4 passos importantes do sucesso por Michael Jordan

4 passos importantes do sucesso por Michael Jordan

(Last Updated On: 1 de agosto de 2017)

“Eu não posso aceitar simplesmente alguma coisa sem tentar” diz Michael Jordan.

Em novembro de 2016, o Presidente Barack Obama concedeu a Michael Jordan e a outros 20 homenageados, o prêmio da Medalha da Liberdade, a maior honra civil que um presidente pode conceder.

Além de Jordan, foram também agraciados com a medalha, Bruce Springsteen, Tom Hanks, Bill e Melinda Gates e Robert De Niro entre outros.

Michael Jordan e Barack ObamaO presidente Obama ao conceder a Medalha da Liberdade a Michael Jordan usou uma frase proferida pelos americanos por mais de duas décadas, “The Michael Jordan of…….”. Uma maneira simples que os americanos usam para descrever quando alguém é o melhor dos melhores.

Aqui estão os 4 passos mais importantes que Jordan utilizou em sua trajetória rumo ao sucesso.

Ele fala sobre a busca da excelência pessoal no seu livro (I Can’t Accept Not Trying: Michael Jordan on the Pursuit of Excellence), já traduzido para o português com o título “Nunca deixe de tentar” com a apresentação do técnico de vôlei Bernardinho.

No livro Michael Jordan escreve sobre objetivos, medo, compromisso, trabalho em equipe, fundamentos e liderança. Aqui vamos abordar quatro aspectos desse livro que é inspirador e motivacional.

Foto Michael Jordan

1 – Objetivos

Para Michael Jordan, que tinha como objetivo, ser um dos maiores jogadores de basquete do mundo, dar um passo de cada vez era tudo que ele precisava fazer.
Jordan procurava objetivos de curto prazo e, foi percebendo ao longo do tempo que cada passo dado o levava ao passo seguinte. Pensamento semelhante Steve Jobs nos revelou no discurso de Stanford.

Ainda no colégio, quando Michael foi sacado do time, ele confessa que se sentiu muito mal e que não queria nunca mais passar por aquilo e como objetivo manteve o foco em buscar um lugar de titular no time do colégio.

Quando conseguiu a vaga no time, começou a buscar novos objetivos que poderia alcançar se dedicasse com vontade a passar por eles. Procurava mentalizar as suas metas, visualizando e construindo, dentro da própria mente onde queria chegar.

Em cada objetivo realizado ia Michael Jordan construindo o seu progresso e já passava para o próximo pequeno passo, com isso evitava o risco da frustração que as vezes um grande passo poderia trazer.

“Algumas pessoas gostariam que algo acontecesse. Algumas desejam que aconteça. E outras fazem acontecer.”

Leia agora
Os 7 primeiros passos para motivação pessoal

2 – Medo

Se ficasse pensando nas consequências de errar uma cesta no final de um jogo e aquela jogada fosse decisiva, com certeza iria pensar na possibilidade de errar, aumentando a chance assim do erro acontecer, por isso procuro nem imaginar que vou errar o arremesso, o medo do fracasso paralisa as pessoas. Geralmente temos vergonha de errar principalmente por causa dos amigos e dos colegas, com suas críticas ou comentários constrangedores.

O medo para mim não passa de ilusão diz Jordan, não penso em nada que não seja em alcançar a minha meta, os meus objetivos.

A maioria das pessoas pensa que existe algo ali impedindo o seu progresso, mas no fundo não existe nada atrapalhando. É só o medo de errar que está em nossas mentes.

Pense sempre positivo, o fracasso nos leva à novas tentativas, por exemplo: quando ficamos em recuperação na escola, é essa mesma situação que vai nos motivar a estudar mais para nos recuperarmos.

“Nunca diga nunca, pois os limites são como os medos: sempre são apenas ilusão.”

Michael Jordan e Kobe Bryant

3 – Compromisso

Sempre acreditei no esforço, na dedicação, no treinamento e no trabalho e que o empenho me levaria a patamares mais altos.

Se nos empenharmos pela metade tudo o que vamos conseguir são resultados pela metade, colhemos o que plantamos.

Quando treinava levava tudo as últimas consequências, porque durante uma partida do campeonato eu poderia precisar daquele esforço extra, ele tinha que estar ali, era parte da minha dedicação.

Não existem atalhos, parte do nosso comprometimento é assumir responsabilidades por nossas metas, sempre haverá obstáculos, uns maiores que outros mas não podemos parar, precisamos seguir em frente e superá-los, esqueça os atalhos, eles só atrapalham.

Devemos compreender e diferenciar o que são as nossas verdadeiras expectativas e as expectativas dos outros. Já profissional, me afastei sem querer das minhas próprias metas, vivia apenas aguardando as oportunidades de fazer enterradas espetaculares e não queria saber de defender, de jogar para o time.

Dean Smith, nosso treinador e grande conhecedor da alma humana, me chamou para assistir com ele o vídeo dessa partida e de uma outra partida da temporada anterior.

Na partida mais recente eu procurava atalhos para as enterradas e foi então que percebi que não tinha sido dessa maneira que me transformei num grande jogador, tinha perdido totalmente o foco.

Mas na verdade poucas pessoas conseguem alguma coisa através de atalhos. Temos que nos manter na direção dos nossos objetivos, perseguindo as metas traçadas e conquistando-as passo a passo.Não existem atalhos.

“Para aprender a ter sucesso, é preciso primeiro aprender a fracassar.”

 
Leia agora
As 10 melhores frases de negócio do Silvio Santos

4 – Fundamentos

É o que faz tudo acontecer, são as técnicas que você vai aplicar com ajuda das suas habilidades e que vão ajudar você a conquistar seus objetivos.

Michael Jordan na sua vida profissional conheceu jogadores com grandes habilidades mas que não sabiam aplicá-las em algumas situações de jogo, no final essas habilidades tinham pouca utilidade para o time.

Existem jogadores que não pontuam bem se não for numa enterrada, outros não controlam a bola direito porque não treinam esse fundamento. No início você pode até conseguir algum sucesso mas cedo ou tarde as limitações vão vir à tona.
Quando nos afastamos dos fundamentos tudo pode vir abaixo.

“Sempre acreditei que os resultados vêm com o trabalho. Não faço as coisas pela metade, pois daí só poderei esperar resultados pela metade.”

Michael Jordan conclui:

A partir do momento que compreendemos que os fundamentos são a base de tudo, então começamos a entender o todo, permitindo passos mais seguros e inteligentes, pois temos o conhecimento do que está acontecendo à nossa volta e tanto faz se é na vida acadêmica, profissional ou pessoal.

“Eu sei que o medo é um obstáculo para algumas pessoas, mas para mim é uma ilusão. O fracasso sempre me faz tentar ainda mais da próxima vez.”

 

4 passos importantes do sucesso por Michael Jordan
4.5 (90%) 8 votes

Mauricio Alex, radialista, acredita que só através da motivação pessoal conseguimos superar as armadilhas de nossas mentes. È preciso transformar as nossas crenças e nossos pensamentos em aliados para alcançarmos progresso profissional, espiritual e financeiro.