Combatente US Navy Seal nadando no mar

6 segredos da resistência mental dos US Navy SEALs

(Last Updated On: 10 de outubro de 2017)

A força dos US Navy Seals encontra-se na resiliência mental.

O recruta Brandon Webb não queria nem pensar na hipótese de ficar de fora da força de elite US Navy Seals.

“Dane-se, Instrutor Buchanan – dane-se. A única maneira de você me tirar daqui é dentro de um saco.”

“Era o próprio Inferno, uma semana inteira de tortura física e mental que todos os candidatos deveriam suportar para se tornarem um membro dos US Navy SEALs” – uma das principais forças de operações especiais da Marinha dos Estados Unidos, a elite das forças especiais do planeta.

SEALS é um acrônimo de SEa (Mar), Air (Ar) e Land (Terra), que resumem as vias de infiltração disponíveis utilizadas pelos operadores desta força.

Quando Webb começou o seu treinamento de condicionamento físico, ele era o pior de todos. Apesar de ser um cara individualista, seus instrutores queriam que ele seguisse adiante.

Apesar de sua aprovação ter poucas probabilidades de acontecer (apenas 1 em cada 7 novatos conseguem se qualificar).

Com um tratamento “especial” dado pelos seus instrutores, Brandom Webb se tornou um atirador de elite da força nacional US Navy SEALs.

Por que Brandom Webb teve sucesso quando tantos outros falharam?

“Tenho um verdadeiro fascínio pelos guerreiros de todos os tipos, desde o exército espartano até as forças militares dos Navy SEALs.”

“Quando admiro certa qualidade (resistência mental, neste caso), eu vou buscar direto quem é o melhor do mundo nessa questão para estudar e poder entender a fundo aquele assunto.”

Os SEALs são alguns dos seres humanos mais difíceis do planeta. E eles têm muitas coisas para nos ensinar.

Paraquedista do grupo US Navy Seals saltando de paraquedas

O que faz um Navy Seal?

Todo mundo pensa que para se tornar um Navy Seal, o importante é passar pelo difícil e exaustivo treinamento físico. “Existe uma percepção errada de que você precisa ser um superatleta”. Porém não é só isso.

Em seu livro de The Red Circle: My Life in the Navy SEAL Sniper Corps and How I Trained America’s Deadliest Marksmen, Webb escreve:

O que o treinamento de SEAL realmente testa é o seu valor mental. Ele é projetado para incentivá-lo mentalmente a enfrentar e administrar riscos cada vez mais difíceis, até que você atinja um estado mental capaz de enfrentar qualquer tipo de ameaça com confiança.

O segredo não reside no corpo, mas na mente.

A Força Mental cria o Sucesso.

Mas por que devemos nos importar se os Navy SEALs são um grupo de elite dos mais difíceis de combater? Talvez o mais difícil do mundo.

O que as pessoas comuns, que não são combatentes, têm a ganhar com maior resistência mental?

Na verdade, muito.

No mundo “soft” de hoje, a maioria das pessoas não se arrisca a sair da sua zona de conforto.

Por isso não é nenhuma surpresa as pessoas falharem ao primeiro sinal de sofrimento. Quando as coisas ficam muito difíceis, a capacidade de superar as adversidades da vida fica prejudicada.

Winston Churchill disse: “Se estiver atravessando o inferno, continue caminhando” – (autoria não confirmada). Não deixa de ser um bom conselho.

Mas quem se importa com isso?

O que é interessante para mim é que, num mundo cheio de conforto, podemos nos beneficiar cultivando a resistência mental.

Ela vai nos proporcionar uma vantagem incrível para suplantar concorrentes, nos preparando para o sucesso.

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Combatentes da US Navy Seals desembarcando na praia

6 Técnicas de Resiliência Mental dos NAVY Seals

Depois de tudo que enfrentei no período em que servi nesse grupo de elite do exército dos Estados Unidos, desenvolvi 6 técnicas  para serem utilizadas pelos civis em suas vidas.

