6 coisas que o microempreendedor não deve esquecer
No Brasil não existe uma cultura forte de ser um microempreendedor, o empreendedorismo ainda está dando seus primeiros passos, ainda que lentos.
Num país onde os empregos públicos são supervalorizados os jovens tendem a investir muito mais seu dinheiro e tempo em estudos para concursos do que para abrir seu próprio negócio, ser um microempreendedor individual, algo que oferece muito mais possibilidades de crescimento pessoal e financeiro do que qualquer carreira pública.
Há ainda o medo em arriscar, mesmo quando o risco possa ser minimizado, o que faz com que muitas pessoas abandonem o sonho de entrar no mundo do empreendedorismo.
No entanto, ser um microempreendedor individual não é um bicho de sete cabeças e pode ser uma excelente oportunidade, inclusive em tempos de crise. Confira abaixo seis dicas para ter sucesso no seu negócio.
Não existe idade para ser seu próprio patrão
Exato! Não importa se você é jovem ou mais velho, o momento de empreender é e será sempre agora. Havendo disposição e força de vontade para trabalhar duro, capacidade para aprender com seus próprios erros e coragem para investir em novas tendências, você é um empreendedor nato, independentemente da sua idade.
Encontre um nicho de mercado e ofereça soluções para ele
Achar uma demanda de mercado e oferecer uma solução inovadora para ela pode ser o segredo entre o sucesso e o fracasso. Por exemplo, um nicho de mercado já saturado, com muitas empresas operando nele, minimiza as chances de sucesso de uma nova empresa – a menos que você tenha uma solução realmente revolucionária para ele. Portanto, procure identificar carências no mercado onde você possa atuar e, de preferência, com uma solução criativa para ele. Essas carências variam de região para região, de estado para estado e de cidade para cidade.
Se possível, invista naquilo que você gosta
Quando trabalhamos com algo pelo qual somos apaixonados, as chances de encontrarmos soluções mais criativas, inovadoras e trabalhar com maior afinco, são maiores. E esses ingredientes são de grande importância no mundo dos negócios, podendo definir o sucesso da sua empresa.
Qualidade é sucesso
No mundo do empreendedorismo a qualidade do produto oferecido por uma empresa não apenas atesta a sua eficiência, mas também serve como a melhor propaganda possível para ela. E, é claro, vende! Qualidade vende e muito. E isso significa dinheiro tanto para a empresa, quanto para você e para investir no seu negócio. Então, tenha sempre em mente que quanto melhor for o seu produto, maiores serão suas chances de se dar bem nos negócios.
Procure sempre melhorar o seu produto
Não importa se a sua empresa é uma startup do setor tecnológico, uma floricultura ou um restaurante, o investimento na melhoria dos serviços e produtos ofertados por você deve ser sempre uma constante. Lembre-se da dica 4, qualidade é muito importante. E é preciso mantê-la para não ser alcançado pelos seus concorrentes e perder mercado. Para isso, é necessário mantê-la através não apenas da melhoria do que já é vendido, mas também no desenvolvimento de novas soluções.
Não tenha medo de procurar novos horizontes
Nenhum negócio está imune a crises, mesmo aqueles de grande sucesso. Concorrentes procurarão oferecer soluções semelhantes as suas, a economia do país pode ir mal e diversas outras dificuldades podem aparecer. Ter a consciência disto é importante na hora de identificar a necessidade de mudar. E não precisam ser mudanças radicais. Às vezes basta diversificar o público, oferecendo um produto mais barato, por exemplo.
Conheça Bruno Ávila e seu projeto de cursos online