casinhas-coloridas-construidas-morro-acima

10 dicas para investir em imóveis

Investir em imóveis é um bom negócio?

Para muitos investidores investir em imóveis é um péssimo negócio, porque com a mesma quantia de dinheiro investida em produtos financeiros de bancos ou em papéis do governo federal, quase sempre vão render mais, às vezes o dobro ou até mesmo o triplo, dependendo da taxa de juros que o investidor conseguir obter da instituição financeira ou dos papéis do tesouro direto emitidos pelo governo federal, Não esqueça, quanto maior o retorno sobre o capital investido, maior é o risco.Todos os investimentos têm seus riscos, até a caderneta de poupança já foi confiscada. Conheça mais sobre os papéis do tesouro direto. Clique aqui.

Sim, investir em imóveis é um bom negócio.

Gosto muito dessa frase: “Não espere pra comprar, espere pra vender”.

Considerando o grande estoque de unidades residenciais disponíveis no mercado imobiliário atual, e com a economia do país mais fraca, as construtoras estão praticando bons descontos para conseguir desovar seus estoques, pode ser que seja a hora de investir nesse segmento. Escolher bem um imóvel para investir dá trabalho, precisa de muita pesquisa, considerar inúmeros fatores, jamais compre por impulso, os corretores são muito hábeis e bem treinados para fisgar você.

Vai pra rua e pesquise, pergunte, converse com as pessoas, com os corretores, fique por dentro dos preços praticados, mesmo em promoções, cuidado ao comprar imóveis na planta atualmente, o melhor mesmo é comprar imóvel pronto com desconto, essas oportunidades aparecem em situações onde o desemprego começa aumentar.

Uma dica poderosa que passo pra você, tente conhecer o plano piloto da sua região ou cidade para saber como vão ser os investimentos públicos nessas áreas. Transporte principalmente.

Aqui no Rio de Janeiro uma grande transformação e urbanização está acontecendo na Barra da Tijuca, Recreio dos Bandeirantes e em suas adjacências por causa dos Jogos Olímpicos, mas nada disso explica o preço de nove mil reais por metro quadrado cobrado pelos apartamentos da Vila dos Atletas, que vai se chamada depois dos jogos de Ilha Pura, no momento acho muito caro, pois existe uma grande oferta de imóveis novos nessa região que o mercado ainda vai demorar a absorver.

Imóveis ainda são uma boa alternativa de proteção para o seu dinheiro, principalmente em momentos econômicos instáveis. Mas precisamos ter em mente que como qualquer outro ativo, os imóveis também sofrem variações de preços, até bem grandes se não comprar levando em conta alguns critérios.

Na busca pelo melhor imóvel para investir, é importante prestar atenção em diversos detalhes, que variam de acordo com a sua intenção de investimento.

Ao procurar por imóveis comerciais, o investidor deve buscar por endereços com boa localização, com fácil acesso ao transporte público e de preferência localizado em locais movimentados, onde já exista um mercado consumidor ativo na região, para evitar problemas de inadimplência e que o inquilino tenha possibilidade de gerar lucro para cuidar do seu patrimônio, item que eu reputo de muita importância, já vi alguns imóveis em estado lamentável depois da passagem de inquilinos que tiveram prejuízos.No imóvel comercial o inquilino é seu parceiro.

Os imóveis residenciais precisam ter segurança, possuir áreas de lazer, hoje em dia é essencial pelo menos uma academia de ginástica e uma piscina, um bom espaço para garotada brincar com tranquilidade e relacionar com os  amigos, as famílias agradecem pelo conforto.

Agora se a sua ideia é viver de aluguéis, preste muita atenção, primeiro invista em imóveis pequenos, é melhor ter vários pequenos que um grande. Por quê? Se um inquilino falhar no aluguel sua renda diminui, mas você continua a receber a renda dos outros aluguéis.

Agora se você tem um só ou dois imóveis de aluguéis de valor alto, o inquilino que deixar de pagar o aluguel vai praticamente quebrar você se não existir outra fonte de renda, pense nisso, às vezes é melhor ter vários negócios pequenos do que um grande.

Na busca pelo investimento ideal, conte com essas dez dicas e faça a escolha certa. Confira:

Terrenos são bons investimentos

A aplicação em terrenos é uma boa ideia, que conta com valorização garantida ao longo prazo quando o mesmo fica no entorno de grandes cidades e capitais.

Investir em imóveis na planta

Adquirindo um imóvel na planta, você paga apenas por no máximo 30% do seu valor, e pode revendê-lo após alguns anos depois do inicio das obras com maior valor. Mas fique esperto nos indicadores econômicos, se informe sobre a construtora com clientes da própria.

Investimento em imóveis usados

Imóveis abandonados pelas agências imobiliárias podem ser boas peças de jogo na hora de procurar pelo investimento ideal. Identificando boas oportunidades, você pode vendê-los com grande retorno no curto prazo.

Imóveis para locação

Conhecendo bem o negócio e investindo na escolha correta, contando com flats, salas comerciais, lojas, galpões, casas de veraneio e hotelaria, imóveis populares, entre outros, você pode investir no segmento ideal a você.

Construção de imóveis para venda ou aluguel

Investir em obras que você mesmo construir pode lhe dar um lucro muito alto, principalmente por evitar o custo de construção e lucro do dono da obra, entre outras taxas de patrimônio. Se o mercado estiver aquecido em alguma região.

Ao lado da segurança

Comprar um imóvel exige uma responsabilidade com o consumidor, com o mercado imobiliário e com diversos construtores e incorporadores associados. Procure se informar para garantir um investimento saudável e livre de transtornos.

Valores vs. Uso

É importante analisar o tipo de uso (comercial ou residencial) de um imóvel para valorizar seu produto. O investidor deve observar bem a oportunidade e identificar o potencial do imóvel.

Investimentos econômicos

Adquirir lotes e imóveis não é privilegio exclusivo de classes altas. Cabe ao investidor analisar uma boa estratégia de venda e imobilizar seu dinheiro, considerando uma ampla margem de lucros.

Razão sobre emoção

Para um investidor consciente, o imóvel “ruim” não existe: Cada produto é uma nova oportunidade. Por isso, agir sempre com a razão acima da emoção é importante para produzir e gerar lucro. Mantenha os olhos abertos!

Grupos de investimento

Por fim, nesse tipo de empreendimento, questões como finanças, advocacia, engenharia, arquitetura, entre outras, podem ser mais bem administradas em grupo. Com uma base bem sustentada, o investimento imobiliário tem maiores chances de sucesso. Considere essa ideia!

10 dicas para investir em imóveis
Avalie esse artigo

Mauricio Alex, radialista, acredita que só através da motivação pessoal conseguimos superar as armadilhas de nossas mentes. É preciso transformar as nossas crenças e nossos pensamentos em aliados para alcançarmos progresso profissional, espiritual e financeiro.