Cada técnica vem com uma breve explicação e uma aplicação prática para a vida real.

Técnica # 1: Como comer um elefante

Como você come um elefante? Com uma mordida de cada vez.

Algumas situações podem ser bem exigentes para nós:  uma maratona, o primeiro contato com uma garota por quem estamos apaixonados, o lançamento de um novo negócio – muitas vezes sentimos o medo nos paralisar e nos fazer desistir antes mesmo de começarmos.

Os SEALs executam uma solução que todo mundo conhece e que funciona perfeitamente.

Lentamente eles dividem o elefante em partes digeríveis e… Acho que você já entendeu onde quero chegar.

Devemos enfrentar os nossos desafios dando um pequeno passo de cada vez. É clichê, mas funciona.

Você verá muitos ultramaratonistas e triatletas fazendo exatamente isso.

Eles procuram se concentrar sempre no próximo objetivo – o próximo ponto no horizonte – e impedem que suas mentes foquem em toda a trajetória da corrida.

Aplicação:

Divida imediatamente qualquer coisa que possa desanimar você em pequenos objetivos alcançáveis.

Esses objetivos devem caber de preferência numa janela de tempo de 24 horas.

Concentre-se apenas em completar uma meta de cada vez. Evite considerar o todo.

US Navy Seals em lanchas de ataque no mar

Técnica #2: Visualize o sucesso

Isso me assustou.

Em um determinado estudo, jogadores de basquetebol melhoraram a precisão do lance livre em 23% apenas visualizando mentalmente esse tipo de jogada.

Agora os jogadores que praticaram os lances livres na quadra só melhoraram em 24%. 1% é uma diferença muito pequena.

As boas visualizações têm as seguintes qualidades:

  • Foca em todos os detalhes.Primeiro ela envolve todos os nossos sentidos. Mapeia todos os detalhes da jogada, tornando o lance tão real quanto possível.
  • Repetição.A execução repetidas vezes em nossas mentes do tal lance, torna a jogada praticamente automática.
  • Imagens Positivas.Nunca pense que você possa falhar. Em vez disso, imagine sempre, sem grandes esforços, o seu sucesso.
  • Pense nas consequências.Se a sua força mental diminuir, o fracasso surgirá e com ele as consequências.

Os rostos de seus amigos e familiares quando souberem do fato, instantaneamente vão refletir os efeitos da dor pelo seu embaraço pessoal.

Aplicação: Na próxima vez que você tiver um grande evento estressante, procure usar a técnica da visualização e mentalize você sendo bem sucedido. Vai ser legal, acredite!

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Técnica #3: Controle emocional

Em momentos de grande estresse, nosso organismo libera os hormônios que reagem aos primeiros sinais de estresse – adrenalina, cortisol e norepinefrina – eles nos dão um impulso de energia e foco.

No entanto, quando esses hormônios permanecem elevados por longos períodos, demoramos muito mais para relaxar.

Temos dificuldade para dormir, a nossa motivação cai e a função imunológica sofre um sério impacto.

Os SEALs usam uma simples solução: 4 por 4 para 4 (4 by 4 for 4) :

  1. Inspire por 4 segundos
  2. Expire por 4 segundos
  3. Repita durante 4 minutos

Parece familiar? Este é o mesmo tipo de coisa que os iogues têm feito há milhares de anos. Nosso cérebro afeta nosso corpo e o oposto também é verdadeiro.

Use exercícios de respiração simples para desligar seus hormônios do estresse e preparar o corpo para o relaxamento.

Aplicação: Vai ajudar muito se você fizer meditação, na próxima vez que você estiver se sentindo estressado, pare e respire fundo várias vezes.

O famoso autor do livro “Trabalhe 4 horas por semana” Tim Ferriss, aconselha que na hora do estresse, você pare tudo que estiver fazendo e comece a fazer alguns simples exercícios de respiração antes de continuar com o seu dia.

