Aposentadoria: pernas de um homem sentado na grama

Aposentadoria é isso que você quer?

Toda hora leio sobre aposentadoria nas manchetes dos jornais. Nunca li notícias favoráveis aos pensionistas do INSS. Além de diminuírem o valor da aposentadoria durante os anos, agora é ela responsável também pela futura falência do país.

O tom ameaçador dos argumentos sempre são catastróficos. Parece que não existe problemas de gestão no Brasil, que o país é muito bem administrado e com todas as contas muito bem controladas, infelizmente nossos governantes estão há anos de “brincadeira” com o povo, principalmente com a maioria dos trabalhadores.

Por outro lado existe uma casta de funcionários privilegiados que só recebem boas notícias  a respeito  de suas aposentadorias, onde não existe o fator previdenciário e o valor de suas aposentadorias são iguais aos salários que recebiam na ativa.

Essa classe faz parte da máquina estatal brasileira em todos os seus níveis. E você, trabalhador que não possui o mesmo tratamento dos governantes para obter uma aposentadoria por idade decente, o que fazer? Meu conselho: não espere nada, não vai ter nenhuma notícia boa e quando você pensa que nada pode piorar, aí é que piora. Então, conte só com você mesmo e aprenda a construir sua própria aposentadoria.

Trabalhe sempre!

Desde pequenos, sonhamos em conseguir a independência financeira, queremos sair da casa dos nossos pais. Chegamos à maioridade e começamos a trabalhar com o que gostamos, ou não, mas conseguimos dinheiro pra sobreviver. Após tanto tempo, acabamos nos cansando dessa rotina maçante e não vemos a hora de conseguirmos nos aposentar, mas será que é realmente bom parar de trabalhar?

Quer ficar em casa vendo TV?

No começo das nossas merecidas “férias”, que conseguimos após anos de trabalho duro, a primeira coisa que queremos fazer é sentar em nosso sofá e assistir televisão o dia inteiro, apesar de que essa relação com a TV está migrando para outros dispositivos como smartphones e transmissão streaming como a Netflix, mas nós sabemos que a maioria não quer deixar de ser produtivo, porque também depois de um tempo essa nova rotina acaba cansando.

Mesmo sabendo que conseguimos o nosso merecido descanso, não vamos conseguir ficar o dia inteiro na frente de uma TV ou sem fazer nada; isso nos dará a sensação de certa inutilidade.

Reinventando a vida, ou reconstruindo, ou recomeçando.

Para evitarmos essa sensação de invalidez, de não nos sentirmos importantes por não estarmos fazendo nada, existe o que seria um recomeço. Podemos reinventar as nossas vidas, podemos fazer coisas que não podíamos anteriormente devido às obrigações que os nossos empregos nos prendiam. Podemos sair por aí e conhecer novos lugares, voltar a estudar, fazer cursos que podem até gerar uma nova fonte de renda.

Os problemas de quem assume a aposentadoria

A decisão de assumir a aposentaria é algo que nos pode trazer coisas boas, mas também virá com alguns problemas, principalmente financeiro. Quando nos aposentamos, nossa renda nunca será igual ao que recebíamos em nosso trabalho, isso é normal. Mas acreditem, os gastos serão bem maiores.

O auxilio proveniente da previdência social é baixo e não podemos contar com serviços públicos como em outros países; por isso, sem o aporte financeiro ao qual estávamos acostumados, o estilo de vida que tínhamos irá mudar drasticamente.

As soluções de quem resolveu nem pensar na aposentadoria

Existem pessoas que não pensaram na possibilidade de aposentadoria, mas resolveram não continuar passando pelo mesmo estresse diário a que estavam acostumados. Uma opção é diminuir a carga horária de serviço, fazendo o seu próprio horário; existe aquela opção que agrada a maioria, o Home Office.  Que hoje em dia por causa da internet e através dos recursos que ela disponibiliza tornou essa possibilidade de trabalhar em casa bem real.

Com essa modalidade de serviço, você não tem a obrigação de frequentar um escritório e pode fazer seus serviços normalmente no conforto de sua casa. Existem inúmeros serviços que podem se tornar viáveis pelo uso do computador, por exemplo – produção de conteúdo, criação de lojas virtuais, importação de roupas, revisão de textos, gravarem audiolivros, prestação de serviços, cursos online etc. Sem contar com as opções que podem ser feitas no meio físico.

Não perca tempo

Construir uma poupança para aposentadoria leva tempo e muito esforço, mas é imperativo criá-la. Acredite, o governo não está nenhum pouco preocupado com você ou com o que pode vir acontecer com você.  No final a responsabilidade é toda sua.

O humorista Chico Anísio criou uma personagem de um político que sempre repetia um bordão toda vez que o quadro ia ao ar no programa Chico City e que está cada vez mais atual. “Eu quero que o povo se exploda”. Na época a palavra que o Chico usava era “pobre”, mas nos dias de hoje  a palavra povo se encaixa melhor.

Links de simuladores de aposentadoria:

http://www.previdencia.gov.br/servicos-ao-cidadao/todos-os-servicos/simulacao/

http://socialprevidencia.net/simulacao-aposentadoria-calcular.html

Aposentadoria é isso que você quer?
4 (80%) 1 vote

Mauricio Alex, radialista, acredita que só através da motivação pessoal conseguimos superar as armadilhas de nossas mentes. É preciso transformar as nossas crenças e nossos pensamentos em aliados para alcançarmos progresso profissional, espiritual e financeiro.