estresse-afeta-saude-pode-ser-fatal-blog

Estresse afeta a sua saúde e pode ser fatal [Perigo]

Porquê o estresse pode acabar com sua vida

O estresse é um grande fator de risco, como a obesidade, o tabagismo, o sedentarismo e a má alimentação.

Se você acorda cansado, desanimado, indisposto e sem vontade de fazer nada, esses podem ser alguns dos sinais que a vida está lhe estressando.

Todos as pessoas têm momentos de estresse, que são as reações do nosso organismo à agressões física, psíquica, infecciosas que afetam nosso equilíbrio.

É uma relação entre o indivíduo e o meio, afirma o médico canadense Hans Selye – “o estresse é o resultado de o homem criar uma civilização, que, ele, o próprio homem não mais consegue suportar”.

O estresse atinge hoje mais da metade dos executivos e já é chamada de doença do terceiro milênio.

Quando ele aparece e persiste nosso corpo enfraquece, perdemos resistência e nossa imunidade diminui e podemos adoecer.

Como diminuir o estresse que afeta a sua saúde.

Algumas causas do estresse

As dificuldades e as pressões do dia-a-dia como: problema financeiro, brigas de família, violência nas cidades, as horas perdidas no trânsito, o desgaste de relacionamento no trabalho e o próprio desemprego, são alguns gatilhos que favorecem o aparecimento do estresse.

Porém, existem outros também comuns: morte de pessoas queridas, multidões, casamento, divórcio, gravidez, justiça, acidentes etc..

As possíveis consequências do estresse

Segundo a Organização Mundial de Saúde, podemos ter problemas cardiovasculares, colocando em primeiro lugar a hipertensão, e logo a seguir, perturbações psíquicas e físicas que atingem mais de 50 por cento dos trabalhadores.

As pressões sofridas enfraquecem o sistema imunológico e ficamos mais sensíveis a doenças.

O estresse e os problemas emocionais levam o indivíduo ao alcoolismo, tabagismo e ao uso de drogas, pois a ansiedade, a depressão e as doenças psicóticas levam a esse tipo de comportamento.

Segundo Dr. Drauzio Varella: “Não é raro uma pessoa procurar um médico, ser examinada, fazer exames e ouvir: “Isso não é nada”. É só emocional”. Ora, se é emocional, é alguma coisa. Não é sensato esperar que as doenças se instalem (hipertensão, lesões nas coronárias, hipertrofia cardíaca) para tomar uma providência.”

Precisamos saber identificar os sintomas e as causas do estresse em nossas vidas e procurar maneiras de eliminar ou reduzir essas fontes geradoras de estresse.

Não tenha vergonha de pedir ajuda profissional. Buscar qualidade de vida é sempre bom negócio.

6 Dicas para aliviar o estresse

1 – Organize a sua vida:

A organização vai proporcionar mais controle sobre suas tarefas e trazer uma sensação maior de paz e equilíbrio para sua vida.

2 – Sono:

Dormir bem, ter uma noite repousante num lugar limpo e arejado é um fator de redução do estresse, fortalecendo o sistema imunológico.

Não pratique exercícios físicos antes de dormir e nem durma de “barriga cheia”.

3 – Mexa-se:

Exercícios físicos são obrigatórios, além de liberar endorfinas no cérebro, ajudam a emagrecer, melhorar o humor e você vai se sentir muito mais disposto para encarar a vida.

4 – Alimentação:

Uma alimentação saudável e balanceada proporciona enormes benefícios para sua saúde, coma grãos integrais, frutas, legumes e verduras na sua dieta diária, mas devemos evitar o café, por causa do excesso de cafeína que pode trazer ansiedade

Fuja dos refrigerantes por causa do açúcar, do sódio e das substâncias artificiais e faça um grande favor a você mesmo.

Evite comidas prontas, congeladas e industrializadas dos supermercados.

A quantidade de sódio que é colocada pelo fabricante numa lasanha dessas congeladas, é um absurdo, pra saber é só ler na própria embalagem, isso vai fazer com que você pense duas vezes antes de comprar.

5 – Diga não!

Ao álcool, ao tabaco e a obesidade, três grandes fatores de risco.

6 – Família:

É muito importante para você cuidar da sua família, dê a eles atenção de qualidade, você vai se sentir mais saudável e sua família mais amada.

Seu chefe não ficará ao seu lado nos momentos difíceis, seus amigos talvez fiquem em alguns poucos momentos, mas sua família estará lá!

Conclusão

Termino com um trecho de um artigo do psiquiatra Cyro Masci sobre estresse:

“Principalmente no trabalho (e a maior parte de nós trabalha), sugere medidas profiláticas primárias, secundárias e terciárias. Quando possível, devemos parar para pensar; para nos darmos a liberdade de termos um tempo para refletir sobre cada um de nós e seus esquemas pessoais, familiares, sociais, de trabalho, de estudos e até econômico-financeiros. Devemos reformular a vida, procurando reduzir as áreas geradoras de estresse. Um bom psiquiatra pode nos ajudar nesta tarefa”.

Estresse afeta a sua saúde e pode ser fatal [Perigo]
4.8 (95%) 8 votes

Mauricio Alex, radialista, acredita que só através da motivação pessoal conseguimos superar as armadilhas de nossas mentes. É preciso transformar as nossas crenças e nossos pensamentos em aliados para alcançarmos progresso profissional, espiritual e financeiro.