Empreendedorismo - Uma pessoa atravessando uma ponte na floresta

10 Lições de gestão e empreendedorismo por Jorge Paulo Lemann

Gestão, empreendedorismo e motivação

O homem mais rico do Brasil, segundo a Forbes, não tem este título à toa. Jorge Paulo Lemann é um empresário referência para muitas pessoas que estão apenas no início de carreira, graças aos seus grandes feitos e o tato aguçado para bons negócios.

Por volta dos 75 anos de idade, ele é sócio da investidora 3G Capital Partners: nada mais, nada menos que proprietária das marcas Lojas Americanas, Submarino, Shoptime, Budweiser, SABMiller, Burger King e Heinz . Não somente isso: ele também é dono da Ambev, que abrange a Brahma, Antarctica e Skol. Atualmente, sua fortuna é estimada em R$ 83,70 bilhões, dados atualizados da Revista Época. Isso em pleno 2015, quando o Brasil enfrenta uma grande crise financeira.

Foto do empresário Jorge Paulo Lemann

Como é possível empreender e arriscar-se como Jorge Paulo fez? Em suas poucas entrevistas, é possível recolher 10 lições de empreendedorismo e gestão dadas por ele:

1- Meritocracia: no livro “Sonho Grande“, de 2013, um dos pontos abordados é que Jorge Paulo sempre deu mérito aos que mereciam. “Quem está em cima não pode impedir o crescimento de quem está embaixo”, ele afirma. Assim, reconhecer o valor de funcionários, parceiros e sócios é uma boa forma de liderança. Permite que o gestor estimule o trabalho, gerando mais ideias e negócios.

2 – Foco: tanto no livro “Sonho Grande”, quanto em entrevistas, uma das principais características do empresário foi ter foco em metas. “Minhas empresas têm sempre cinco metas básicas”, Paulo Jorge afirmou, em palestra dada à Endeavor.

3- Una em sua empresa perfis diferentes: quando Jorge Paulo se formou, ele se juntou com colegas de faculdade para formar uma financeira. Em somente quatro anos a empreitada faliu, resultado, segundo ele, de pensamentos e ações iguais. Isso o marcou tanto que, quando era sócio do GP Investimentos, tinha em sua equipe até um filósofo.

4- Seja simples em sua gestão: o perfil de liderança do empresário sempre foi baseado em conversas rápidas e simples, não exigindo grandes reuniões. Ele sempre tomou decisões rápidas e certeiras, com o pé no chão e foco nas metas.

5- Busca da excelência: Jorge Paulo nunca quis ser bom. Mesmo quando jovem, quando quis ser tenista, desistiu da ideia, pois percebeu que nunca estaria entre os dez melhores. Assim, suas empresas sempre buscam por melhorias tanto em processos, quanto produtos e serviços, sempre inovando.

6 – Educação é o caminho para o Brasil crescer: Jorge Paulo é apoiador de Fundações como a Fundação Estudar e a Endeavor. Para ele, a educação faz diferença na nova geração de empresários. Até mesmo Paulo mantém o costume de consultar professores e pessoas até mais jovens que ele para aprender novas coisas. Essa constante atualização é necessária para estar por dentro do mercado de negócios e investimentos.

7- Venda seu sonho: Paulo Lemann aposta na postura de vender um sonho maior do que a própria empresa. Isso não significa vender planos e metas inatingíveis, mas prospecções reais de negócios.

8- O sucesso não vem em linha reta: frase célebre do empresário e que mostra um ponto importante para qualquer empreendedor. Não se deve desistir no primeiro fracasso, mas aprender com ele e observar oportunidades.

9- Investir em boas pessoas: além de reconhecimento no trabalho, Lemann sempre demonstrou grande interesse pelo capital humano. Segundo gestores próximos, ele realizava muitas entrevistas, a fim de escolher apenas os realmente bons e com vontade de trabalhar. Essa proximidade permitiu que ele delegasse tarefas e cargos com mais confiança, tendo tempo hábil para focar em vender e crescer.

10- Foque em algo grande, não somente no dinheiro: enquanto muitas empresas chegam em um patamar de riqueza e administram o dinheiro, na gestão de Lemann ele sempre prezou por criar mais ações com foco em crescimento. Isso sim gerou empresas com vida longa e lucros maiores.

Saiba mais sobre Jorge Paulo Lemann numa matéria atualizada. Clique aqui.

10 Lições de gestão e empreendedorismo por Jorge Paulo Lemann
4 (80%) 2 votes

Mauricio Alex, radialista, acredita que só através da motivação pessoal conseguimos superar as armadilhas de nossas mentes. É preciso transformar as nossas crenças e nossos pensamentos em aliados para alcançarmos progresso profissional, espiritual e financeiro.