As 10 razões mortais que matam a sua criatividade
Manter a criatividade viva é um exercício contínuo e diário
1. Monotonia: Misture as coisas.
Nós somos a soma de nossas experiências. A maneira como pensamos e aquilo que pensamos são decididos por todas as coisas que fizemos e estamos fazendo na vida.
Devemos evitar ficar sentado sempre no mesmo lugar, fazendo as mesmas coisas, falando com as mesmas pessoas porque isto irá manter nossas mentes presas sempre nos mesmos pensamentos e ideias.
Para sermos criativos, precisamos fazer coisas que normalmente nunca fazemos. No início o desconhecido assusta um pouco.
Por isso devemos sair do nosso conforto e experimentar coisas novas, novos eventos, novos lugares, novas atividades e novas pessoas. Isso facilitará pensar em novas ideias, pois fará com que sua mente adquira novas experiências de vida.
Saindo de dentro do conforto, você encontrará novos interesses e emoções acontecendo ao seu redor. Cada uma dessas coisas vai inspirá-lo a vir a ter inúmeras ideias criativas no futuro.
2. Acredite que você pode.
Pensou numa boa ideia, mas acha que não pode realizá-la. Talvez você ache que seja um pouco fora da sua capacidade. Quem sabe se você deveria deixar alguém melhor realizar a sua ideia e ficar com a sua sorte para ele.
Não seja bobo. Vai em frente de qualquer maneira. Se você não tentar algo fora do seu pedaço de vez em quando, seu pensamento vai acabar ficando preso em torno do que é mais fácil para você. E o que é mais fácil é fazer sempre a mesma coisa.
Basta ir em frente a própria vida vai trazer as ideias até você. Quanto mais desafios enfrentar, mais você vai usar o pensamento criativo em seu trabalho, e vai conseguir realizar muito mais criações interessantes.
Com os novos caminhos criativos, você vai ser forçado a aprender novas habilidades e técnicas que irão ajudá-lo a pensar em projetos criativos mais complexos. Então pare de duvidar de si mesmo, você pode encontrar algumas dificuldades, mas superar desafios é o que o torna mais criativo, senão sua criatividade só vai murchar.
3. Medo do fracasso: Faça de qualquer maneira.
E se você desistir da única ideia porque ela simplesmente não fez vendas suficientes. Este pode ser o grande monstro que vai te derrubar e que destrói a criatividade. Mas fique tranquilo, ele pode ser derrotado.
Abrace o fracasso e você será recompensado, apesar da derrota momentânea no curto prazo, você só tende a ganhar pensamentos criativos no longo prazo.
É natural que submetendo o seu trabalho publicamente para todas as pessoas e com a possibilidade de falhar na frente de uma grande audiência é para algumas pessoas apavorante, mas tente colocar esses sentimentos de lado.
Quanto mais você diz a si mesmo que não pode fazer algo, mais você acredita nisso e acaba deixando de tentar. Se não tentarmos nunca vamos aprender direito e melhorar, e os danos a sua criatividade vão ser consideráveis.
Então quando você achar que não pode fazer alguma coisa tente fazer de qualquer maneira, o pior que pode acontecer é não conseguir fazer. Mas o pior de tudo mesmo seria a escolha de não tentar nem fazer.
Pense que mesmo se você falhar, ela vai lhe ensinar algo que irá ajudá-lo no futuro. Talvez novas habilidades e ideias ou encontrar novas pessoas que podem colaborar. Em outras palavras, cada fracasso é um sucesso.
4. Não dê Desculpas: Pense nas razões porque você pode.
Isso soa familiar? Você quer criar alguma coisa, mas talvez você não saiba a maneira correta para realizá-la. Ou você não tem certeza se quer entrar em um grande projeto agora. Ou você simplesmente não tem tempo.
Pare. O que você está fazendo? Inventando desculpas para não iniciar algo novo, negando a sua inspiração. Não pense nas razões porque você não pode fazer algo, e sim nas razões porque você pode. Por exemplo:
- Eu posso porque normalmente nas manhãs de domingo eu tenho uma hora ou mais em que eu realmente não estou fazendo nada.
- Eu posso nessas horas procurar e encontrar tutoriais para me ensinar novas habilidades.
- Eu posso porque conheço alguém que pode trabalhar sobre este assunto comigo.
5. Segredos: Compartilhe as suas ideias.
Esconder as ideias pode parecer uma boa maneira de protegê-las, mas essa atitude pode prejudicar a sua criatividade, de curto prazo e de longo prazo.
Compartilhe as suas ideias com outras pessoas criativas como você. E às vezes com as pessoas não criativas também. Elas podem ser capazes de acrescentar algo que você pode aproveitar em suas ideias e vice-versa. Assim compartilhando podemos influenciar positivamente a criatividade de cada um.
Agora mesmo que algumas pessoas não consigam acrescentar algo, só a existência de ter alguém para trocar ideias já ajuda aparecer novas formas de pensar ideias, possibilitando a criação de ideias melhores.
Quando a gente sai para fora, encontramos pessoas com diferentes habilidades para trabalhar junto criando condições para o surgimento de todos os tipos de coisas novas. As novas ideias e as novas formas de pensar vai ajudar a sua criatividade durante anos.
Agora mantendo suas ideias em segredo você pode impedir que elas sejam copiadas, mas você vai perder muitas maneiras diferentes para torná-las melhor e vai deixar de descobrir novas fontes interessantes de criatividade que vai ajudar a desenvolver o seu pensamento criativo.
