Airbnb: hospedagem em lugares incríveis e inusitados

Airbnb: hospedagens em lugares incríveis

A Airbnb, que na sigla em inglês significa Air, Bed and Breakfast, é uma plataforma digital de hospedagem que oferece para seus clientes a possibilidade de se hospedar em lugares diferentes dos convencionais hotéis e albergues, como casas, apartamentos e castelos. E, não bastasse a ideia inovadora, a Airbnb também oferece a seus clientes hospedagens em lugares completamente inusitados, como barris de cerveja! A empresa, que iniciou como um despretensioso site de hospedagens em 2008, hoje tem valor de mercado orçado em 1 bilhão de dólares.

História da Airbnb

A Airbnb nasceu em São Francisco, na Califórnia, a partir da necessidade e vontade de empreender de três estudantes de design: Joe Gebbia, Nathan Blecharczyk e Brian Chesky.

Tudo começou quando os três rapazes, que moravam juntos, enfrentavam uma crise financeira e ficaram sem dinheiro para pagar o aluguel do apartamento em que residiam na cidade californiana. Enquanto pensavam numa ideia para conseguir dinheiro para o aluguel, acontecia em São Francisco uma grande conferência de designers.

Graças a tal conferência, boa parte dos hotéis da cidade ficou com lotação esgotada. Brian, Nathan e Joe tinham um apartamento pelo qual não podiam pagar, numa cidade que estava com seus hotéis todos lotados, e se perguntaram “por que não alugamos o espaço vago que temos em nossa própria casa?”. Parecia uma boa solução para pagar o aluguel e rapidamente os rapazes conseguiram alugar a sala, o quarto de empregada e até um colchão inflável que possuíam.

Muito interessante esse vídeo do canal de Aline Carassai no Youtube sobre a Startup Airbnb

Pronto, o que parecia uma solução temporária para o problema financeiro deles se transformou numa bela iniciativa de empreendedorismo. Em apenas uma noite, os três estudantes de design criaram uma versão bastante simples do site Airbnb, oferecendo apenas a opção de hospedagem no apartamento dos rapazes.

E foi um sucesso imediato, com pessoas de diferentes perfis ocupando os colchões alugados por Joe, Brian e Nathan. Eram donas de casa de meia idade, estrangeiros, pais de família, além do público que eles esperavam alcançar: os mochileiros.

A interação com os hóspedes foi excelente e então eles perceberam que essa forma diferente de se hospedar poderia funcionar também para outras pessoas e casas. E o negócio se expandiu de tal forma que após poucos anos de funcionamento, a Airbnb está presente em 192 países e mais de 30 mil cidades ao redor do mundo.

Hall dos escritórios da AirbnbEscritórios coletivos informais a Airbnb

Local de lanches nos escritórios da AirbnbEscritórios modernos na sede da Airbnb

Sede da Airbnb em São Francisco

Alguns dos lugares mais incríveis e desejados oferecidos pela Airbnb

Além de casas e apartamentos particulares, os clientes da Airbnb também contam com a possibilidade de se hospedarem nos lugares mais lindos do mundo além de curiosos e inusitados.

Os turistas que desejam visitar a Itália, por exemplo, podem se hospedar numa simpática e luxuosa casa na árvore, que possui até piscina privativa e espaço para duas pessoas. Ou num verdadeiro castelo vitoriano de 1841, o Castelo de Kirkby Stephen em Yorkshire Dales, no Reino Unido em meio a florestas e montanhas.

Casa luxuosa em cima de uma árvore em ToscanaCastelo de Kirkby Stephen no Reino Unido em meio a florestas e montanhas -airbnb

Já os interessados em conhecer a Holanda podem se hospedar num avião convertido em um apartamento de luxo na cidade de Amsterdam.

Um avião hotel na Holanda - AirbnbSala de estar do avião hotel na Holanda - AirBNB

Uma opção exótica e de beleza natural são as cabanas no meio do Desert Olive, em Meitar, Israel. Faz parte do projeto The Wine Road, a fazenda fica nos pés das ruínas de Ritma. Lá, as cabanas são confortáveis e estão em reservas de água natural.

Na aldeia Alpeniglu, em Tirol, na Áustria, os turistas podem optar por ficar na Aldeia iglu. Mas não naqueles pequenos iglus de gelo dos esquimós, mas num espaçoso iglu para abrigar até quatro pessoas com todo o conforto e comodidade. O lugar fica a quase 7.000 metros de altitude e é cercado por lindas montanhas, ideal pra quem gosta de esquiar.

Cabanas hotel em Meitar, Israel - AirbnbHotel Aldeia Igu em Tirol na Áustria - Airbnb

Aqui no Brasil os turistas também podem contar com uma hospedagem bastante diferente da convencional. Em Paraty, no Rio de Janeiro, há possibilidade de passar alguns dias na casa que serviu de locação para o filme Crepúsculo. Em Minas Gerais, no caminho da Estrada Real, os hóspedes podem alugar um vagão de trem! Enquanto em Iranduba, Amazonas há a possibilidade de se hospedar em um dos três chalés rústicos do Tucan Amazon Lodge bem no meio da Floresta Amazônica.

Casa luxuosa em Paraty, Rio de Janeiro onde foi filmado cenas de Crepúsculo  Hospedar em um vagão de trem na Pousada do Imperador - AirbnbChalés rústicos no Amazonas na pousada Tucan Amazon Lodge - Airbnb

Se for viajar, tenha certeza, vale a pena pesquisar hospedagens interessantes na startup Airbnb.

Airbnb: hospedagens em lugares incríveis
Avalie esse artigo

Mauricio Alex, radialista, acredita que só através da motivação pessoal conseguimos superar as armadilhas de nossas mentes. É preciso transformar as nossas crenças e nossos pensamentos em aliados para alcançarmos progresso profissional, espiritual e financeiro.