Ave de rapina com as garras pra frente caçando

A força e o poder da ação

Os resultados só aparecem pela força da ação

A vida, quase sempre, apresenta uma série de frustrações em seus mais variados campos. E é assim para todos nós. Dúvidas quanto ao futuro profissional, ou mesmo insatisfação com a profissão exercida, problemas familiares e amorosos, baixa autoestima e descontentamento com o próprio corpo, sensação de impotência sobre os acontecimentos e por aí vai. A lista de dilemas que um ser humano enfrenta diariamente é enorme. E, por mais incrível que pareça, comum a todos! Você não é um infeliz azarado porque passa pelos exemplos citados, acredite. Mas apenas mais um a navegar neste mar inerte de decepções. Acontece que a vida não precisa ser assim apenas porque é desta maneira para quase todo mundo. Toda essa infelicidade não é o estado comum do ser humano e há uma saída para ela, que está ao alcance de todos nós: A atitude de agir!

Quebrando a inércia

O primeiro passo para romper com esse ciclo vicioso de desapontamentos é compreendê-lo. Quer dizer, entender que isto não é normal e que algo precisa ser feito, que é preciso tomar uma atitude. Fazendo isso, você estará começando o processo de ação. Identifique os seus problemas, os seus anseios e frustrações, veja o que precisa ser mudado e se prepare para agir. É importante não ter medo de mudar uma situação infeliz, coisa que chega a ser um contrassenso, não é mesmo? Portanto, acorde para os seus problemas e encare a ação sem receios.

Imagem de uma ave voando num céu de fim de tarde

Começando a agir

Certo, agora que você entendeu que é preciso mudar o que te deixa infeliz é hora de agir. Claro que neste momento haverá sempre o medo, pois a ação implica numa mudança e mudanças implicam em sair de uma zona de conforto. Mas a mudança, e a ação, não precisam ser radicais e repentinas. Elas podem ser graduais e suaves. Por exemplo, se você deseja perder alguns quilos, comece melhorando a qualidade da sua alimentação, procurando uma academia e assim agindo no sentindo de alterar o que te incomoda. Isso é melhor e mais eficiente do que aderir a uma dieta radical da moda. Se a sua profissão te deixa infeliz, procure cursos de atualização ou mesmo parta para uma nova graduação. Ou inicie uma! Não é necessário, neste caso, simplesmente abandonar o emprego.

É possível agir com inteligência e calma em vez de tomar atitudes desesperadas que talvez gerem ainda mais frustrações. Agir de maneira equilibrada aumenta as chances de a mudança ser duradoura e ajuda a manter o foco durante o processo de ação. Aliás, lembre-se sempre de manter o foco. Ele é o seu melhor aliado enquanto estiver agindo para mudar a sua vida.

Prepare-se para as consequências

Quando decidimos agir para mudar nossas vidas fatalmente consequências virão, afinal se trata de uma mudança de vida. Agir significa, muitas vezes, escolher e escolhas são sinônimos de perda, pois você estará escolhendo algo em detrimento de outra coisa. Isso é natural e saudável, uma vez que a perda em questão é justamente daquilo que te deixava infeliz. Mas toda perda, mesmo a de algo ruim, pode gerar um desconforto justamente por significar sair de uma zona na qual você estava acostumado a habitar. Neste momento é preciso ter senso de auto responsabilidade e consciência de que a escolha que você tomou, de agir, foi para tornar a sua vida mais feliz, coisa que provavelmente estará acontecendo. A força e o poder da ação são inquestionáveis.

A força e o poder da ação
Avalie esse artigo

Mauricio Alex, radialista, acredita que só através da motivação pessoal conseguimos superar as armadilhas de nossas mentes. É preciso transformar as nossas crenças e nossos pensamentos em aliados para alcançarmos progresso profissional, espiritual e financeiro.