6. Procrastinação: Ame o que você faz.
Se você não está trabalhando em algo que goste, fica muito mais difícil ser criativo e realizá-lo. Quando você se preocupa com uma pessoa, é muito mais fácil pensar em ideias criativas do que fazer o mesmo para alguém que você não dá a mínima.
Preocupe-se com alguma coisa e você vai colocar todo a sua paixão ali. Você vai fazer o melhor que pode. Você vai ser mais feliz gastando o seu tempo pensando sobre isso e procurando soluções para esse desafio que você está enfrentando.
É só não se preocupar com algo que você vai querer acabar logo com aquilo. Você vai se contentar com qualquer ideia porque você não está estimulado para pensar em nada melhor. Em outras palavras, você terá pouca ou nenhuma motivação para ser criativo.
A melhor coisa é gostar do que você faz. Se isso não está acontecendo, pense no que você pode mudar para que você passe a gostar. Se o fizer, a sua criatividade fluirá como um rio.
7. Ego: Seja humilde.
Então, você é incrível. Bom para você, isso é ótimo. Em muitos aspectos, é importante estar confiante, apenas tente não ficar excessivamente confiante.
Quando você se torna muito confiante, você acaba deixando de fazer as coisas da melhor maneira possível e de um jeito diferente. Quando você não sai da sua região de conforto, você deixa de aprender novas habilidades e de experimentar novas ideias. Isto leva a estagnação da sua criatividade, e você pode até não perceber isso.
Fique humilde e lembre-se sempre que você nunca é tão bom quanto poderia ser. Sempre tente ser melhor. E procure encontrar pessoas que são melhores do que você. Isso vai exigir que você vá além do que está acostumado.
Nunca fique 100% feliz com o lugar que você ocupa, porque senão você nunca vai sair desse caminho para um muito maior e mais criativo.
8. Falta de foco: permaneça no caminho.
Não ser claro aonde você quer chegar torna mais difícil de ser criativo. Sem limites, sem regras e sem objetivos pode soar como liberdade criativa, mas na verdade dá a sua mente muito espaço para trabalhar livremente.
Sempre defina metas para seus projetos individuais. Prazos são importantes para garantir que você obtenha êxito no trabalho, pressionando você a pensar de forma criativa e não deixá-lo desistir.
O prazo ajuda a desmembrar o projeto em pequenas partes e podemos fixar um prazo diferente para cada uma delas.
Também não se esqueça da motivação inicial do projeto. Se a ideia era combinar a cultura tradicional brasileira com a americana com seus padrões e cores, vamos avançar com paixão em cada passo.
Você deve estabelecer metas criativas de longo prazo em sua vida também. Se você quiser ser mais criativo, se manter no topo das novas tendências ou aprender uma nova técnica de design a cada semana, isso só vai ajudar você dramaticamente no seu desenvolvimento.
9. Falta de prática: Exercite seu músculo criativo.
Quando você passar MUITO tempo sem fazer nada criativo, você perde a mão, sua criatividade diminui consideravelmente e a recuperação do processo criativo fica mais difícil, o cérebro demora um tempo para pegar o ritmo.
Se você não está tendo a possibilidade de ser criativo de alguma forma, e tenta criar essas oportunidades para resgatar aquela sua criatividade natural,
Aconselho que separe uma meia hora todos os dias para tentar encontrar novas ideias. Talvez você não goste naquele momento das suas ideias, mas é melhor você ter uma atitude proativa do que ficar esperando que a inspiração apareça.
Como disse Maya Angelou: “Quanto mais você usa sua criatividade, mais criativo você fica. Você só vai ficar melhor, melhor e melhor no que faz”.
10. Pessoas negativas: Fique com as positivas.
Algumas pessoas simplesmente não são propícias à criatividade. Elas não são necessariamente más pessoas, mas elas podem matar sua própria criatividade e também as nossas ideias, porque elas não entendem a si mesmas nem do processo criativo.
Se você está compartilhando suas ideias com alguém que é sempre um pouco – ou muito – negativa sobre elas mesmas, então pare.
Pessoas negativas podem anular as suas ideias e fazer você pensar que elas não são boas o suficiente, ouque elas não são realizáveis. Você vai parar de acreditar em si mesmo e sua criatividade vai morrer.
Em vez disso, evite compartilhar seu trabalho com pessoas negativas, compartilhe com as pessoas positivas que você conhece isso vai incentivar a sua criatividade. Claro, um pouco de crítica construtiva é sempre bem vinda, apenas certifique-se de que qualquer crítica recebida é realmente construtiva.
minha vida é um inferno, toda vez que estou conseguindo montar uma linha otima de pensamento sempre as pessoas que moram comigo vem me atrapalhar e me fazem perder a linha, como vou escrever uma estoria se toda vez é mesma coisa?
Toda vez que consigo montar o quebra cabeça da minha mente, sempre vem um para quebra-lo de novo, está dificil pois isso ocorre desde meus 14 anos e eles não entendem o mal que isso está me fazendo, falar não adianta pois são um bando de imbecis, toda vez ficam caçoando de min, queria que eles sofressem disso para ver o que é bom pra tosse.
Atingir os objetivos não é fácil e poucos conseguem. Não perca a determinação e nem o foco, você está preste a ser um vencedor.