ser interesseiro. Essa é uma atitude inteligente e positiva, que agrada muito a todos. Para ser interessante você precisa ter gosto pela leitura e pelos estudos. Todo mundo gosta de conversar e aprender com pessoas que tenham algo para ensinar.

Infelizmente, nos dias atuais, a maioria das pessoas valoriza mais a quantidade que a qualidade. Afinal, do que vale ter milhares de pessoas em suas redes de contato pessoais, profissionais e sociais, se todos esses contatos forem apenas superficiais?

A inveja nos leva a olhar para a vida alheia, reparando nas posses, nas amizades e nas conquistas que as outras pessoas alcançaram. O desejo de ter aquela vida para si, sem se preocupar com o esforço que o outro realizou ou por quais dificuldades passou, para conquistar aquele modo de vida.

O invejoso acha que tudo é fácil e sempre reclama da sorte que os outros têm e geralmente procura alguém para culpar pelos seus fracassos. É um ser egoísta.

5 – Seja político. Jamais perca a paciência!

O RH das empresas sabe que, na maioria das vezes, contrata-se um funcionário pela qualificação profissional e o demite por problemas de relacionamento. É importante, então, que as pessoas saibam se comportar no trabalho para não correr o risco de um impeachment e perder o emprego.

No entanto, às vezes acontecem discussões e brigas entre funcionários da mesma empresa, que podem afetar o desempenho profissional desses colaboradores e consequentemente, seus resultados.

Caso faltem com o respeito em relação a você, procure não revidar. Ao contrário, seja paciente e demonstre respeito mesmo para com quem não tem o hábito de respeitar os outros.

Homem olhando através de binóculos no campo

6 – Não existe estoque de tempo. Tempo não se recupera

Não perca tempo com coisas inúteis no trabalho, como fofocas, raiva ou ressentimentos. Dedique o tempo extra em melhorar os seus relacionamentos e minimize o seu tempo em tarefas desnecessárias.

Um estudo da Universidade de Stanford aponta que o dinheiro não traz felicidade, mas o tempo sim. Segundo esse estudo, a felicidade está ligada as escolhas que fazemos na vida, independente do tempo usado.

A maioria dos universitários escolhe suas carreiras pensando no dinheiro que poderão ganhar, mas poucos pensam em como vão utilizar o seu tempo. Eles se esquecem que passarão quase o tempo todo no trabalho, mas não levam esse fato em consideração ao decidir por uma profissão.

As pessoas que dedicam mais tempo aos relacionamentos são mais felizes. Gaste mais tempo com as pessoas e as atividades certas.

7 – Não fique à toa, mau humorado ou convencido

A pessoa que fica à toa é a mesma que faz cara de ocupada, mas passa o dia inteiro no WhatsApp e no Facebook combinando alguma coisa com os amigos.

Nas reuniões, ela tenta levar algum crédito pelo trabalho desenvolvido pelos outros colaboradores, irritando profundamente a todos. Mas geralmente ela é uma pessoa legal e parceira, os outros então, acabam relevando.

Mas o grupo deve agir e convocar esse funcionário para o trabalho, pedindo para ele se envolver nas atividades da equipe. Se isso não funcionar, devem comunicar ao chefe e por último, impeachment nele.

Outro fator de impeachment é o mau humor, é contagioso. Basta alguém da equipe chegar estressado ou mau humorado para contaminar o grupo. Infelizmente para o mau humorado crônico, não há tempo bom. A vida sempre é uma droga.

O convencido se acha o melhor funcionário de todos e não quer dividir o sucesso com ninguém, o grupo naturalmente o rejeita, então ele mente, manipula e fala demais para conseguir ficar em evidência. São pessoas inseguras que com o próprio ego inflado expõem as próprias falhas para todos na empresa. Acabam se enforcando.

8 – Não faça nada de que possa se arrepender depois

Cometer um erro de vez em quando é aceitável. Ser injusto, mesmo que só uma vez, é imperdoável. Tenha senso de justiça, desempenhe a liderança da melhor maneira possível. Um julgamento correto é difícil de ser colocado em prática, talvez impossível, mas o equilíbrio é essencial, é um dos maiores desafios da liderança. Cultive a confiança e a motivação!

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Mauricio Alex, radialista, acredita que só através da motivação pessoal conseguimos superar as armadilhas de nossas mentes. É preciso transformar as nossas crenças e nossos pensamentos em aliados para alcançarmos progresso profissional, espiritual e financeiro.