US Navy Seals lutando no Afeganistão

4 Técnica #4: Não seja reativo

“O que perturba os homens não são as coisas, mas a imagem que formam delas.” – Epictetus

Temos mais controle do que pensamos.

Não podemos controlar o que acontece no nosso mundo exterior, mas podemos controlar as interpretações que damos aos acontecimentos.

Em seu livro, Beaking Bud:Como pessoas normais pode se tornar Navy SEALs , o autor DH Xavier recorda sua própria experiência: Era uma semana extremamente dura chamada de “Hell Week” (uma semana de inferno) para selecionar os candidatos.

“Eles ficavam me atormentando enquanto eu seguia em frente no meu caminho.” Poderia até ter acreditado que eles não me queriam lá.

“A consequência dessa crença teria sido eu desistir. Em vez disso, minha crença era que eu não me importava com o que eles faziam . Eu acreditava que era capaz de conseguir ter sucesso…”.

Xavier, através de algum tipo de reformulação, transforma uma crença impossível em possível.

Ele descarta uma crença que poderia ser interpretada como um evento negativo e a converte em sua mente em positiva.

Aplicação: Seja ativo na sua visão ao interpretar os eventos externos.

Depois de reconhecê-los, desafie essa visão. Tente reformular qualquer opinião negativa em positiva. Veja eventos “ruins” como um desafio para você se sair melhor e aprimorar a si mesmo.

US Navy Seals em grupo saltando de paraquedas

Técnica # 5: Pequenas Vitórias

O que fazer quando a moral está baixa? Você perdeu sua carteira, está chovendo, e sua esposa deixou você no mesmo dia. O que fazer quando nada está dando certo e tudo está dando errado?

Tente pensar pequeno.

Todos os dias, escrevo três coisas no meu diário que agradeço.

Hoje eu escrevi:

  1. O ar refrescante depois de uma longa chuva.
  2. A satisfação do aroma de um café bem feito.
  3. O sorriso do barista que faz o café na minha cafeteria predileta.

Essas pequenas vitórias vão manter o moral elevado.

E o moral elevado se alimenta de um moral mais elevado. Ele cria um círculo virtuoso de positividade para fazer um bom trabalho.

Use bastante essa técnica. Ela é muito boa, muito mais do que você imagina.

Técnica # 6: Encontre sua Tribo

 Em seu livro, Tribe: On Homecoming and Belonging,  Sebastian Junger escreve:

Os seres humanos não se importam com as dificuldades, na verdade, eles crescem com ela. A sociedade moderna aperfeiçoou a arte de fazer as pessoas não se sentirem necessárias. Precisamos dar um basta nisso. “

Todos nós conhecemos histórias de superação humana em momentos de grandes sofrimentos.

Um fato clássico “da superação da força da mente sobre o corpo” é a história de uma mãe que levanta o carro para resgatar seu filho debaixo dele.

Nós, seres humanos, somos criaturas sociais. E estamos sempre procurando um significado para as coisas que acontecem no mundo que às vezes parecem não ter sentido.

Encontre ambos – amigos verdadeiros e princípios morais – e você terá um canteiro todo para estimular sua resistência mental.

Aplicação: Passe algum tempo pensando sobre o que traz significado à sua vida. Esse é o primeiro passo para encontrar sua tribo – seu grupo de pessoas que compartilham visão e valores semelhantes.

É isso aí. Seis técnicas simples. Você agora tem as ferramentas. Tudo o que precisa é aplicar.

Segredos de Estado: Forças de Operações Especiais dos Estados Unidos – The Navy SEAL Physical Training

6 segredos da resistência mental dos US Navy SEALs
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Mauricio Alex, radialista, acredita que só através da motivação pessoal conseguimos superar as armadilhas de nossas mentes. È preciso transformar as nossas crenças e nossos pensamentos em aliados para alcançarmos progresso profissional, espiritual e financeiro.