imagem-david-neeleman-fundador-da-companhia-aérea-azul

Azul! O voo brasileiro de David Neeleman

Tudo azul para David Neeleman!

David G. Neeleman nasceu em São Paulo, num dia de de céu azul. Seu pai trabalhava como correspondente estrangeiro na capital paulista. Descendente de holandeses e americanos o menino David aos cinco anos de idade, foi morar nos Estados Unidos junto com a sua família em Salt Lake City.

Mais tarde David Neeleman se tornaria um ousado empresário brasileiro da aviação em solo americano, onde fundou primeiramente a companhia aérea Morris Air, quando trabalhava na Morris Travel, uma agência de viagem onde David vendia pacotes turísticos, logo essa companhia aérea foi comprada pela Southwest, que se ligou no projeto e-Tkts lançado por Neeleman e sua equipe.

David ainda implantou a Live TV, com transmissões ao vivo para os seus passageiros e participou da Open Skies totalmente voltada para internet, por essa empresa ele  administrava as receitas, os recursos e as reservas. Essas mesmas idéias ele levou para o Canadá onde implantou com sucesso na WestJet que á atualmente a segunda companhia aérea daquele país.

JetBlue

david-Neeleman-antes-de-criar-a-azul-acena-da-escada-de-um-aviao-da-jet-blue

Em agosto de 1998, nasceu a JetBlue, sua primeira grande criação, simplesmente a melhor companhia aérea de vôos domésticos dos Estados Unidos.

A JetBlue não parou mais de crescer, mesmo durante a maior crise aérea dos Estados Unidos. As companhias aéreas tinham perdas conjuntas de mais de US$ 20 bilhões, que era praticamente igual aos lucros obtidos por elas nos últimos 50 anos.

No entanto a JetBlue conseguia lucros operacionais mesmo cobrando as passagens mais baratas dos Estados Unidos. Hoje em dia a JetBlue é a sexta companhia americana e seus lucros são crescentes.

Seis meses depois dos atentados de 11 de setembro, Neeleman faz o lançamento das ações da JetBlue na Bolsa de Nova York, e logo alcançam uma valorização de 67%.

Dono de algumas empresas aéreas, chama atenção pela forma de administrar essas companhias. Você deve imaginar que isto não é uma tarefa fácil. Pois, realmente não é. Porém, o que faz com que todas elas estejam sempre em alta, é a forma como suas empresas investem no capital humano.

“Empregados felizes são os melhores empregados. Todos os seus funcionários precisam pensar que sua empresa é o melhor lugar em que eles já trabalharam na vida. Na Azul, quem limpa o banheiro tem a mesma importância de quem pilota os aviões”. David Neeleman

Atendimento impecável ao consumidor

aeromoças-da-empresa-azul-uniformizadasNeeleman recebe quatro relatórios diariamente sobre as atividades dos call centers da empresa, ele quer ser informado de tudo o que acontece nesse setor estratégico para sua companhia.

David Neeleman exige que todos os funcionários que tenham contato direto com os clientes da empresa não sejam terceirizados, inclusive os dos call centers. Para ele, “Um cliente chateado falam com dez, um cliente satisfeito fala com dois.”

“Nossas aeromoças usam o uniforme mais elegante possível. Nossos pilotos são afáveis e cordiais.” David Neeleman

Neeleman é um dos mais famosos portadores da DAS – Síndrome de Déficit de Atenção

Em uma reportagem feita pela jornalista Tania Menai em Nova York para Veja Online, David Neeleman comenta sobre a SDA, seu trabalho missionário mórmon no Brasil e os fins de semana em família.

Neeleman – “A SDA não é propriamente ruim. Ela faz com que você tenha bastante dificuldade de se concentrar em algo que não lhe interessa. Alguém pode estar falando com você sobre um assunto e você estar pensando em outro. Mais uma característica dos portadores de SDA é que, depois de obter muito sucesso numa atividade qualquer, continuamos insatisfeitos, com constante sensação de dever não cumprido. O lado positivo da SDA é que, uma vez que encontramos algo que nos interessa, temos a habilidade de hiperconcentração – quando isso acontece, tudo em volta se torna insignificante”.

Neeleman – “O fato de ser mórmon teve muita influência na minha formação. Quando estive no Brasil como missionário, aprendi belos princípios. Trabalhei em favelas com gente simples e maravilhosa que mudou minha vida. Acreditamos que as relações que temos com a família, amigos e empregados são importantes, pois elas continuarão depois desta vida. Então devemos aprender a focar nas relações com as pessoas que nos cercam, em vez de pensar apenas em ganhar dinheiro”.

foto-da-familia-neelemanNeeleman – “Sou pai de nove filhos entre 15 e 32 anos. Mas a minha esposa quer mais um bebê. Entre a minha família, a minha igreja, as horas em que leio a Bíblia em casa e o meu trabalho, não sobra tempo para nada. Vou à igreja todos os domingos e passo todos os fins de semana com a família. Nada de trabalho. Desfruto os dois dias com a minha família”.

Azul do Brasil

Além de ser dono das companhias aéreas internacionais, David por gostar do Brasil, decidiu investir e criar uma companhia brasileira de aviação. Assim, em 27 de março de 2008, Neeleman decidiu anunciar oficialmente os seus planos de lançar uma nova companhia aérea no Brasil.

Foi aberto até mesmo um concurso para realizar uma eleição e assim decidir qual seria o mais novo nome para a empresa. O nome escolhido ao final do concurso foi Azul, da qual a pessoa responsável por dar este nome recebeu até mesmo a oportunidade de poder viajar sem pagar nada por algum tempo.

Adoro meus clientes!

Entre os diferenciais que fazem da Azul a melhor companhia aérea do país eleita por público e crítica, a empresa é a única a oferecer TV ao vivo em monitores individuais nos seus jatos Embraer, também existe o canal Rádio Azul – com músicas nacionais de alto nível para deixar a viagem ainda mais relaxante, além de uma seleção especial de snacks, sem qualquer custo adicional para o passageiro.

A Azul Linhas Aéreas sempre agradou muito os seus passageiros, mas, não possuía voos internacionais, apenas os nacionais, o que se fazia um grande diferencial. Porém, atendendo sempre aos pedidos de seus passageiros, a Azul a partir desse ano começou a realizar voos internacionais com destinos à Orlando, Miami e Nova York.

A Azul se destaca.

david-neeleman-na-frente-da-sua-frota-de-jatos-da-azulEm 2013, a empresa foi eleita como a “Companhia Aérea mais Pontual da América do Sul” pela FlightStats. No último ano, a Skytrax World Airline Awards elegeu-a como bicampeã na categoria “Melhor companhia aérea low-cost da América do Sul”. Pelo segundo ano consecutivo, a Azul ganhou os títulos de“Melhor companhia aérea low-cost do mundo”, concedido pelo CAPA – Centre for Aviation, bem como a categoria de “Melhor Empresa Aérea do Brasil” pela publicação Viagem e Turismo.

David Neeleman, empresário ousado e visionário adquiriu em 2015 a companhia portuguesa de aviação, a nossa conhecida Tap, Através do consórcio Agrupamento Gateway, formado por Neeleman e pelo empresário português Humberto Pedrosa (do ramo de transporte rodoviário Barraqueiro). O grupo ficará com 61% do capital social da companhia aérea. O governo de Portugal exigia a participação de um cidadão europeu no consórcio vencedor. Com essa aquisição os passageiros da Azul poderão viajar para Europa. Portugal já era a porta de entrada da maioria dos brasileiros. A Azul comemora a aquisição da Tap.

Ainda no de 2015, logo depois da incorporação da Tap, chegou a vez dos norte-americanos. A companhia aérea United Continental, através da sua empresa United Airlines , pagou US$ 100 milhões por 5% de participação na companhia aérea Azul de Neeleman que continua dono da empresa com 67% das ações. A United terá o direito de indicar uma pessoa para participar do conselho de administração da empresa brasileira.

Juntas, elas poderão oferecer voos para mais de 450 destinos, com mais de 6 000 voos diários. Os programas de milhagem TudoAzul e MileagePlus da United também serão integrados.

Qual o segredo para Azul ser tão bem sucedida?

Manter o respeito, atenção e qualidade de atendimento aos Clientes, além de cultivar a colaboração com nossos agentes de viagens. Nossa missão é tornar as viagens aéreas algo mais humano, fácil e econômico.

Azul! O voo brasileiro de David Neeleman
Avalie esse artigo

Mauricio Alex, radialista, acredita que só através da motivação pessoal conseguimos superar as armadilhas de nossas mentes. É preciso transformar as nossas crenças e nossos pensamentos em aliados para alcançarmos progresso profissional, espiritual e financeiro.